Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro American (Bully) Pit Bull Terrier

Cachorro American (Bully) Pit Bull Terrier

Cachorro American (Bully) Pit Bull Terrier: Ao longo do século 19, criadores europeus iniciaram experimentos entrecruzando bulldogs e cães terriers, à procura de um cachorro que pudesse combinar a esportividade dos terriers com a resistência e atleticidade dos bulldogs. O resultado desse experimento foi um cachorro que reunia todas as qualidades dos grandes guerreiros: coragem, resistência e gentileza com seus familiares.

American-(Bully)-Pit-Bull-Terrier03

Origem

Mais tarde, levados aos Estados Unidos, esses cães foram utilizados em ranchos e fazendas nas mais diversas atividades, desempenhando desde funções relacionadas à caça, até mesmo ajudando na lida com o gado. Muitos exemplares da raça também eram utilizados com sucesso como cães de companhia.

Atualmente, os cães da raça American Pit Bull Terrier continuam demonstrando essa mesma versatilidade, e estão aptos a participarem de campeonatos de obediência, faro, proteção, agility e tração.

American-(Bully)-Pit-Bull-Terrier02

Características

De porte médio, o American Pit Bull Terrier é um cachorro de constituição sólida, pelagem curta e musculatura bem definida. Esta raça é poderosa e atlética. Combina resistência e atletismo com graça e agilidade.

Nunca deve ter aparência desajeitada ou com musculatura exageradamente saliente, ou ainda ossos finos e pernaltas. Acima de tudo, deve ter a capacidade funcional de ser um cão de trabalho, forte e saudável. Facilidade de respirar, equilíbrio e, harmonia de todas as partes do corpo são componentes muito importantes.

A cabeça do American Pit Bull Terrier é descrita como um elemento chave quanto ao tipo da raça. É grande e larga, dando impressão de grande força, sem ser desproporcional ao tamanho do seu corpo. Apresentam um focinho largo, com trufa grande, narinas largas e bem abertas, possuindo três principais cores de narinas: Black Nose (Narina Preta), Red Nose (Narina Vermelha) a mais popular da raça no Brasil e, Blue Nase (Narina Azul-Cinza).

Os olhos têm tamanho médio, de formato redondo ou amendoado. Todas as cores são aceitas, exceto o azul. As orelhas são inseridas altas, portadas semi-eretas.

A pelagem lisa e brilhante é bem assentada ao corpo e, moderadamente áspera ao toque. Apresenta-se em todas as cores e marcações; qualquer cor ou distribuição de cores, bem como qualquer combinação são igualmente aceitas. O American Pit Bull Terrier é ao mesmo tempo forte e ágil. O peso e altura individuais são menos importantes do que a proporção certa entre os dois. Um equívoco muito comum é que eles são musculosos pesando em torno de 39 kg ou mais.

 

Peso:Macho de 15 kg a 34 Kg

Fêmea de 13 Kg a 25 Kg.

Altura:Macho de 45 cm a 53 cm

Fêmea de 43 cm a 50 cm.

Grupo:Grupo 11 Raças Não Reconhecidas pela FCI
Funções:Companhia e guarda
Grau de Atividade:Alta
Pêlo:Curto e brilhante
Cor:Todas, exceto o merle
Nome de Origem:American Pit Bull Terrier
Pais de Origem:Estados Unidos
Registro FCI: Ainda não reconhecido pela FCI

American-(Bully)-Pit-Bull-Terrier-01

 Temperamento

A raça apresenta ser bastante fiel e apegada ao seu dono. Ao contrário do que muitos pensam, costumam ser bastante amigáveis com os seres humanos. Comportamento agressivo com o ser humano não é característico da raça, portanto, é altamente indesejável de acordo com o padrão oficial da raça.

Como a maioria dos cães da raça American Pit Bull Terrier apresenta algum nível de agressividade em relação a outros cães, é uma raça destinada a proprietários experientes, capazes de ensinarem e, socializarem os cães de maneira adequada. É admirável o carinho deles com as crianças e, sua docilidade, até mesmo com pessoas estranhas, o que não faz da raça a mais indicada para guarda de propriedade.

American-(Bully)-Pit-Bull-Terrier

Curiosidades

No Brasil é mais conhecido apenas como “Pit Bull”. Aqui é uma raça bastante popular e, numerosa com um grande número de criadores e, proprietários. Os primeiros exemplares chegaram entre o final dos anos 1970, no Rio Grande do Sul através de Rui Brossard, e início dos anos 1980 no Rio de Janeiro. Em São Paulo, só em 1986 é que foi importado o primeiro exemplar, era um macho chamado Playboy.

Dicas

Quando confinado em um espaço muito pequeno e/ou fechado pode desenvolver a depressão de isolamento que pode gerar problemas no comportamento do cão. A grande popularidade da raça leva constantemente à realização  cruzamentos inescrupulosos, o que pode resultar em cães com desvio  comportamento.

Em geral, o temperamento de qualquer cão divide-se em dois tópicos: o instinto que é a aptidão do cão para algumas funções como caça, pastoreio, guarda, etc; e o comportamento que são as atitudes de personalidade dele que são adquiridas no meio onde ele vive. Portanto deve-se saber que o Pit Bull tem o instinto para atividades de resistência física (esportes, por exemplo), usado erroneamente por pessoas em rinhas; e instinto para caça de pequenos animais, herdado de seus ancestrais terriers. Muitas vezes a culpa de um cão ficar agressivo é do próprio dono que não sabe lidar com o animal, tratando-o de forma irresponsável e, fazendo-o perder a confiança em humanos. O desvio de comportamento pode surgir em cães mestiços ou em filhotes de cruzamentos inescrupulosos.

Hoje pode adaptar-se a qualquer atividade sadia, que não seja a rinha, como por exemplo, o Pit Gameness, provas de trabalho e, obediência como Agility, Schutzhund e, exposições de beleza.

Saúde

O Pit Bull é um cão bastante rústico e resistente, porém pode sofrer com alguns problemas de saúde. Entre esses problemas se destaca a alergia, ele é muito sensível a pulgas, pólen de plantas, etc. Estes problemas afetam principalmente cães red nose (narina vermelha) e/ou de pelagem branca. A sarna demodécica também pode acometer alguns cães. Assim como em grande parte dos cães de médio a grande porte, o Pit Bull também pode sofrer com displasia coxofemoral.

Expectativa de vida varia de 10 anos a 13 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 1.500 a R$ 5.500.

American-(Bully)-Pit-Bull-Terrier04

 

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro com Epilepsia (Convulsão) O que fazer?

Ler próxima

Cachorro com Falta de Ar: O que Fazer?

Deixe um comentário

dois × um =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!