Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro

Cachorro Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro

O Terrier Brasileiro ou simplesmente Fox Paulistinha  é a raça ideal para pessoas que precisam de um cachorro que seja carinhoso, inteligente, corajoso e leal. Conheça tudo sobre essa raça antes de levar um para a sua casa.

Cachorro Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro

 

Origem

O Terrier Brasileiro popularmente conhecido como Fox Paulistinha, diferentemente de outras raças, é uma raça relativamente nova. Com origem no Brasil, existem duas histórias distintas sobre o seu surgimento, a primeira relata que o Fox paulistinha chegou no Brasil em época de migração dos portugueses e holandeses por volta do ano de 1.500. Naquela época os navios eram conhecidos por ser infectados por ratos. E a tripulação afim de exterminar essa praga, transportavam cães de pequeno porte do grupo (terriês), para ajudar no combate a ratos nos navios. Acredita-se que esses terriês eram da raça Fox Terrier e Jack Russel Terrier. Chegando no Brasil esses exemplares foram cruzados  com outras raças de cães nativos, como por exemplo o Pinscher, o Chihuahua, dando origem ao Fox Paulistinha.

A outra história que envolve o Fox Paulistinha é que filhos de fazendeiros que moravam aqui no Brasil iam pra Europa estudar. Quando esses jovens voltavam para o nosso país traziam cachorros como por exemplo o Jack Russel Terrier, Fox Terrier e Beagle. Esses cachorros acabavam cruzando com outros cães nativos e se adaptando ao clima do Brasil, tornando-se a raça Fox Paulistinha o Terrier Brasileiro.

Em 1920, essa raça já tinha os padrões e características que vemos hoje em dia, mas a raça não tinha nenhum registro do CBCK e nem tinha reconhecimento. Em 1960, foi criado o Terrier Clube do Brasil, a ideia era separar e aprimorar esses cães. Como não tinha nenhum registro dessa raça, o CBCK cancelou o reconhecimento desses cães e o Terrier Clube do Brasil tinha encerrado suas atividades. Porém, o Fox Paulistinha continuou se popularizando entre os admiradores da raça e por donos de canis, em 1995 o CBCK voltou a reconhecer oficialmente a raça, emitindo registros e definindo seus padrões.

Cachorro Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro

Características

O Fox Paulistinha é considerado um cachorro de porte pequeno, o macho mede por volta de 35 a 40 centímetros, já a fêmea mede entre 35 a 38 cm, uma raça que pode chegar até 10 quilos. O seu pelo é curto, fino e bem assentado, a sua coloração é bastante variada, sempre com fundo branco e com manchas preta, marrom ou azul. A cabeça do Fox é sempre colorida. Uma marca de fogo sempre está presente acima dos olhos, nas laterais do focinho, na face interna e na borda das orelhas, suas orelhas tem um tamanho de médio e caídas com as pontas arredondadas, uma listra branca no focinho é uma outra característica da raça. Sua cauda é comprida, mas tem algumas linhagens os filhotes podem nascer com a cauda curta e até mesmo sem cauda.

Peso:Até 10kg
Altura:Macho: de 35cm a 40cm
Fêmea: de 35cm a 38cm
Grupo:Grupo 3 – terriers de grande e médio porte
Funções:Companhia e guarda de alarme
Grau de Atividade:Alto
Pêlo:Curto, liso, fino e bem assentado.
Cor:Fundo branco com manchas preto, marrom ou azul (a cabeça sempre deve ser colorida). Marcas fogo sempre presentes acima dos olhos, nas laterais do focinho, na face interna e no bordo das orelhas. Uma lista branca no focinho é admitida.
Nome de Origem:Terrier Brasileiro
Pais de Origem:Brasil
Registro FCI:341

 Temperamento

O Fox Paulistinha é excelente cão de companhia, adora brincar com crianças e são muito dóceis, carinhosos e leais ao seu dono, família e pessoas conhecidas. São ótimos cães de guarda, os Terreirs em geral, costumam esquecer o seu tamanho e quando se encontram em situação de risco são muito valentes, fazendo o  possível para cuidar de seu território e família. O Fox Paulistinha costuma tratar com desconfiança as pessoas que ver pela primeira vez.

São muito agitados, alegres e inteligentes, possuem uma resistência física de sobra e são incansáveis. Quando estão em treinamento aprendem rapidamente os comandos que lhe é ensinado.

Cachorro Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro

Curiosidades

O Fox Paulistinha, por se tratar de ser um cão muito inteligente e de fácil treinamento, hoje em dia eles são muito utilizados em apresentações de circo e de comercias de televisão.

Dicas

É um cachorro que precisa de uma atividade física muito grande, além de fazer longas caminhadas diariamente. É um cachorro que não costuma ter uma boa relação com outros cães e animais doméstico, precisa ser socializa-lo quando ainda é filhote. Por ter um pêlo curto, a sua escovação pode ser feita uma vez por mês, tendo uma atenção maior em época de troca de pêlos. O banho para o Fox Paulistinha pode ser dado em quinze em quinze dias.

Cachorro Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro

Saúde

O Fox tem uma expectativa de vida que gira em torno de 13 e 16 anos, é um cachorro relativamente saudável e não apresenta uma preocupação especial a desenvolver doenças. Só devemos ter cuidados com parasitas e pulgas, evitando que o seu cachorro tenha problemas de pele.

Preço

Hoje em dia você pode encontrar essa raça em diversos criadores espalhados por todo o Brasil, o valor desses cachorros vai depender da genética de sua família, o filhote do Fox Paulistinha variar entre R$ 1,000 a R$ 2,500.

Cachorro Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Fila Brasileiro

Ler próxima

Cachorro Golden Retriever: Preço, Características

Deixe um comentário

5 − quatro =

Raças De Cachorros De Pequeno Porte | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] Veja Matéria Completa: Saiba tudo sobre o Fox Paulistinha […]
abril 14, 2016 9:13 pm
Guia De Raças | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] Poodle PitBull Schnauzer Shar Pei Shiba Inu Shih Tzu Labrador Golden Retriever Fox Paulistinha Fila Brasileiro Dogue Alemão Dogo Argentino Doberman Dálmata Basset […]
abril 12, 2016 2:30 pm

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!