Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Dogo Argentino: Preço, Características

Cachorro Dogo Argentino: Preço, Características

O Dogo Argentino é um cachorro dócil, carinhoso e afetuoso com seu dono e família, intimidador para os desconhecidos e ótimo caçador, saiba aqui seu preço e características antes de querer esse lindo cão na sua casa.

Diferente de outras raças, o Dogo Argentino foi criado e desenvolvido recentemente, com origem na Argentina, essa raça surgiu depois que irmãos chamados Antonio e Augustin Nores Martinez, que viviam em Córdoba, na Argentina, resolveram desenvolver um cachorro que fosse imbatível em rinhas de brigas e em caçadas a pumas e javalis. Hoje em dia o Dogo é utilizado por alguns BrasileiroS que tem a licença em caça de javalis.
Cachorro Dogo Argentino: Preço, Características

Foram utilizados várias raças até chegar ao cão desejado dos irmãos, a partir de uma fêmea da raça chamada Viejo Perro de Pele a Cordobés, tendo cruzamentos com a raça Dogue alemão, para aumentar o peso e o tamanho, o Buldogue Inglês e o Bull Terrier para ampliar a resistência e a insensibilidade à dor, foi utilizado também o Boxer, para contribuir com a perspicácia e vivacidade da raça, o Mastim dos Pirineos e o Pointer Inglês, foi utilizado para aguçar o olfato, com o cruzamento com Mastim  adquiriu um manto de pele branca, assim teve uma capacidade maior de adaptação a qualquer tipo de clima , com o cruzamento com a raça Irish Wolfhound, elevou o tamanho do animal e o Dogue de Bordeaux, proporcionou uma mandíbula mais fote, cabeça forte e aptidão para as batalhas.

Essas raças foram misturadas durante anos, até que em 1928 foi registrado o primeiro padrão da raça pelo próprio Antonio, e naquele mesmo o ano ele mesmo apresentou o seu Dogo em uma reunião da Associação de Caçadores Local. Mas devido a uma doença, Antonio morreu precocemente, fazendo que Augustin continuasse com o trabalho de popularizar o Dogo especialmente entre os caçadores de pumas e javalis. Em pouco espaço de tempo, as fortes características de combatividade e de caça, fizeram o Dogo ser a principal raça a ser adotada pelos caçadores da Argentina.

Origem

O Dogo Argentino é considerado um cão de grande porte, o macho dessa espécie pode chegar a medir até 68 centímetros, a fêmea um pouco menos podendo medir 65 cm, os cães dessa raça podem variar de 40 a 45 quilos. A sua coloração é completamente branca, sendo raro alguns exemplares com uma ou duas manchas pretas pelo corpo, a sua pelagem é curta e lisa, seus olhos são pequenos em formato oval e tem tons escuros ou cor de avelã. Sua calda é grossa e longa, ficando em pé quando estão em alerta.

Seus pelos podem variar com as estações do ano, em climas quentes sua pelagem é fina  e rala, quando chega o inverno sua pelagem é grossa e densa, assim o Dogo se acostuma facilmente com qualquer clima estabelecido pela natureza.

Cachorro Dogo Argentino: Preço, Características

Características

O Doberman é uma raça considerada de porte grande, o macho pode chegar a medir até 71 cm e podendo pesar em 29 a 40 quilos, já a fêmea é um pouco mais baixa, tendo uma altura de 60 a 66 centímetros e pesando entre 29 a 40 kg, o seu pelo é curto e cerrado,  liso e brilhoso, os Doberman não tem sub-pelo.

A sua coloração é padrão, com cores preto e fogo ou marrom e fogo. Suas orelhas são  grandes e caídas, algumas pessoas tem o costume de cortar a orelha e o rabo dos cachorros dessa raça, deixando de forma que fique sempre ereta e pontuda (proibido por lei no Brasil) ato que deixa os Dobermans mais imponentes e bonitos.

