Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Arara Azul Grande: Preço, Curiosidades

Arara Azul Grande: Preço, Curiosidades

A Arara Azul Grande é da família “Psittacidae” e em muitos lugares é conhecida como “arara-preta” e em outras as pessoas se referem a ela como “arara-una”. Ameaçada de extinção, há alguns anos atrás eram somente 2.500 da espécie e o principal motivo é que o homem vem destruindo o habitats onde elas vivem e se reproduzem. Tem ainda a questão do comércio ilegal que ano após anos acaba matando vários destes lindos animais.

Em 2014 a situação da Arara Azul Grande melhorou um pouco, tendo sua situação modificada para “Vulnerável”, mas o problema ainda está longe de ser resolvido e as autoridades estão buscando formas de intensificar o tráfico destas aves. A criação de reservas ecológicas tem sido a melhor forma de garantir à Arara Azul Grande, um espaço para que possam viver em paz e criar seus filhotes.

arara-azul

Há várias curiosidades sobre a Arara Azul Grande que vale a pena conhecer, vejamos algumas:

Esta ave é monogâmica, ou seja, elas formam um casal e eles ficam juntos a vida toda. É muito bonito de ver o par sempre juntinho, fazendo todas as tarefas, cuidando dos filhos, procurando comida, é uma fonte de inspiração para muitas pessoas.

A Arara Azul Grande não possui dimorfismo sexual externo, sendo assim não é possível somente pela aparência, definir qual é macho ou fêmea. É preciso colher uma amostra de sangue para que seja feita a análise e aí sim, saber com precisão o gênero da ave.

Elas estão sempre em busca de alimentos, mas lá no Pará a preferência é pela castanha do Acuri e também da Bocaiúva.

A grande maioria dos casais fazem seu ninho em uma mesma espécie arbórea, o Manduvi e quando o filhotinho nasce, permanece na companhia dos pais por um período medio de 100 dias, que será o tempo necessário para que ele aprenda a voar e procurar por seu próprio alimento.

Um dos grandes problemas para aqueles que lutam para aumentar o número de Arara Azul Grande é que elas possuem uma taxa reprodutiva muito baixa, sendo que o filhote nasce a cada dois anos ou até mais. Acaba acontecendo de morrer mais araras antes que os filhotes possam nascer e isto contribui para o baixo número de aves desta espécie hoje existente.

arara-azul-01

O peso de uma Arara Azul Grande pode chegar a 1,5 quilo e a ave chega a 98 centímetros, em média. Sua coloração é inconfundível porque ela tem um azul muito mais intenso, em várias tonalidades, além do amarelo na base do bico e também formando um círculo nos olhos. As partes internas de suas asas são negras, assim como parte da causa.

A comercialização da Arara Azul Grande é permitida pelo Ibama, desde que todos os documentos estejam em ordem e que seja comprovada sua origem. A pessoa que comprar esta ave precisa estar ciente que não é fácil cuidar dela, pois terá que oferecer um viveiro muito grande para ela ter liberdade de voar, além de espaço para ela se proteger do frio e do vento.

Preço da Arara Azul:

Uma ave desta pode custar cerca de R$ 70 mil, mas lembre-se de verificar se toda a documentação realmente está correta. Em caso de dúvida, entre em contato com o Ibama.

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Lenda do Boto Cor de Rosa: Resumo

Ler próxima

Arara Vermelha Grande: Preço, Curiosidades

Deixe um comentário

1 × cinco =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!