Guia de Raças

Cachorro Otterhound (Cão de Lontra)

O cachorro Otterhound, chamado também de cão de lontra nos países lusófonos, é uma raça conhecida no Reino Unido há cerca de mil anos, veja abaixo suas principais características, temperamento, preço dos filhotes, curiosidades e dicas para donos ou para quem deseja ter esse lindo cão.

Otterhound-04

Origem

O Otterhound, chamado também de cachorro de lontra nos países lusófonos, é uma raça conhecida no Reino Unido há cerca de mil anos. Um cachorro de linhagem antiga,  originário da Grã-Bretanha. Como todos os cachorros dotados com um passado longínquo, a história dele é incerta, e ilustrada de diferentes maneiras. Alguns entendidos situam-no no ano mil, e revelam-nos que foi um primitivo cachorro de matilha. Outros, porém, defendem que surgiu graças aos cruzamentos efetuados entre Bloodhound, com Terries de Pelo de Arame, e Griffons. Existe também a perspectiva que descendem do Southern Hound, e do Griffon francês. Alguns documentos antigos provam que, pelo menos, existiu um cachorro muito parecido com este no séc. XII e XIII.

Este cachorro foi utilizado para a caça da lontra, atividade que tornou-se importante para proteger a população dos rios. O seu excelente faro, e habilidade para nadar, tornaram-no relativamente popular.

No início do séc. XX esta raça foi exportada para os EUA, participando pela primeira vez numa exposição do Kennel Club americano, em 1907. Neste país, a sua criação foi implementada pelo Dr.Hugo Mouat, um veterinário. Em 1960, é fundado o Otterhound Club of America.

Com o despontar da I Guerra Mundial, a população de Otterhound, na Inglaterra, diminuiu drasticamente. Paralelamente, a crescente poluição das águas, e o reduzido número de lontras, fez com que, em 1978, esta prática fosse considerada ilegal, atitude tomada pelos escoceses dois anos depois. Graças aos esforços posteriormente realizados por vários criadores (entre eles os Master of the Kendal, e District Ottherhounds que criaram o Clube de Otterhound) foi possível manter esta linhagem até hoje. Porém, ao longo da história, mesmo nunca tendo sido popular em seu auge, época em que a caça à lontra ainda era permitida no Reino Unido, ainda existem criadores empenhados em salvar a raça da extinção, e apesar dos recentes esforços, é considerada a raça nativa da Grã-Bretanha com maior risco de extinção. Estima-se que há cerca de mil exemplares no mundo hoje em dia.

Atualmente desempenham o papel de cachorros de companhia, e exposição, e contam com numerosos admiradores não só na Inglaterra, mas também na Holanda, Suíça, Alemanha, Canadá, e Nova Zelândia.

Após ser apresentada nos ringues de exposição internacionais foi, em 1981, aprovado um standard da raça pelo Kennel Club britânico.

Otterhound-03

Características

Desenvolvido originalmente para caça em ambientes terrestres e/ou alagados, é um exemplar muito forte, resistente, capaz de realizar o seu trabalho por longos períodos.

De grande porte, apresenta corpo fino e bem musculado, dotado com um peito e costelas profundas e elásticas. A cabeça é imponente, bem cinzelada, dotada de pelos ásperos que formam um pequeno bigode, e barba. O chanfro é demarcado, e o nariz é comprido e quadrado. Os olhos são inseridos de forma ligeiramente profunda, e têm uma expressão inteligente, podendo variar de cor de acordo com a coloração da pelagem As orelhas são uma característica marcante nesta raça, são compridas e pendulares, inseridas ao nível do canto dos olhos, apresentando uma típica dobra, sendo cobertas de pelos, e bem franjada. Os pés são largos e têm uma membrana interdigital. A cauda de inserção alta é mantida elevada quando alerta, ou em movimento.

A sua pelagem é dupla: a camada externa é densa e áspera, e a camada interna é curta e lanosa, de forma a protegê-lo na água. Os pelos são considerados longos, podendo variar de 4 cm a 8 cm. Todas as cores dos sabujos são permitidas, incluindo o cinza, areia, vermelho, trigo e azul.

