Guia de Raças

Cachorro Greyhound (Galgo Inglês)

O cachorro Galgo inglês (em inglês: Greyhound) é uma raça canina oriunda do Reino Unido, também conhecida por ser a mais rápida do mundo, chegando a atingir os 72 km/h, veja abaixo mais curiosidades e características de esse lindo cão…

Greyhound-01

Origem

Galgo inglês (em inglês: Greyhound) é uma raça canina oriunda do Reino Unido, também conhecida por ser a mais rápida do mundo, chegando a atingir os 72 km/h. Sua origem é antiga e ainda incerta: seus ancestrais, entre eles a provável presença do Pharaoh hound, teriam vivido no Oriente Médio, e na Ásia nos idos de 7 000 a.C. Desenhos de cachorros deste tipo têm sido encontrados nas paredes de tumbas do Egito Antigo, datando de datas longínquas.

O nome Greyhound também não fornece pistas adicionais para que entenda-se sua origem, uma vez que o “hound” é um vocábulo genérico que refere-se a diversos cachorros nobres, sabujos e lebréus. O “Grey” poderia ser tanto uma referência à sua cor (cinzento) quanto uma derivação do Greek (grego), remetendo-se à sua origem, uma vez que durante muito tempo supôs-se que os Galgos foram originados na Grécia.

Estabelecida como raça na Grã-Bretanha durante o período saxônico, foi inicialmente usada para caçar lebres, agora conhecida, internacionalmente, como atlética em virtude de seu físico aerodinâmico. Bastante usados nas corridas de apostas, muitos são abandonados em abrigos quando incapazes de correr.

Por volta do século XVI, os ingleses passaram a usar os cachorros em disputas de velocidade, criando assim um novo, e muito popular esporte: a corrida de cachorros, que atingiu seu ápice no século XVIII e XIX, quando o esporte ampliou-se de forma bastante sensível por toda a Inglaterra, dando origem a inúmeros clubes especializados em promover corridas, e agregando novos criadores da raça. Com o passar do tempo, as corridas também espalharam-se por outros países, e foram modernizadas com o uso de iscas mecânicas. Mas as mesmas corridas que incentivam a criação da raça, são combatidas ferozmente por diversas entidades que procuram evitar o sacrifício dos cachorros após sua curta carreira.

Nos Estados Unidos, existem dezenas de entidades, e grupos de proteção que procuram novos lares para os cachorros aposentados em pista. Estima-se que duas das maiores entidades doem, ao ano, cerca de 7.000 cachorros.

No Brasil, talvez por seu tamanho, os Greyhounds são menos populares que outras raças ‘aparentadas’, como o Whippet. Um dos primeiros entusiastas da raça foi Santos Dummont, que trouxe seus exemplares da França. Os primeiros criadores da raça iniciaram sua criação no Brasil nos anos 40, no Rio de Janeiro.

Greyhound

Características

De construção forte, aprumado, de generosas proporções, demonstra espetacular força muscular, com formação simétrica. Apresentam uma cabeça de forma alongada, moderadamente larga, focinho de maxilares poderosos, bem cinzelados, e stop ligeiro. Os olhos demonstram ar inteligente, são brilhantes, de forma oval, inseridos obliquamente, e preferencialmente apresentando cor escura.

As orelhas são pequenas, de textura fina, em forma de rosa. Uma das características típicas desta raça, assim como de outros cachorros lebréis, é o longo e musculoso pescoço, elegantemente arqueado, e bem inserido nos ombros. A cauda é longa, mais grossa na raiz, inserida e portada baixa, ligeiramente curvada.

A pelagem desta elegante raça é curta, fina e bem fechada. De acordo com o standard internacional da raça Greyhound, as cores aceitas são o preto, branco, vermelho, azul, fulvo, castanho claro, tigrado, ou qualquer uma destas variedades com partes brancas.

De grande porte, o tamanho dos machos pode variar entre 71 cm a 76 cm, enquanto as fêmeas devem apresentar 68 cm a 71 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Podem chegar a pesar 32 kg.