Peso:Entre 37kg e 50kg
Altura:Machos: 62cm a 68cm
Fêmeas: 60cm a 65cm
Grupo:Grupo 2 – Pinscher, Schnauzer, Molossóides, Boiadeiros e Montanheses Suíços e raças assemelhadas
Seção 2 – Molossóides
2.1 – Tipo Mastife
Funções:Cão de caça, companhia
Grau de Atividade:Alto
Pêlo:Uniforme, curto, liso e suave ao tato com um comprimento aproximado de 1,5cm a 2cm. Sua densidade e grossura variam segundo os climas. Em climas tropicais a pelagem é fina e rala (deixando transparecer a pele fazendo-se visíveis as regiões pigmentadas) e mais grossa e densa nas regiões frias onde pode aparecer subpêlo
Cor:Integralmente branca. Admite-se unicamente, uma mancha preta ou de tonalidade escura ao redor dos olhos, não cobrindo mais de 10% da cabeça. Entre dois cães de iguais condições, o juiz sempre deverá escolher o mais branco.
Nome de Origem:Dogo Argentino
Pais de Origem:Argentina
Registro FCI:292

 Temperamento

O Dogo Argentino é um cachorro extremamente dócil, carinhoso e atencioso com seu dono e sua família, sempre que pode estará ao lado de algum membro querendo carinho e atenção, mas também são dominadores, requer uma atenção básica quando ainda filhote em questão a viver com a presença de outros cães do mesmo sexo. As suas caraterísticas provenientes de sua criação estão presente até hoje, quando estão caçando são muito astutos, corajosos e tem plena consciência de seu tamanho e força na hora do ataque. Não costumam ser agressivos com pessoas estranhas na presença de seu dono, mas com o seu instinto de proteção de seu território e família, não demonstram afeto com desconhecidos com a ausência de algum membro da família.

Cachorro Dogo Argentino: Preço, Características

Curiosidades

Na Argentina, o Dogo por ser tratado com um cachorro paciente, leal e ser muito obediente a comandos dos seus donos, a raça é usada como cão de guarda e patrulha pela Policia Federal e também é utilizado como guia de portadores de deficiência visual. Pelo seu aspecto intimidador e ter fama de ser uma raça brava. O nome do Dogo Argentino está presente na Lista de raças proibidas de diversos países, como a Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e Islândia. Nos EUA, a raça ainda é considerada rara, não sendo reconhecida oficialmente.

Dicas

Devido ao seu tamanho, o Dogo não é recomendado em apartamentos e residência com pouco espaço pois necessita de locais para se exercitar e desenvolver sua musculatura. É preciso ter atividades físicas e caminhadas diarias.

Sua pele e coloração branca, é sensível ao sol intenso, portanto, quando quiser dar uma caminhada ao ar livre, aplica um protetor solar para não desenvolver queimaduras e câncer de pele. Devido sua pelagem curta, não é necessário tosa,e recomenda-se banhos quinzenais.

Tem um registro muito grande de filhotes de Dogos nascerem surdos, antes de levar um para sua casa, certifique-se se ele tem problema de audição sacudindo algo que faça barulho sem ele ver.

Cachorro Dogo Argentino: Preço, Características

Saúde

O Dogo tem uma expectativa de vida de 12 a 14 anos, relativamente é um cão saudável. Os únicos problemas de saúde que pode apresentar é a questão do câncer de pele devido a sua coloração, se ficar exposto ao sol e problemas de audição já detectados quando nascem.

Preço

O Filhote de um Dogo Argentino pode ser encontrado em um valor em média R$ 480 e R$ 3.500.

Cachorro Dogo Argentino: Preço, Características

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Doberman: Preço Filhote, Características

Ler próxima

Desconto no IPTU para quem adotar animais abandonados em POA

Deixe um comentário

9 + 10 =

Guia De Raças | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] Inu Shih Tzu Labrador Golden Retriever Fox Paulistinha Fila Brasileiro Dogue Alemão Dogo Argentino Doberman Dálmata Basset Hound Rastreador Brasileiro Maltes Husky […]
abril 12, 2016 2:20 pm

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!