Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Braco Francês

Cachorro Braco Francês

 O Braco Francês é uma raça muito conhecida de cachorro em seu país de origem, a França, em algumas áreas do país esta raça é escolhida para a caça em terrenos desregulares, pois suas pernas curtas facilitam a sua caçada em terrenos deste tipo.

Braco-Frances

Origem

O Braco Francês é uma das mais antigas raças de cachorros apontadores. Ele é descendente direto da primeira raça de cachorro apontador, o Pointer Espanhol. O Braco Francês estabeleceu-se inicialmente nas montanhas dos Pirineus do Sul da França. Os primeiros exemplares na América do Norte foram importados para o Canadá a partir da França na década de 70. Até o final dos anos 80 eles foram introduzidos nos Estados Unidos. É uma raça bem conhecida na França e outras partes da Europa, e sua popularidade na América cresce a cada ano.

O tipo original de Braco Francês existe desde o século 15. Até o século 17, a raça tinha evoluído para o “antigo Braco Francês” que é o antepassado de todas as raças apontadoras francesas. A raça também contribuiu para todos os cachorros de pelo curto da Europa Continental. O antigo Braco Francês permaneceu em seu estado puro na região central dos Pirineus no sul da França. A raça como a conhecemos hoje, começou a desenvolver-se no final de 1.800 por meio do cruzamento do estilo antigo do Braco com cachorros menores, e de pelos curtos.

Braco-Frances01

Características

Existem dois tipos de Braco Francês: O Braco Francês da Gasconha, cujo seu tamanho varia entre 58 cm e 69 cm, e o Braco Francês dos Pirinéus, com um tamanho inferior, variando este entre 47 cm a 58 cm. Mas ambos são poderosos e fortes, e também elegantes. Fisicamente, apesar de o peso variar igualmente ao do gasgão, suas pernas são cerca de 10 cm menores.

Passadas amplas, com boa propulsão dos posteriores, e bom alcance dos anteriores. Anteriores e posteriores trabalhando em planos paralelos. Movimenta-se em atitude orgulhosa. Passo de camelo é indesejável. Possuem um pelo curto que pode apresentar-se em duas cores: castanho com partes brancas ou apenas castanhas. A cor preta não é considerada no Braco Francês

Peso:Macho de 25 kg a 35 kg

Fêmea de 25 kg a 32 kg

AlturaMacho de 58 cm a 69 cm

Fêmea de 56 cm a 68 cm

Grupo:Grupo 7 – Apontadores
Funções:Cachorro de caça
Grau de Atividade:Alto
Pêlo:Curto
Cor:Castanho com partes brancas, ou apenas castanhas A cor preta não é considerada no Braco Francês
Nome de Origem:Braco Francês
Pais de Origem:França
Registro FCI:134

Braco-Frances02

 Temperamento

Possui duas características que fazem-no um excelente cachorro de companhia: seu temperamento sereno, tranqüilo, adestramento fácil, e seu tamanho. Sua personalidade é considerada submissa, simpática, muito sociável, gentil, carinhoso e leal à família. É uma raça muito inteligente, mas sensível, por isso o treinamento positivo tem melhor efeito que métodos agressivos. Socialização e estimulação mental são recomendadas a fim de torná-lo um companheiro, e membro da família. Os filhotes devem ser socializados com pessoas e outros animais em uma idade precoce.

É um animal bastante doce. Adapta-se perfeitamente à cidade. A sua visão é tremendamente expressiva, e nela podemos apreciar a sua doçura e bondade. É um excelente cão de companhia: tranqüilo, fiel e muito afetuoso. Gosta de viver, e estar perto do seu dono, e adora a companhia das crianças.

Curiosidades

Descendente direto de uma das raças mais antigas de cachorros. Esta raça já foi descrita no século IV por Gaston Phebus, conde de Foix e de Béarn. É citado por um grande número de autores antigos que elogiam a sua valentia. Atualmente, é um exemplar excelente, dos melhores. Apesar de ter sido modificado morfologicamente ao longo da sua história, não perdeu nenhuma das suas aptidões, e a sua eficácia na época. É raro vê-lo fora da sua região de origem.

Braco-Frances03

Dicas

O Braco é um cachorro fácil de manter na cidade, e no campo, devido ao seu nível de adaptação. É um animal muito querido com um olhar muito expressivo que mostra-nos todas as suas qualidades psicológicas. O cachorro domestico ideal, já que é muito ligado às pessoas e fiel. Com todas estas aptidões, é um animal muito bom para estar ao pé das crianças, e não chateia o seu dono. . É um dos cachorros com a melhor estrutura física do momento, mesmo com todas as alterações que foram efetuadas ao logo da época. Por ser sereno, ele pode ser facilmente adestrável.

Precisa de muito exercício físico diário. Normalmente um grande quintal cercado é suficiente, mas ocasionalmente ele deve ser levado para uma área maior para exercitar-se. Os cuidados que esta raça requer não são demasiados. Apenas necessita uma boa escovagem em sua pelagem semanalmente, e alguns banhos de forma esporádica.

 Braco-Frances04


Saúde

Até o momento não foi apontada nenhuma condição genética particular ao qual esta raça seria propensa. Defeitos oculares, e displasia de anca encontrados tão comumente em outras raças são muito incomuns no Braco Francês. A raça também tem beneficiado-se de sua falta de popularidade, o que significa que ela não tem sido submetida a práticas de criação comercial. Expectativa de vida varia entre 10 anos a 12 anos.

Preço

O preço médio do filhote de Braco Francês pode variar de R$ 1.500 a R$ 4.500.

Braco-Frances05

Leia Também:

 

Ler anterior

Cachorro Samoieda: Características, Preço

Ler próxima

Cachorro Cocker Spaniel Americano

Deixe um comentário

7 − 7 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!