Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Barbet: Preço dos Filhotes, Características

Cachorro Barbet: Preço dos Filhotes, Características

O Cão D’água francês é uma raça muito antiga, pois já havia exemplares desta raça em meados do século XVI. Muito conhecido em sua cidade, o Barbet ou  French Water Dog como é conhecido, é uma raça especializada em caças aquáticas.

Barbet

Origem

Acredita-se que o Barbet é descendente dos cachorros pastores com pelo encordoado do Norte de África que foram trazidos para a Europa pelos Mouros quando ocuparam a Península Ibérica nos séculos XVI e XVII. É possível que estes exemplares tenham sido cruzados com os cachorros indígenas, e dado origem às raças atuais de cachorros pastores e de água. Contudo é igualmente provável que os cachorros asiáticos possam ter chegado à Europa, e terem também sido cruzados com raças locais, dando origem a uma multiplicidade de tipos.

Sabe-se que os cachorros deste tipo espalharam-se rapidamente na Europa, Portugal, Espanha, França, e Itália, onde o cruzamento com os cachorros locais ajudou-os a adaptarem-se ao terreno, clima, e tarefas que eram-lhes exigidas pelos caçadores, pastores, e pescadores. A primeira referência escrita a um cachorro de água surgiu em 1387 pelos relatos de Gascon. Mais tarde, em 1570, na De Canibus Britannicus, é feita a primeira tentativa de categorização das raças caninas conhecidas, sendo uma delas o Cachorro de água. A partir daqui, a referência começa a surgir com mais frequência.

Até ao século XIX, a palavra Barbet servia para denominar todos os exemplares com “barba”, ou algo semelhante. Barbet e Poodle eram sinônimos para o mesmo tipo de cachorro. A meio do século, o Caniche foi categorizado, e em 1880 foi escrito o estalão do Barbet.

A raça esteve em perigo de extinção durante as duas Guerras Mundiais. Antes da II Guerra Mundial, existiam apenas dois criadores de Barbets no mundo, e situavam-se ambos na França. Quando a guerra acabou, havia apenas alguns exemplares. Passados 20 anos, dois canis diferentes tentaram recuperar o Barbet. Um usando os cachorros que sobreviveram, outro tentando recriar do início através de cruzas de cachorros de raças diferentes, o Barbet original.

Eventualmente as duas linhas acabaram por cruzar-se, beneficiando a raça.  Hoje em dia o Barbet é uma raça rara e ainda ameaçada.

Barbet02

Características

De porte físico robusto o Barbet é uma raça de proporções médias, cabeça larga e arredondada, com stop bem definido. O focinho é quadrado, com trufa larga, preta ou marrom, de acordo com a cor da pelagem. Os olhos são redondos, de preferência cor castanho escuro. As orelhas são longas, espalmadas, e largas, coberta por longas mechas. A cauda é trazida ligeiramente acima do plano horizontal quando o cachorro move-se, formando um gancho na ponta.

De pelagem farta, resiste bem a temperaturas baixas, e a água. O pelo forma uma barba que deu o nome à raça, é longa, lanosa, e encaracolada, podendo formar mechas, cobre todo o corpo de forma natural. As cores são o preto sólido, cinza, castanho, fulvo, fulvo claro, ou branco. Porte médio, a altura dos machos varia entre 58 cm e 65 cm, e as fêmeas deve medir entre 53 cm e 61 cm, medidos sempre a altura da cernelha.

Peso:Macho de 50 kg a 60 kg e Fêmea de 35 kg a 50 kg
AlturaMacho de 58 cm a 65 cm e Fêmea de 53 cm a 61 cm
Grupo:Grupo 8 – retrievers, levantadores e cães d’água
Funções:Cachorro de caça
Grau de Atividade:Alto
Pelo:Longa, lanosa, e encaracolada
Cor:Preto sólido, cinza, castanho, fulvo, fulvo claro, ou branco
Nome de Origem:Barbet
Pais de Origem:

França

Registro FCI:105

Barbet01

Temperamento

O temperamento do Barbet é descrito como alegre, obediente, leal, e inteligente. Esta raça adora água, mesmo nos dias mais frios. Considerado muito resistente à baixas temperaturas. Conhecido por ser extremamente apegado ao dono é um excelente cachorro de companhia, adapta-se bem com outras pessoas e animais, embora ladre para dar sinal quando estranhos aproximam-se. Ótima escolha para casas com crianças, sendo bastante sociável.

Curiosidades

Este cachorro das águas é uma espécie rara. Quase todo mundo já ouviu falar de raças como o Poodle, Griffon, e o Bichon Frise… Alguma vez você já perguntou-se de onde vêm todas essas corridas?

Todos vieram de Barbet, ou como alguns conhecidos, o cão de água francês.

Barbet04

Dicas

Os Barbets não soltam pelo, e é considerada uma raça hipoalergénica, baixo risco de provocar alergias. O fato dele não soltar pelo significa que o dono tem de dedicar mais tempo a cuidar da pelagem. As escovagens têm de ser mais frequentes, e a tosa é obrigatória. Deve ser apresentado ao “natural” sem nenhum corte em específico. Tal como outros cachorros há um cuidado especial com o pelo nos ouvidos.

Este tem de ser arrancado para desimpedir o canal auditivo. O Barbet deve por isso ser habituado desde pequeno ao grooming que terá de fazer na idade adulta. Necessita de um dono consistente, e não é o cachorro mais indicado para pessoas inexperientes.

Barbet05

Saúde

Devido ao número extremamente baixo de Barbet do mundo, pouco sabe-se sobre os problemas de saúde de longo prazo. Algumas questões que têm expostas são infecções de ouvido, a displasia da anca, hérnias, testículos que não descem, más formações dentárias, e epilepsia. Expectativa de vida varia entre 13 anos a 15 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 2.000 a R$ 10.000.

Barbet03

Leia também:

Ler anterior

Cachorro Kuvasz: Preço dos Filhotes, Características

Ler próxima

Cachorro Saluki: Preço dos Filhotes, Características

Deixe um comentário

quatro × quatro =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!