Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Braco Alemão de Pelo Curto (Sabujo)

Braco Alemão de Pelo Curto (Sabujo)

Sabujo Alemão (em alemão: Deutsche Bracke) ou, de acordo com a CBK, Braco Alemão de pelo curto, é uma raça canina oriunda da Alemanha. Foi desenvolvida nas montanhas alemãs, onde caçava lebres e javalis.

Braco-alemao

Origem

Seus exemplares são considerados hábeis farejadores, inclusive por sua perícia em farejar pistas frescas, o que tornava-os excelente na busca por cervos feridos, por exemplo. Seu nome foi erroneamente traduzido em português para Braco, quando seu significado é Sabujo. Por conta disso, as duas nomenclaturas são aceitas, apesar dos Bracos pertencerem à outra categoria.

Assim como acontece com tantas outras raças caninas, existem muitas teorias sobre a origem da raça. Alguns estudiosos acreditam que sejam descendentes de outros Sabujos locais, enquanto outros cinólogos sustentam a tese de que a ascendência da raça esteja no Braco Italiano, que cruzado com outras raças autóctones, haveria por fim dado origem ao Kurzhaar. Há ainda outras teorias, como por exemplo, a que sugere um antigo Braco Belga como seu ancestral direto, raça já esta praticamente desaparecida. A hipótese apresentada como a mais provável, no entanto, postula o Braco Espanhol como seu antepassado. Em consideração às grandes qualidades obtidas com a nova raça, em pouco tempo terminou-se por dar preferência ao Kurzhaar de tipo refinado, tal qual conhecemos hoje.

A sua principal atividade era auxiliar na caça a diversos tipos de animais, como patos, gansos e animais de pelos. Ajudava criadores em função de sua habilidade como apontador. Além disso, não recusava entrar em rios ou lagos, e tratava as caças com gentileza.

Originalmente, este era um cachorro mais pesado, menos veloz, parecido com o antigo Pointer Espanhol. Hoje em dia, no entanto, é um cachorro muito rápido, elegante, que ganhou notoriedade por seus múltiplos dotes que fazem dele um excelente auxiliar em diversos tipos de terreno. Um cachorro muito bem equilibrado. Trata-se, sem dúvida, de uma raça resistente, forte e ágil. O Braco Alemão é um cachorro de aponte, muito inteligente e também afetuoso com seus donos e familiares.

Devido à sua energia e vitalidade, esta raça popularizou-se entre caçadores quando ela foi levada aos Estados Unidos, na década de 1920. No Brasil, a raça não é tão conhecida, devido às restrições à caça. Em 1930, o Kennel Club americano reconhece esta estirpe e, oito anos depois é formado o German Shorthaired Pointer Club of America. O standard americano da raça foi adotado em 1946. Na verdade existem três standards: o alemão (que é o mesmo adotado pela Federation Cynologique Internationale), o americano (adotado pelo Kennel Club americano), e o inglês (utilizado na Austrália, Singapura, Malásia, Nova Zelândia e Hong Kong).

Atualmente, esta raça é criada para diferentes propósitos (cachorro de exposição, de companhia, etc.), o que por vezes é alvo de algumas críticas por parte daqueles que pretendem preservar o intuito inicial para qual foi criada. Talvez por isso, foi criada a North American Deutsch Kurzhaar, em 1993, afiliada da sua congênere na Alemanha, que pretende preservar os tão apreciados instintos de caça que existem nesta linhagem.

Braco-alemao01

Características

O padrão da raça descreve a estrutura como um versátil cachorro de caça, que habilita-o a preencher os requisitos em conjunto com as atividades de caça, mesmo em idade avançada. Em comparação com o Pointer Inglês, o Braco Alemão é mais rústico e resistente. Já o tamanho é menor, e possui um aspecto elegante. A cabeça é larga e bem delineada, e o chanfro é ligeiramente definido. Os olhos são de tamanho médio, normalmente castanhos escuros, e as orelhas são largas, de inserção alta, trazidas pendentes junto às faces. Este exemplar é dotado com uma belíssima postura, uma vez que possui uma construção harmoniosa e robusta. O pescoço é  muito musculoso, de comprimento proporcional ao corpo, e o peito é mais profundo do que largo. O dorso é musculoso tal como o lombo, que é curto e largo.

