Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cavalo Árabe: Preço, Características

Cavalo Árabe: Preço, Características

O Cavalo Árabe (em árabe: الحصان العربي ; ḥiṣān ʿarabī), também chamado Puro- Sangue Árabe, é uma raça eqüina, originada na Península Arábica, veja abaixo algumas características, curiosidades e preço desse lindo animal.

Cavalo-Arabe-01

Origem

O Cavalo Árabe (em árabe: الحصان العربي ; ḥiