Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Border Collie: Preço de Filhotes, Temperamento

Cachorro Border Collie: Preço de Filhotes, Temperamento

Tido como o cachorro mais inteligente do mundo, o Border Collie é uma raça que surpreende pela sua facilidade de aprendizado em um adestramento, veja nesse post suas características, temperamento, preço dos filhotes, dicas e cuidados que o cão precisa.

Cachorro Border Collie: Preço de Filhotes, Temperamento

Origem

A raça Border Coliie é o resultado de mais de um século de criação de cães com a função de pastor de ovelhas na Inglaterra. A maioria dos cães daquela época era barulhento e tinham o costume de mordiscar e latir para as ovelhas durante o trabalho. Em 1873, aconteceu a primeira competição com muitos cães pastores afim de solucionar essas questões, por que as ovelhas acabavam se machucando muito com a brutalidade desses cães. E um cachorro chamado Hemp, considerado o pai do Border Collie, chamou muita atenção por causa do seu jeito de pastorar as ovelhas, ao invés de latir, mordiscar e até mesmo ser agressivo com elas, ele simplesmente ficava parado a frente das ovelhas tranquilamente e usava intimidação para conduzi-las a fazer o que ele queria, o sucesso do cachorro Hemp foi tão grande que gerou um grande número de descendentes.

Em 1906, o primeiro padrão foi estabelecido, mais ao contrário das outras raças, o Border Collie não obteve padrões físicos, essa raça era baseada e padronizada pelas habilidades de trabalho no campo. Essa foi a diferença que padroniza os Borders Collies até os dias de hoje. Na verdade, naquela época os cachorros eram chamados de Sheepdogs (pastores de ovelhas).

A mudança do nome e o registro aconteceu em 1915, dando uma referência na sua origem das fronteiras inglesas e escocesas. Logo depois, o Border Collie chegou à América conquistando rapidamente os criadores de ovelhas pela sua técnica de trabalho e capacidade de obediência. Em 1995, a AKC reconheceu a raça Border Collie e a raça entrou no círculo de exposições.

Com o passar dos anos a raça começou a ser conhecida pelo mundo todo, no Brasil a raça foi conhecida depois que começou na televisão como por exemplo em reclames da Unibanco e lançamento do filme Babe, o Porquinho Atrapalhado.

Cachorro Border Collie: Preço de Filhotes, Temperamento

 

Características

O Border é um cachorro considerado de médio para grande porte, onde o macho pode medir em média de 50 a 58 cm e pesar 13 a 20 kg, a fêmea um pouco mais baixa chegando a medir de 45 a 53 cm e chegando a pesar até 20 kg,

Existem dois tipos de Border Collie,de acordo com o tamanho do pelo. Um deles o tamanho do pêlo pode chegar a (7 cm de comprimento), a outra espécie de Border o pêlo pode chegar a 3 cm de comprimento. A cor da pelagem dessa raça é sempre uma combinação de branco e preto, branco e marrom.

Peso:De 15kg a 20kg
Altura:Macho: de 50cm a 55cm
Fêmea: de 47cm a 52cm
Grupo:Grupo 1 – cães pastores
Funções:Companhia e pastor
Grau de Atividade:Alto
Pêlo:Pêlo Semi longo: Semi longo denso e de textura média, com sub pêlo macio. Juba, culotes e cauda em píncel
Pêlo curto: Curto denso e de textura média, com sub pêlo macio.
Cor:Marcas brancas no ventre, colar, patas, ponta da cauda e focinho. A cor mais comum é o preto mas também apresentar outras cores.
Nome de Origem:Border Collie
Pais de Origem:Grã-Bretanha
Registro FCI:297

 Cachorro Border Collie: Preço de Filhotes, Temperamento

Temperamento

Um cachorro desse porte esta cheio de energia e precisa praticar muito exercício, caso contrario acabará destruindo a casa. Os exemplares de Border Collie são muito amáveis e leais ao seu dono, costumam ter uma boa relação de amizade com outros cachorros, mais são ariscos e protetores de seu espaço com estranhos.

Curiosidades

Por se tratar de um cão muito ativo, estes cães participam de competições de agillity, tendo uma modalidade exclusiva da raça, devido a sua superioridade no desempenho físico perante outras raças.

Dicas

Por ser um cão pastor de ovelhas, tem uma energia muito grande, muito ativo. Este peludo precisa ter espaço pra correr e se exercitar, caso você more em apartamentos ou em alguma casa que não tenha muito espaço, pratique caminhada diaria de 30 a 40 minutos.

Essa raça precisa de banhos quinzenais ou a cada 20 dias (não é aconselhado dar banho toda semana), e caso seja a espécie de Border Collie que tenha os pêlos longos, é aconselhável que além do banho, escove ele diariamente para evitar o acumulo de sujeira e os nós entre os pêlos, escove sempre com escovas próprias para remoção do pelo morto.

Saúde

O Border Collie tem uma expectativa de vida que gira em torno de 10 a 14 anos, é um cachorro que ao longo da sua vida pode desenvolver problemas nos quadris como a Displasia coxo-femural (anomalia no encaixe do fêmur e do quadril), e nos olhos como por exemplo CEA ( Anomalia do Olho do Collie), que seria um deslocamento da retina, resultando em sangramentos e cegueira.

Preço

Um filhote de Border Collie varia em média R$ 1.300,00 a R$ 2.800,00

Cachorro Border Collie: Preço de Filhotes, Temperamento

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Boxer: Preço, Temperamento

Ler próxima

Cachorro Maltês: Preço, Temperamento e Cuidados

Deixe um comentário

18 − 15 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!