O Braco Alemão pode ser preto ou fígado (com um marrom similar ao chocolate). Existem dois tipos de tonalidades: sólida (sem muitas manchas pelo corpo, com exceção de marcações em branco), ou ruão (com a pelagem salpicada). Por sua vez, a pelagem é curta, áspera e lisa. Considerado de grande porte, o tamanho médio de um adulto da raça varia de 62 cm a 66 cm, pesando entre 25 kg a 32 kg (podendo oscilar) para os machos, enquanto as fêmeas entre 58 cm e 63 cm, pesando entre 20 kg a 28 kg, lembrando que as medições são sempre na altura da cernelha.

Peso:Macho de 25 kg a 32 kg e Fêmea de 20 kg a 28 kg
AlturaMacho de 62 cm a 66 cm e Fêmea de 58 cm a 63 cm
Grupo:Grupo 7 – apontadores
Funções:Cachorro de caça
Grau de Atividade:Alto
Pêlo:Curto, áspero e liso
Cor:Preto ou fígado (com um marrom similar ao chocolate)
Nome de Origem:Braco Alemão
Pais de Origem:Alemanha
Registro FCI:119

Braco-alemao02

 Temperamento

O seu aspecto, em conjunto, é o de um exemplar distinto e harmonioso, cujas formas asseguram resistência, velocidade e força física. Muito usado como cachorro de companhia, por ser dócil, obediente, amável, e um excelente amigo para a família.

Uma raça fiel, que demonstra nobreza e elegância. Popular em muitos países da Europa é adaptável a qualquer tipo de caça devido a sua inteligência, força e incrível agilidade. Seus instintos de caça são bastante desenvolvidos, aparecendo quando eles ainda são filhotes. Como eles são brincalhões e agitados quando filhotes é necessário impor limites desde cedo. Ele adora passar horas brincando, especialmente se a brincadeira simular a caçada a objetos, pois são excelentes em encontrar, e apontar o que eles procuram.

Apesar de ser hábil na caça, é um cachorro afetuoso e obediente. Portanto, quem procura uma companhia amigável, fiel e inteligente para sua família vai adorar ter um exemplar dessa raça.

Curiosidades

Em 1897, foi publicado o Zuchtbuch Deutsch Kurzhaar (livro genealógico da raça), apesar de existirem Deutscher Kurzhaar com distintas características. Esta diversidade levou a que muitos criadores empenhassem-se na obtenção de parâmetros estéticos considerados ideais. Esta não foi definitivamente a orientação que o Príncipe Albrecht zu Solms-Brauenfels (da Casa Real de Hanover) adotou nesta fase de apuramento da raça. Convencido que os atributos físicos e psicológicos revelariam-se  à longo prazo, bem mais benéficos que as qualidades estéticas, este Príncipe patrocinou o desenvolvimento dos cachorros que conhecemos hoje.

Braco-alemao04

Dicas

Como a pelagem é curta, você não precisa ter muitos cuidados, basta escovar o pelo para evitar o acúmulo de pelos mortos e para manter o brilho natural da pelagem. Não deixe-o abandonado por longos períodos, pois ele não gosta de ficar largado em um ambiente sem atenção, o que pode influenciar na disciplina do cachorro.

Fique de olho no piso da sua residência, que não deve ser liso, porque esse tipo de chão pode gerar “jarretes de vaca”, que são problemas na angulação das patas. Por isso, deixe-o em pisos ásperos, ou com pedras, proporcionando um andar com mais firmeza.

E se você tiver um cachorro da raça no campo, preste atenção em carrapatos, que podem transmitir doenças graves. Desde que seja educado desde pequeno, pode conviver bem com outros cachorros, e até mesmo com animais de outras espécies. Estes exemplares são exigentes em espaço e atividade. O ideal é que disponha de uma área cercada na qual possa estar livremente. Vivam ou não fora de casa, à prática de exercício físico é extremamente importante, não só para a sua condição física, como também para o seu bem estar psicológico. A pelagem deve ser escovada semanalmente, altura em que devem-se verificar as orelhas para prevenir infecções.

 Braco-alemao05

Saúde

Estes exemplares não apresentam muitos problemas de saúde, mas convém indicar os mais comuns, devendo estar atento, como: epilepsia, doenças da pele, displasia da anca, doenças genéticas da visão, e obesidade. Controle a alimentação do animal para que ele não fique obeso, caso ele não faça exercícios regulares. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 15 anos.

Preço

O preço médio do filhote Braco Alemão de Pelo Curto pode variar de R$ 1.500 a R$ 2.000.

Braco-alemao03

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Borzoi (Wolfhound Russo)

Ler próxima

Cachorro Cairn Terrier (Skyes Terriers)

Deixe um comentário

quinze + 20 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!