Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Borzoi (Wolfhound Russo)

Cachorro Borzoi (Wolfhound Russo)

O cachorro Borzoi (também conhecido como Wolfhound Russo) é uma raça canina oriunda da Rússia, seu nome vem da palavra russa que significa “rápido”. Conhecido desde a Idade Média russa foi à raça preferida dos nobres para caçadas e corridas.

Borzoi

Origem

No século XV, cruzamentos seletivos aumentaram o tamanho e, a pelagem para aperfeiçoarem o desempenho destes caninos em temperaturas mais baixas, além de terem criado sete diferentes variações, entre as quais a mais assemelhada com o moderno Borzoi, chamada Perchino. Os exemplares desta raça eram dados pelo Czar da época aos seus visitantes nobres, como presentes. Todavia, durante a Revolução Russa, muitos Borzois foram mortos por serem associados à nobreza e a aristocracia. Levada aos Estados Unidos, seu número aumentou rapidamente, chegando a adquirir o status de cachorro glamoroso, como companhia de celebridades.

O primeiro padrão foi definido em 1600 em um livro de regras de caça com Borzoi. Talvez nenhuma outra raça tenha sido criada em escala tão grande com foco na caça. Centenas de servos trabalhavam na criação desses cachorros em enormes propriedades. As caçadas em si eram grandes eventos. Um relato descreve os cachorros, cavalos e caçadores chegando a um trem de mais de 40 compartimentos, enquanto outro trem trazia o grão-duque, e outro da nobreza.

Mais de 100 Borzois podiam participar de uma única caçada. Batedores e farejadores buscavam os rastros dos lobos, seguidos por caçadores a cavalo. Um par ou um trio (de dois machos e uma fêmea) de Borzois eram soltos quando o lobo era encontrado. Os cachorros atacavam ao mesmo tempo, cercando o lobo até que o caçador chegasse para amarrar o lobo e, muitas vezes, soltá-lo logo depois.

Na América, Borzoi logo ganhou a fama de cachorro altamente glamoroso, normalmente visto ao lado de estrelas de cinema. Apesar da pouca popularidade como cachorro de estimação, a raça continua popular em exposições, competições, e como modelo.

Borzoi01

Características

Ao contrário da maioria dos cachorros, que usa o faro para rastrear, estes exemplares tem à visão como seu principal sentido. Quase não sofreu mudanças em 100 anos, é de índole reservada, mas adora caçar.

De porte grande, é esbelto, com musculatura bem desenvolvida, mas sem relevo. A velocidade aliada a sua forma física, demonstram sua elegância durante uma corrida. Tem ossos fortes e leves, achatados em vez de arredondados. Os olhos posicionados mais lateralmente ampliam o campo de visão. Seu longo focinho, e seu stop sutil são os principais traços do rosto desta raça. Apresenta a pelagem longa, brilhante, sedosa e encaracolada, com grande diversidade de cores. Extremamente ágil, resistente, ótimo corredor e caçador. A raça é determinada, e independente – não precisa de comandos para agir. O tamanho médio de um Borzoi adulto é de 70 cm medidos a altura da cernelha.

Peso:Macho de 34 kg a 47 kg e Fêmea de 27 kg a 38 kg
Altura:Macho de 71 cm e Fêmea de 66 cm
Grupo:Grupo 10 – lebreis de pêlo longo ou franjado
Funções:Cachorro de caça e corrida
Grau de Atividade:Alto
Pêlo:Longo, brilhante, sedosa e encaracolada
Cor:Todas as combinações de cores são aceitas, menos com o azul, o marrom(chocolate) e todos os derivados dessas cores
Nome de Origem:Borzoi
Pais de Origem:Rússia
Registro FCI:193

Borzoi02

 Temperamento

Pode-se dizer que a personalidade combina bem com sua origem aristocrática. Uma raça de elegância discreta, e de temperamento único, um exemplo de cachorro doméstico bem educado. Ao ar livre, ele corre em um ritmo selvagem, e vai caçar qualquer animal que estiver correndo. Ele é independente, mas bastante sensível. Combina qualidades dos cachorros de caça e companhia de maneira peculiar.

Geralmente adaptam-se bem com crianças, e alguns podem ser tímidos. Mas é desconfiado com estranhos. Pode conviver bem com outros cachorros, e até mesmo com animais de outras espécies.

Curiosidades

Conhecido em seu país de origem como Russkaya Psovaya Borzaya, tem sido parte integrante da cultura nacional, e da história russa durante nove séculos. A crônica francesa do século XI atesta que três Borzóis seguiram a filha do Grande Duque de Kiev, Anna Iaroslavna, quando ela chegou à França, para tornar-se esposa de Henrique I.

Entre os proprietários e os criadores, havia muitas pessoas famosas, incluindo os Tzares e os poetas: Ivan “O Terrível”, Pedro “O Grande”, Nicolas II, Pushkin, Turgenev. A criação do famoso canil “Pershinskaya Okhota” pelos ilustres criadores, o Grande Duque Nicolai Nicolaievitch e Dimitri Valtsev, teve uma grande importância no desenvolvimento desta belíssima raça. Desde o fim do século XIX, o Borzoi é visto entre as maiores criações da Europa e das Américas.

Dificilmente se vê um Borzói circulando por aí. Afinal, estima-se que haja apenas uns 200 exemplares no Brasil. Em território verde e amarelo há vários criadores da raça, mesmo que ela não seja muito popular neste solo.

Borzoi03

Dicas

O Borzoi gosta e precisa de exercícios diários. Embora longos passeios possam deixá-lo satisfeito, ele também precisa correr em uma grande área segura. O pelo, que é especialmente cheio nos machos, precisa ser escovado de duas a três vezes por semana. Em algumas fases, ele solta muitos pelos. Vive bem em uma casa com acesso ao quintal, sendo de melhor adaptação em chácaras, ou casas com quintais amplos, e/ou gramados. Vive melhor onde há espaço para brincar e correr.

Quando filhote é considerado muito ativo, e dinâmico, podendo vir a apresentar comportamentos destrutivos se não tiverem como extravasar sua energia. Por isso é fundamental que tenham espaço para exercícios. O ideal é que sejam exercitados em ambientes cercado (mais de 1,60m de altura) ou seguro, pois a qualquer momento pode resolver seguir seu instinto de caça e corrida, e você pode acabar ficando sem o seu companheiro.

Apesar do aspecto viçoso, a pelagem não requer cuidados especiais para a sua manutenção, mas é fundamental que sejam bem escovados com freqüência, com algum reforço nas duas mudas anuais, para que possa-se evitar a formação de nós. Banhos podem ser espaçados. Eles não costumam ter cheiro, estão sempre limpos.

 Borzoi04

 

Saúde

Quanto à saúde, essa raça é uma das menos sujeitas a males genéticos. Mas, está propenso apresentar torção gástrica, algo relativamente comum em cachorros de grande porte. Pode levar a morte, se não for operado o mais rápido possível. Para prevenir, recomendo dar ração de qualidade, por exigir menor ingestão de comida, e oferecê-la em horário de pouca atividade, já que o mal costuma ocorrer durante a prática de exercício com o estômago cheio.

Outra característica especialmente grave para todos os exemplares desta raça é a sensibilidade a anestesia, que devem ser muito bem estudadas pelos veterinários. Expectativa de vida varia entre 10 anos a 12 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 1.800 a R$ 2.500.

Borzoi05

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Boiadeiro de Berna (Bernese Mountain Dog)

Ler próxima

Braco Alemão de Pelo Curto (Sabujo)

Deixe um comentário

quatro × 4 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!