Peso: Aproximadamente Macho de 27 kg a 40 kg e Fêmea 27 kg a 34 kg
Altura Aproximadamente Macho de 71 cm a 76 cm e Fêmea de 68 cm a 71 cm
Grupo:  10 – Cachorros Lebréis
Funções: Cachorro de corrida e companhia
Grau de Atividade: Médio
Pelo: Curta e fina
Cor: Preto, branco, vermelho, azul, fulvo, castanho claro, tigrado, ou qualquer uma destas variedades com partes brancas
Nome de Origem: Greyhound
Pais de Origem:

Grã-Bretanha

Registro FCI:

Greyhound-02

Temperamento

Normalmente é um exemplar bastante tranqüilo e discreto. Muito silencioso, dificilmente late para estranhos, e mesmo que não faça o tipo grudento, é um cachorro que tem uma relação bastante estreita com seus donos.

Sua relação com crianças, desde que seja habituado desde cedo com elas, é muito boa. Mas cocô é independente, e reservado não costuma participar de brincadeiras abrutalhadas. Com pessoas desconhecidas, é reservado, e até mesmo tímido.

A personalidade desta raça é qualificada como calma, o que torna-o um apreciado cachorro de companhia, ainda que seu adestramento seja classificado como de dificuldade moderada.

O standard descreve o Greyhound como um cachorro inteligente, gentil, afetuoso, e com temperamento equilibrado, dotado de notável vigor, e resistência física.

Curiosidades

A maioria dos Galgos que são considerados “terminados” pode viver até 10 anos mais fora de sua vida como um corredor.

Dicas

Apesar de ter sido originalmente desenvolvido para a caça. E posteriormente para as corridas, é um cachorro muito dócil, e apegado aos seus donos. De índole tranquila, e baixa atividade, seu instinto de caçador, e atleta é bastante forte, fazendo com que deva ser exercitado pelo menos 3x ao dia, e jamais deixado solto numa área não cercada.

Em tratando-se de cachorros lebréis, sempre podemos considerá-los de adestramento moderadamente difícil, especialmente para donos menos experientes. Com esta raça especificamente, não é diferente. Dotado de um comportamento de certa forma independente, o Greyhound pode mostrar-se teimoso durante o treinamento, e certamente responderá melhor aos métodos de adestramento que utilizam o reforço positivo.

Na classificação do pesquisador Stanley Coren, em seu livro ‘A inteligência dos Cães’, o Greyhound ocupa a 46. posição entre as 133 raças pesquisadas. Sua personalidade independente rendeu-lhe a fama de ser teimoso, e impossível de adestrar. No entanto, com o adestramento correto, e a participação de seu dono, é um cachorro que aprende com relativa facilidade.

Greyhound-04

Saúde

Apesar de sua aparência esguia e longilínea, é um cachorro forte e resistente e, uma vez que receba alimentação adequada, e exercícios freqüentes, dificilmente terá problemas graves de saúde, sendo uma das poucas raças em que a incidência de displasia coxo-femural é mínima.

Alguns estudos apontam uma maior sensibilidade às anestesias e às coleiras anti-pulgas convencionais. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 14 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 1.500 a R$ 3.000.

Greyhound-07

Leia Também:

Aqui você encontra tudo para o seu pet.

Pets Perdidos Adoções
Pets Perdidos Achados
Pets Perdidos Perdidos
Pets Perdidos Forum
Pets Perdidos Encontros
Pets Perdidos Serviços
Dra Talita Dal Evedove Lopes. CRMV-SP 26.406

Dra Talita Dal Evedove Lopes, Médica Veterinária (CRMV-SP 26.406)

Formada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2009, pós graduada em clínica médica de pequenos animais, especializada em Acupuntura Veterinária, Homeopatia Veterinária, Floral e Reiki Veterinário.
Médica Veterinária do Centro Veterinário Manuel Lopes.
Responsável pelos conteúdos técnicos do Encontros Pet.
Envie sua duvida pra gente: veterinaria@encontrospet.com.br

Encontros Pet

Comentários