Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro com Intestino Preso: Sintomas, O que fazer?

Cachorro com Intestino Preso: Sintomas, O que fazer?

Assim como acontece com nós, os cachorros também ficam com o intestino preso e isto traz grande transtorno para eles, veja aqui os sintomas e o que fazer caso isso ocorra. A constipação é um problema muito comum entre os cães e são vários os motivos que ocasionam o problema, por exemplo, algum medicamento que o animal está fazendo uso, falta de atividade física, uma dieta pobre em fibra, tudo isto faz com que seu pet fique com o intestino preso.

Cachorro-com-dor02

Nos casos mais leves o cãozinho com intestino preso pode ser tratado com remédios caseiros mesmo, entretanto nos casos de uma constipação mais severa então é preciso contar com a ajuda de um veterinário. O principal sintoma que indica que o cachorro está com intestino preso é o grande esforço feito para defecar e as fezes sempre são ressecadas e pequenas. Também é possível observar algumas pequenas fezes grudadas próximas ao ânus do cão, ainda mais se for um de raça que apresente pelos mais longos.

Se você observar que seu cachorro está fazendo um esforço muito grande para defecar é bem provável que ele esteja com desconforto e até sentindo dor, mas cuidado com os sintomas de uma constipação intestinal pode ser confundindo com os de outras doenças, entre elas a infecção urinária. Por isto é importante a visita ao veterinário, pois ele saberá detectar qual é o verdadeiro problema e aí dar início ao tratamento correto.

Cachorro-com-dor

Se o dono do animal demorar a perceber os sintomas, o cachorro pode acabar perdendo o apetite e apresentar vômitos, por isto é importante observar sempre o comportamento do cão.

Há casos em que se faz necessário limpar o ânus do cachorro, o que para muitas pessoas é bem desagradável, mas esta atitude poderá ser necessária, ainda mais se houver algum resto de fezes na região. Utilize luvas de látex e também uma tesoura se o cão tiver pelos mais longos, desta forma você irá apará-los um pouco no local.

Também pode fazer a limpeza molhando o local com um pouco de água morna e sabão. Pode-se usar um pano para fazer a limpeza e depois jogá-lo fora. Tenha cuidado na limpeza, porque a região já está sensível e dolorida por causa do esforço feito para defecar.

Os medicamentos via oral devem ser utilizados para prevenir, porque podem demorar dias até chegar ao local desejado, mas depois que a constipação já se instalou então é preciso tomar outras providências. O veterinário deverá prescrever um laxante ou então um medicamento para amolecimento das fezes e isto já facilitará bastante para o cãozinho.

Cachorro-com-dor03

Lembre-se que o medicamento utilizado por nós, humanos, nem sempre devem ser dados ao cachorro. O veterinário é quem vai avaliar a raça, idade e até mesmo o peso do cão para indicar o medicamento na dosagem certa. A alimentação do cão também deverá ser modificada, é preciso incluir alimentos mais saudáveis. Passe uma lista completa para o veterinário de tudo que você dá para seu cachorro comer e ele vai lhe dizer o que deve ser eliminado e o que precisa ser incluído.

E comece a levar seu cão para praticar atividade física, deixe-o brincar em locais mais espaçosos, dê a ele alguns brinquedos e até mesmo uma bolinha. Você irá se divertir com seu amigo e estará o ajudando a prevenir não só a constipação intestinal como muitas outras doenças.

Cachorro-com-dor01

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro com Hemorragia: O que fazer?

Ler próxima

Cachorro Mastim Napolitano

Deixe um comentário

11 + 7 =

patricia fidelis
Meu cão esta a quatro dias sem evacua. O que fazer?
novembro 8, 2017 8:37 pm

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!