Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Golden Retriever: Preço, Características

Cachorro Golden Retriever: Preço, Características

O cachorro da raça Golden Retriever foi criado para ser um excelente cão de caça de aves selvagens e suportar terrenos secos ou molhados. Com o passar dos anos acabou conquistando milhares de famílias por ser um cachorro leal, carinhoso e muito dócil com os integrantes da família e conhecidos. Entenda mais sobre essa raça antes de ter um em sua casa.

Cachorro Golden Retriever: Preço, Características

Origem

O Golden foi criado originalmente na Escócia, no final do século XIX. Naquela época, os escoceses praticavam um esporte muito popular que era a caça de aves selvagens. Utilizam cães para auxiliar os caçadores na caçada desses animais. Porem esses cães não eram muitos eficientes na hora de capturar sua presa abatida em terra e em rios. As caçadas aconteciam em regiões pantanosas da Escócia, lugares cercados por rios e lagos. Os cães utilizados na caçada deveriam ser bons o bastante para levar suas presas depois de abatidas  tanto para terra quanto para a água.

Pensando nisso, um escocês chamado Sir Dudley Majoribanks (Lorde de Tweedmouth), começou a reservar os melhores spaniels e cães d’água para cruzar com os exemplares de retrievers existentes na época. Com o resultado desse cruzamento se originou o Golden Retriever com os mesmos padrões estabelecidos até hoje. O cruzamento que originou o Golden foi um macho da raça retriever de cor amarela com uma fêmea da antiga raça Tweed Water Spaniel, na época era uma raça muito comum na Escócia. O nascimento desses filhotes foi utilizado como base para a programa de criação dessa e de outras raças, como o Cão D’ÁGUA de SÃO JOÃO (raça que deu origem ao Labrador Retriever), o Setter Irlandês e entre outras raças retriever também.

Em 1911, a raça Golden Retriever foi reconhecida pelo grupo Kennel Clube Ingês, com o nome de Retriever (Golden and Yellow). Nos Estados Unidos a raça foi reconhecida depois de quatorze anos.

Cachorro Golden Retriever: Preço, Características

Características

Os cães da raça Golden são considerados de porte médio para grande, o macho dessa espécie pode chegar a medir de 55 a 61 centímetros, pesando a quase 31 quilos. Já as fêmeas um pouco menos, elas quando estão em fase adulta pode medir de 51 a 56 cm, podendo ter um peso de 25 a 27 quilos.

A sua pelagem é densa, macia e pode ser lisa ou ondulada, o sub pelo é espesso. Assim como o Labrador, é resistente a água, o padrão dessa raça permite que as cores mais comuns sejam da cor creme ou dourado, podendo variar em diversas tonalidades. Na Inglaterra, é comum encontrar exemplares dessa raça da cor branca. Suas orelhas são médias e caídas um pouco abaixo dos olhos e tem olhos da cor castanho escuro.

Peso:Macho: de 29kg a 31,5kg
Fêmea: de 25kg a 27kg
Altura:
Macho: de 56cm a 61cm
Fêmea: de 51cm a 56cm
Grupo:Grupo 8 – cães recolhedores de caça
Funções:Companhia, caça, rastreador, salvamento, cão guia
Grau de Atividade:Moderado a baixo
Pêlo:Liso ou ondulado, com franjas. Sub-pêlo impermeável.
Cor:Qualquer tonalidade de dourado ou creme
Nome de Origem:Golden retriever
Pais de Origem:Grã-Bretanha
Registro FCI:111

 Temperamento

O Golden é uma ótima opção para quem deseja ter um cachorro para companhia e de caça, adoram caçar animais de pequenos porte e aves aquáticas, são muito apegados com o seu dono, sendo amigáveis, leais e muitos dóceis com os integrantes da família e conhecidos. Quando são ainda filhotes, gostam de ficar o tempo todo com a família, brincando de pegar objetos e fazer companhia com o seu dono. É uma raça muito tranquila, latem somente em extrema necessidade  a possíveis invasões de estranhos. São muito inteligentes e aprendem com extrema facilidade os comandos que são dados ao seu dono.

Cachorro Golden Retriever: Preço, Características

Curiosidades

Por ser um cachorro dócil, inteligente e muito equilibrado, o Golden é utilizado em diversos países como cão policial e também como cão-guia.

Dicas

É um cachorro que precisa de exercícios diariamente, como são bastante leais com a sua família, precisa de uma interação humana constantemente. É muito importante que pratique simulações de caça ou de busca com esses cães, é uma ótima forma para exercitar a corpo e a mente de seu Golden. Ótima companhia para as crianças e costuma se familiar com cães de outras e animais domésticos, eles odeiam ficar sozinhos e quando filhotes costumam ser agitados. É  muito importante que esses pequenos gastem suas energias, caso contrário, vão ficar muito estressados e irão destruir tudo que encontrar na sua residência. Quanto a sua higiene, é preciso escová-los de duas a três vezes por semana, evitando formar nós e acumulo de sujeira nos pêlos. Banhos somente quinzenais devido sua pelagem abundante.

Cachorro Golden Retriever: Preço, Características

Saúde

O Golden tem uma expectativa de vida que gira em torno de 10 a 13 anos. Essa raça pode apresentar alguns problemas de saúde devido ao seu estilo de vida como displasia de quadril e displasia do cotovelo, já que gostam de fazer caminhadas e até correr ao longo de sua vida. Apresentam problemas como torções gástricas, epilepsia, Catrofia Progressiva da retina e osteossarcoma.

Preço

O Golden é uma raça muito popular entre os brasileiros, existem vários criadores espalhados pelo país, o preço de um filhote  pode variar dependendo da genética de sua família. São encontrados com preços que variam  entre R$1,200 e R$5,000.

Guia-de-racas-Golden-Retriever

Pensando em ter um Golden? Leia antes….

 

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro

Ler próxima

Cachorro Labrador: Preço Filhote, Características

Deixe um comentário

treze + 7 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!