Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Maltês: Preço, Temperamento e Cuidados

Cachorro Maltês: Preço, Temperamento e Cuidados

O Maltês é o cachorro mais antigo de todas as raças que conhecemos, é dócil, ágil, muito inteligente e atencioso com o seu dono e família. Conheça mais sobre esse lindo cão, seu temperamento, preço dos filhotes, temperamento e algumas dicas e cuidados para quem deseja ter esse companheiro em sua casa.

Cachorro Maltês: Preço, Temperamento e Cuidados

Origem

A raça Maltês é considerada como a mais antigas raças toys européias, e também com uma das mais antigas de todas as raças do mundo. Tem registros que fazem menções dos malteses em documentos já em 300 a.C. A partir do século 5 tem incluído em registros de Maltês em artes gregas e muitos acreditam que existem túmulos que foram construídos em homenagens a esses cães. No começo do século 14 esses cachorros foram levados para a Inglaterra onde se tornaram os queridinhos das damas da sociedade. Em 1830, teve uma pintura chamada “O

Cão-Leão de Malta, Ultimo da Raça”, dando a entender que a raça estava em estado de risco de extinção. Anos depois, um casal dessa raça foi dado de presente para a Rainha Vitória, antes que esses cachorros chegassem a Rainha, passaram um tempo em posse de outras pessoas e os filhotes desse casal tornaram os primeiros malteses exibidos na Inglaterra. Esses cães eram chamados de Maltês Terrier na época, apesar de não terem parentescos e nem características da raça.

Nos Estados Unidos, os primeiros malteses foram apresentados como “cães-leão maltês” no final do ano de 1877. O grupo AKC reconheceu esses cães em 1888, o nome de cão-leão é dado devido aos costumes dos criadores asiáticos, que tosavam esses cães para parecerem com leões. Com o passar dos anos essa raça cresceu de popularidade lentamente e hoje em dia é uns dos cães toys mais conhecidos no mundo.

Cachorro Maltês: Preço, Temperamento e Cuidados

 

Características

O Maltês é uma raça considerada pequena, o macho pode mede em torno de 21 a 25 centímetros, já a fêmea um pouco menos, medindo entre 20 a 23 centímetros. O peso dessa raça pode variar entre 3 a 4 quilos, os seus pelos sãos longos, lisos, e sedosos ao toque, a sua coloração é inteiramente branca. Possuem olhos médios de cor castanhos.

Peso:De 3kg a 4kg
Altura:Macho: de 21cm a 25cm
Fêmea: de 20cm a 23cm
Grupo:Grupo 9 – Cães de companhia
Seção 1 – Bichon e raças assemelhadas
Funções:Companhia
Grau de Atividade:Moderado
Pêlo:Longo e sedoso, sem ondulações e sem sub-pêlo.
Cor:Branco puro, é admitida a cor marfim pálida.
Nome de Origem:Border Collie
Pais de Origem:Grã-Bretanha
Registro FCI:297

 

Temperamento

O Maltês é uma opção para ser um cão de companhia, são dóceis, amigáveis, leais e muito inteligentes. Costumam escolher um membro da família para ser o dono, onde irá demonstrar mais carinho e atenção sempre seguindo os passos de seu escolhido. O Maltês consegue se adaptar facilmente ao estilo de vida de seus donos. Diferentes dos cachorros de porte pequeno que gostam de ficarem soltos e independentes, os malteses gostam de ficar no colo e receber carinho de sua família durante horas. Mostram desconfiança e muitas vezes agressivos com cachorros de outras raças, animais domésticos e com pessoas estranhas. Esses cachorros odeiam ficar sozinhos dentro de casa.

Curiosidades

Durante muitos anos, o Maltês foi considerado como o queridinho das damas da sociedade, porém, esses cachorros no começo de sua existência, eram utilizados para caçar ratos e camundongos que ficavam em navios e armazém na Inglaterra.

Dicas

Os malteses não precisam de muitas atividade físicas, brincadeiras dentro de casa, no quintal ou até mesmo passeando com esses cachorros por pouco tempo durante o dia, já é o suficiente. Os seus pelos precisam ser escovados diariamente, não é um cachorro para ficar muito tempo fora de casa, apesar de seus pelos serem sedosos e lisos. O pelo do maltês não cai facilmente, só em época de troca, sendo uma excelente opção para as pessoas que tem alergia. Sempre escove seus cães com cuidado para não machucar sua pele. Os pelos dessa raça se enrolam e embaraçam com facilidade, portanto, é recomendado que faça tosas nos malteses uma vez por mês, evitando dar nós nos pelos e pequenos acidentes com o seu cão. Lembre-se de sempre fazer uma limpeza nos olhos, orelhas e a “barba” duas vezes por semana em seu cão.

É uma raça que odeia ficar sozinha por muito tempo dentro de casa, acabam se sentindo abandonados e tristes e podem apresentar problemas psicológicos como a depressão. São muito apegados com os donos, porém, esses cachorros sendo mimados demais, apresentam problemas de convivência com os próprios membros da família.

Saúde

O Maltês tem uma expectativa de vida que gira em torno de 12 a 14 anos, apresenta alguns problemas de saúde comuns a essa raça, principalmente relacionados a problemas de pele, devido sua pelagem muito branquinha. Os malteses costumam ter o estomago muito sensível, por isso de uma ração de boa qualidade e evite excesso de petiscos e comida humana.

Preço

O Maltês pode ser encontrado por diversos criadores espalhados por todo o Brasil. O filhote pode variar o seu preço devido a genética da sua família, você pode encontrar essa raça a um preço que varia de R$ 1,000 a R$ 5,000.

Cachorro Maltês: Preço, Temperamento e Cuidados

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Border Collie: Preço de Filhotes, Temperamento

Ler próxima

Cachorro Lhasa Apso: Preço, Características

Deixe um comentário

2 × 2 =

Guia De Raças | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] > Rastreador Brasileiro /img/posts/GuiaDeRasas/Guia-de-rasas-Maltes-capa.jpg” > Maltes /img/posts/GuiaDeRasas/Guia-de-rasas-HuskySiberiano-capa.jpg” > Husky Siberiano […]
abril 8, 2016 2:17 pm

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!