O tamanho para os machos varia entre 60 cm a 68 cm, e para as fêmeas entre 57 cm a 65 cm, medidos sempre a altura da cernelha. O seu peso oscila nos machos entre os 33 kg a 52 Kg, e nas fêmeas entre os 29 kg a 45 Kg.

Peso: Aproximadamente Macho de 33 kg a 52 kg e Fêmea de 29 kg a 45 kg
Altura Aproximadamente Macho de 60 cm a 68 cm e Fêmea de 57 cm a 65 cm
Grupo: 6 – Sabujos e farejadores
Funções: Cachorro de caça e companhia
Grau de Atividade: Média e Alta
Pelo: Densa, à prova d’agua, de textura dura, áspera, mas sem ser aramada
Cor Todas as cores dos sabujos são permitidas, incluindo o cinza, areia, vermelho, trigo e azul
Nome de Origem: Otterhound
Pais de Origem: Grã-Bretanha
Registro FCI:

Otterhound-05

Temperamento

Considerado de temperamento equilibrado, tem um caráter sereno, alegre, sem nenhum sinal de irritabilidade, muito menos agressividade, um animal incansável, resistente ao frio, e que adora água.

Um cachorro de família, por vezes considerado um pouco temperamental, o que deve-se á sua forma de ser independente. São amigáveis, mas não são dependentes, são devotos, e leais.

Se durante o seu crescimento forem educados, e habituados a estar perante presenças estranhas, tornam-se sociáveis, e amigos de outros animais de estimação, incluindo gatos. Também convém que sejam disciplinados porque podem ser um pouco destruidores dentro de casa.

É uma companhia agradável para as crianças, mas, dado o seu porte robusto, convém que os menores sejam supervisionados por questões de segurança.

Curiosidades

Poucas raças podem-se orgulhar de ter acompanhado a vida monárquica britânica ao lado dos seus principais protagonistas. O Rei Eduardo II, Henrique VI, Ricardo III, Henrique VIII, Carlos II, Eduardo IV, Henrique II, Henrique VII e, ainda, a Rainha Elizabete I, são alguns dos reis que protegeram, e promoveram a criação deste sabujo.

Otterhound-01

Dicas

O seu treino não é muito fácil, uma vez que estes cachorros foram talhados por reagir por instintos de forma autônoma, pelo que é natural que revelem-se teimosos. Gostam de ladrar e, quando soltos num jardim, é provável que comecem a esburacar o terreno.

Como é resistente ao frio, adapta-se a viver tanto no interior, como no exterior. Não são adequados para morar em um apartamento

Como são muito ativos e enérgicos, eles precisam de muitos exercícios físicos e mentais para ficarem felizes, e saudáveis. Mas quando estão correndo ou brincando ao ar livre, precisam ser vigiados, ou estarem num local seguro, pois sentirem-se um cheiro que atraem-nos, eles vão atrás.

O seu pelo deve ser escovado uma vez por semana, mas nunca devem ser cortados, lavado quando necessário, altura em que deve-se verificar o estado das suas orelhas, por forma a evitar infecções futuras. Também precisam que seus dentes sejam regularmente verificados para garantir que não há acumulo de placa bacteriana.

Otterhound-02

Saúde

Considerado bastante saudável, estão, porém registrados alguns casos de displasia da anca, problemas de visão, e de coração, que não são muitos significativos, mas requerem sempre alguma atenção. Expectativa de vida varia entre 10 anos a 13 anos.

Preço

O preço médio do filhote de cão de lontra pode variar de R$ 1.500 a R$ 3.500.

Otterhound

Leia Também:

Aqui você encontra tudo para o seu pet.

Pets Perdidos Adoções
Pets Perdidos Achados
Pets Perdidos Perdidos
Pets Perdidos Forum
Pets Perdidos Encontros
Pets Perdidos Serviços
Dra Talita Dal Evedove Lopes. CRMV-SP 26.406

Dra Talita Dal Evedove Lopes, Médica Veterinária (CRMV-SP 26.406)

Formada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2009, pós graduada em clínica médica de pequenos animais, especializada em Acupuntura Veterinária, Homeopatia Veterinária, Floral e Reiki Veterinário.
Médica Veterinária do Centro Veterinário Manuel Lopes.
Responsável pelos conteúdos técnicos do Encontros Pet.
Envie sua duvida pra gente: veterinaria@encontrospet.com.br

Encontros Pet

Comentários