Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Pastor Maremano Abruzês

Cachorro Pastor Maremano Abruzês

Cachorro Pastor Maremano Abruzês (em italiano: Cane da Pastore Maremmano- Abruzzese) é uma raça canina oriunda da Itália, há mais de 2000 anos, veja abaixo suas características, temperamento, preço dos filhotes, curiosidades e dicas para quem possuí ou para quem deseja ter esse lindo cão.

Origem

Pastor Maremano Abruzês (em italiano: Cane da Pastore Maremmano- Abruzzese) é uma raça canina oriunda da Itália, há mais de 2000 anos, este belo cachorro pastor já foi conhecido por Pastore Abruzzesse, sendo ambos considerados do mesmo padrão atualmente. Raça desenvolvida praticamente em uma única região, teve sua pureza preservada, recebendo hoje os mesmos cuidados de antigamente.

Estes nomes – Maremma e Abruzzese – pertencem a localidades Italianas que estes cachorros frequentavam em distintas alturas do ano, na companhia do rebanho que protegiam contra os pedradores. A excelência com que desempenhavam tais funções conferiu-lhes o estatuto de “Cachorro Pastor mais conhecido na Itália”. Foi precisamente na defesa dos rebanhos que distinguiu- se, já que possui uma rara habilidade para atacar em grupo, e uma bravura admirável para enfrentar lobos. Após a Segunda Guerra Mundial, foi raça difundida, sendo mais recentemente considerada como de exposição, e companhia.

Existem, porém algumas vozes que defendem que deveriam-se distinguir as duas raças, uma vez que o Maremma tinha uma pelagem mais curta e um tronco mais curto que o Abruzzese. Contudo, nos anos 50, o Kenell Club italiano atribui um standard, e um nome único para esta raça: Pastore Maremmano Abruzzese. Em 1931, o primeiro Pastor Maremma, o “Draco Castlenuova”, chegou à Grã-Bretanha. Passados cinco anos, chega a sua companheira, “Selva of Cetinale”, altura em que o Kennel Club britânico reconhece, e registra esta raça.  Uma vez dado este passo, foi iniciado, em 1938, o programa moderno de criação que durante a II Guerra Mundial, ficou praticamente restrito aos netos daquele casal de cachorros pastor.

O primeiro clube desta raça (o Maremma Sheepdog Club of Great Britain) viria a surgir já em tempos de paz, em 1950. Nos anos 70, esta espécie chegou aos EUA, graças à criação de um programa no Hampshire College in Amherst  que promovia a importação de espécies estrangeiras. Apesar de não serem deste país, uma raça muito divulgada, a verdade é que adquiriram diversas funções, entre as quais se destacam as de guarda e proteção do território contra os coiotes, ursos e lobos. Na Austrália (aonde chegou à década de 80), protege as alpacas, renas, avestruzes e aves de criação.

Esta raça antiga de cachorros que guardavam rebanhos deriva de cachorros pastores, que ainda são usados nos Abruzzes, onde a criação de ovelhas ainda prospera, e também de cachorros pastores antigos que existiam na região da Toscana e do Lazio. Particularmente após a década de 1860, com a migração sazonal dos rebanhos de uma região para outra, o cruzamento entre as duas raças primitivas foi naturalmente favorecido.

Características

Fisicamente é um canino de grande porte, e de aspecto rústico, de tronco mais longo que a altura. A cabeça é plana, cônica, e ligeiramente grande em proporção com o corpo. O perfil tem linhas convexas, e a chanfrada nasal pouco acentuada. Os olhos serenos são de tamanho médio, e cor castanha, ou ocre. As orelhas são pequenas, e em forma de “v” – não podendo nunca ter as pontas arredondadas, como ocorre em algumas outras raças de cachorros – e pendentes, inseridas bastante altas em sua cabeça.

O stop é levemente acentuado. O porte deste revela uma constituição robusta, já que possuem membros bem desenvolvidos, patas grandes e arredondadas, e uma ossatura forte. A sua cauda por outro lado é inserida baixa, com uma grande quantia de pelos, podendo chegar até a parte de baixo de seu jarrete, sem possuir nenhum tipo de franja. Quando está em repouso, a cauda deve ficar pendente em relação ao seu corpo, porém em movimento ela deve ser portada na linha do dorso.

São cobertos por uma pelagem branca, cumprida, bastante espessa, um pouco áspera, e ligeiramente ondulada.

Os cachorros machos devem apresentar entre 65 cm a 73 cm, e as fêmeas de 60 cm a 68 cm, sempre medidos a altura da cernelha. O peso não deve ultrapassar os 45 kg (machos) e de 40 kg (fêmeas).

Peso:Aproximadamente Macho e Fêmea de 30 kg a 45 kg
AlturaAproximadamente Macho de 65 cm a 73 cm e Fêmea de 60 cm a 68 cm
Grupo: 1 – Cachorros pastores e boiadeiros
Funções:Cachorro de guarda, e de rebanho
Grau de Atividade:Média
Pelo:Cumprida, bastante espessa, um pouco áspera, e ligeiramente ondulada
CorBranca
Nome de Origem:Pastor Maremano Abruzês
Pais de Origem:Itália

 

Temperamento

Assim como o Kuvasz, o Cuvac, e o Pastor de Tatra, seus parentes mais próximos, o Pastor Maremano Abruzês é um guardião nato, feroz, e corajoso. Talhado para o trabalho, concentra-se acima de tudo nas suas funções, com uma postura calma e orgulhosa.

Um animal com um caráter forte, independente, e devoto às tarefas de proteção, defende o rebanho (e a sua família) com agilidade, força, e lealdade. Ao mesmo tempo, é um cachorro de caráter dócil, que adora a sua família, e relaciona-se muito bem com as crianças. Apesar de não gostar de ser tratado como um brinquedo, o cachorro dessa raça é bastante tolerante, e paciente com as travessuras das crianças. Perante estranhos, torna-se desconfiado e observador, pelo que convém que seja apresentado de forma amigável.

Não espere-se por isso encontrar aqui um animal doméstico submisso, dependente do seu dono, é muito exigente em atenção. A educação deste animal deve ser dada por um dono experiente, que saiba ter um papel dominante, e seja consistente nos seus ensinamentos.

Curiosidades

Embora seja visto regularmente na Grã-bretanha, essa raça ainda é rara em países fora da Itália. Não é uma raça muito propensa ao treinamento de obediência, mas é um excelente guarda para rebanhos.

Dicas

Não são exemplares aptos a viver em apartamentos, nem em locais cujo clima seja quente.

A prática de exercício físico é bastante exigente nesta raça. O ideal é que saia mais de três vezes por dia e que, numa das quais, possa correr livremente.

Relativamente à manutenção do seu pelo. É aconselhável uma escovagem regular, por forma a eliminar o pelo morto, e a estimular o seu crescimento. Os banhos normalmente são dispensáveis.

Ler anterior

Novidades do EncontrosPet

Ler próxima

Flat Coated Retriever: Preço, Características

Deixe um comentário

quatro × 4 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!