Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Shih Tzu: Preço, Características

Cachorro Shih Tzu: Preço, Características

Vamos falar agora sobre o cachorro Shih Tzu, sem dúvida essa é a raça do momento, sou suspeita para falar pois meu grande amor Capuccino faz parte dela, o shih tzu é adorado e admirado por onde passa devido aos seus longos pelos, costumam ser carinhosos e amáveis  com o seu dono. Veja nesse post quais suas principais características, preços de seus filhotes, dicas e cuidados.

Cachorro Shih Tzu: Preço, Características

Origem

A raça Shih Tzu é uma das raças mais antigas do mundo, acreditam que provavelmente os primeiros exemplares foram encontrados no século 17 e tem origem no Tibet. O nome dado a essa raça significa “cão-leão”, é uma das raças mais apreciadas na China por causa da sua associação do Budismo, sendo um cão sagrado. As características da raça que conhecemos hoje em dia, se desenvolveu na China durante o reinado da Imperatriz Cixi (tzu-shi, 1861-1908).

Foi uma raça de estimação durante muito tempo na dinastia Ming e altamente valorizado pela família real. Teve uma época que a tropa inglesa invadiu o Palácio Imperial, na confusão, a  maioria dos cães foram perdidos e mortos, com isso a raça sofreu um grande revés. Depois de muitos anos o Shih tzu foi exibido pela primeira vez na China como o Lhasa. Em 1935, os cachorros dessa raça foram apresentados com como leão Lhasa. Durante um tempo, esses exemplares foi se tornando muito popular entre os chineses. Durante décadas a raça sofreu uma série de mudanças. Em 1934, logo após o Lhasa ser exibido pela primeira vez, foi divido em duas raças separadas, os cachorros com os focinhos achatados eram chamados de Shih Tzu. Em 1952, somente uma única cruza com o Pequinês foi autorizada afim de melhorar algumas características da raça, nunca mais foram autorizadas novamente essas cruzas. O Shih Tzu começou se tornar muito popular nos Estados Unidos no final dos anos de 1960, foram reconhecidos oficialmente pela instituição AKC em 1969.

Cachorro Shih Tzu: Preço, Características

Características

O Shin Tzu é uma raça considerada pequena, o macho e a fêmea tem uma altura que varia entre 20 a 30 centímetros, quanto ao seu peso é uma raça que pode chegar até 10 quilos. A sua principal característica é a sua vasta pelagem, lisa e comprida, de acordo com os padrões dessa raça, todas as cores são possíveis. Os mais admiráveis são os cachorros que nascem com a testa e ponta da cauda brancas. Existem exemplares de uma cor só, geralmente pretos, marrons ou dourados, com mescla de duas cores, sendo que os mais populares são aqueles que apresentam uma mistura de preto e branco, branco e dourado, branco e fígado e branco com marrom escuro, ainda tem exemplares com três cores, em que predominam o preto, branco e marrom escuro.

Seus pelos sãos macios e sedosos, possui um rabo médio peludo e encurvado. A cabeça dessa raça tem um formato arredondado e seu tamanho do seu corpo é muito parecido com o do Lhasa Apso, onde as pessoas tem o costume de confundir entre essas raças, a diferença fica pelo o tamanho do focinho que lembra o do pequinês.

Peso:Macho: de 5kg e 8kg
Fêmea: de 4kg a 5kg
Altura:Macho: de 25cm a 27cm
Fêmea: de 23cm a 25cm
Grupo:Grupo 09 – Cães de Companhia
Seção 5 – Cães do Tibete
Funções:Companhia
Grau de Atividade:Baixo
Pêlo:Longo, denso mas não forma anéis. Uma ligeira ondulação é admitida. Bom sub-pêlo.
Cor:Todas as cores são admitidas, mas a faixa de pêlos brancos na testa e o branco na extremidade da cauda são altamente premiados nos multicolores.
Nome de Origem:Shih Tzu
Pais de Origem:Tibete
Registro FCI:208

Cachorro Shih Tzu: Preço, Características

 Temperamento

O Shih Tzu é uma ótima opção para quem esteja procurando um cachorro para companhia e de guarda, apesar do seu tamanho, quando eles tomam consciência de que algo esteja errado, eles latem muito para chamar a atenção de seu dono, porém nao sao cães que latem exageradamente, apenas em situacoes de alerta.  São cachorros muito carinhosos, leais e são muito apegados com a família. São cães que se adaptam muito bem a pequenos ambientes, sao independentes e dificilmente gostam de colo. São cachorros que costumam se dar muito bem com os cachorros de outra raça e com outros animais de estimação. Devem ser socializados e acostumados, ainda filhote, com outros cães e também com crianças.

Curiosidades

Os cães dessa raça são confundidos diretamente com os cachorros da raça Lhasa Apso, existe uma lenda chinesa que está relacionada com o surgimento do Shih Tzu. Dizem que uma princesa chinesa era apaixonada por um mongol, nome dado para a população que predominava no Tibete, era impossível acontecer um casamento de um mongol com uma princesa chinesa, visto isso, o casal resolveu cruzar um legitimo exemplar da China, um exemplar da raça Pequinês, com um cachorro com origem do Tibete, no caso um Lhasa Apso, desta forma nasceu o Shih Tzu com forma de representar um amor entre os povos bem como o que havia de melhor entre as duas culturas.

Cachorro Shih Tzu: Preço, Características

Dicas

Devido a sua pelagem longa que o Shih Tzu possui, é necessário de uma atenção diária com eles, aconselhável que fique 15 minutos por dia escovando seus pelos, vai manter seus pelos sedosos, macios, brilhantes e principalmente sem nós. Normalmente prendem-se os pelos da testa fazendo uma espécie de “rabo de cavalo” para não cair em seus olhos. Para as pessoas que moram em apartamento, é muito importante que corte as unhas do Shih Tzu, assim vai evitar delas se curvarem para baixo, atrapalhando seu caminhar e até causando feridas nas patinhas.

 

Saúde

O Shih Tzu é uma raça que tem uma expectativa de vida que gira em torno de 12 a 16 anos, é uma raça de cães braquicefálicos (focinho achatado), significa que podem ter problemas respiratórios com o passar dos anos. Pode apresentar problemas de infecções no ouvido, tem uma tendência a obesidade e é muito importante cuidar dos seus dentes para evitar problemas periodontais. É uma raça que tem tendência também à Coprofagia (comer cocô).

Preço

Umas das raças mais populares no país, é muito fácil encontrar esses cachorros hoje em dia, existem vários criadores da espécie. O preço de um filhote do Shih Tzu pode ser encontrado no mercado a um preço que varia entre R$ 1,500 a R$ 2,500. O preço pode variar devido a genética e histórico da família de seu filhote.

Cachorro Shih Tzu: Preço, Características

Leia Também:

 

Ler anterior

Cachorro Labrador: Preço Filhote, Características

Ler próxima

Cachorro Shiba Inu: Preço, Características

Deixe um comentário

4 × um =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!