Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Chihuahua: Preço, Dicas e Curiosidades

Cachorro Chihuahua: Preço, Dicas e Curiosidades

O Chihuahua é um ótimo companheiro para quem mora em apartamento, mora sozinho ou mesmo tem crianças pequenas, um cachorro muito leal, carinhoso e dócil com a sua família, veja aqui algumas curiosidades, preço e dicas para quem deseja ter um companheiro dessa raça:

Cachorro Chihuahua: Preço, Dicas e Curiosidades

Origem

O nome desse cachorro vem de origem da região de Chihuahua, norte do México, onde tem registros da antiga raça de origem incerta. Alguns historiadores acreditam que os primeiros exemplares dessa raça teriam sido introduzidos no mundo pelo povo chinês, e outros acreditam que seus ancestrais eram os Astecas, o que é mais provável devido o nome da raça.

Os Astecas tinham o Chihuahua como um cachorro sagrado, era exposto em sacrifícios religiosos e adorado como amuleto da sorte de muitos lares daquela época. Depois de muitos anos de criação dessa raça, o grupo Kennel Club Americano reconheceu a raça em 1904, depois do reconhecimento esses cachorros passaram a ser muito disputado por toda a América. Após a Segunda Guerra Mundial em 1960, esses cachorros começaram a chegar na Europa e na França. Ao longo dos anos o Chihuahua cresceu em número de popularidade conquistando o mundo, principalmente no Brasil.

 

Cachorro Chihuahua: Preço, Dicas e Curiosidades

 

Características

O Chihuahua é um cachorro considerado de porte pequeno, o Macho pode variar o seu tamanho de 15 a 20 centímetros e a fêmea gira em torno de 10 a 15 cm. O peso dessa raça varia de 1,5 a 3 quilos, tanto macho quanto fêmea. Quanto a sua pelagem e tamanho dos pêlos existem duas variedades distintas, uns exemplares de pêlos curtos e outros longos. Os modelos de pêlos longos, o pelo é fino, pouco denso, liso ou levemente ondulado. Os pêlos da cabeça, parte frontal dos membros e na ponta das orelhas são mais curtos. Exemplares de pêlo curto, a pelagem é brilhante, junto e assentado. Possuem grandes orelhas para cima, e seus olhos são grandes e brilhosos.

Essa raça possui uma grande variedade de cores da pelagem, as tonalidades mais comuns são castanho, preto, branco com combinações e tonalidades destas cores.

Peso:De 1 a 3,5kg
Altura:De 16cm a 20cm
Grupo:Grupo 9 – tipo chihuahua
Funções:Companhia
Grau de Atividade:Moderado
Pêlo:Variedade de pêlo longo: Longo, fino, não muito denso, liso ou levemente ondulado, curto na cabeça, na parte frontal dos membros e na ponta das orelhas, possui sub-pêlo.
Variedade de pêlo curto: Curto, brilhante, junto e assentado, umpequeno colar no pescoço é desejado, possui sub-pêlo.
Cor:Qualquer uma
Nome de Origem:Chihuahua
Pais de Origem:México
Registro FCI:218

Temperamento

São rápidos e dotados de muita agilidade e vitalidade. Como cão de guarda, é um cachorro que está sempre alerta, são valentes e corajosos, o Chihuahua para defender o seu território é capaz de enfrentar cães maiores. São muito dóceis e afetuosos com o seu dono e não tolera facilmente os estranhos. Tem um latido irritante e furioso, ótimo cão para dar alarme para a sua família para algum movimento suspeito e possíveis invasões. O Chihuahua é um cachorro que escolhe um membro da família para ser o seu dono, demostrando ciúmes. Apresentam uma tendência muito forte de proteção em relação ao escolhido. É um cachorro que pode ser criado dentro de apartamentos e lugares pequenos, não são muito tolerantes com crianças, podendo atacar quando é provocado, portanto é preciso ter cuidado com os pequenos.

O Chihuahua são muitos protetores e ciumentos, especialmente em casa e com outros animais.

Curiosidades

Com o seu incrível tamanho em média 15 a 20 centímetros, o Chihuahua tem em seu registro como o menor cão de raça do mundo.

Cachorro Chihuahua: Preço, Dicas e Curiosidades

Dicas

São cães sensíveis, e dependendo do modo como é criado de filhote ira influenciar para o comportamento do cão na fase adulta. Por isso seja firme no adestramento para que ele entenda quem é o líder da matilha.

Apesar de pequeno, evite passeio no colo. Faça caminhadas diárias para que seu animalzinho continue esbelto e ativo. Os banhos podem ser a cada 15 dias.

Tome muito cuidado quando são muito filhotinhos pois podemos pisar sem querer. Todo cuidado é pouco!!

Saúde

O Chihuahua é um cão muito saudável, tem uma expectativa de vida que gira em torno de 14 a 18 anos, os possíveis problemas que podem apresentar com o passar dos anos são; estenose pulmonar, hidrocefalia, luxação da patela, olho seco e hipoglicemia.

Preço

O preço de um filhote de Chihuahua pode varar de R$ 1,000 e R$ 8,000, dependendo da linhagem genética.

Cachorro Chihuahua: Preço, Dicas e Curiosidades

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Chow Chow: Preço, Características

Ler próxima

Cachorro Cane Corso: Preço, Dicas e Curiosidades

Deixe um comentário

nove − sete =

Guia De Raças | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] Husky Siberiano Border Collie Lhasa Apso Boxer Buldogue Americano Buldogue Francês Chihuahua ; Cane Corso Chow […]
abril 12, 2016 2:20 pm

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!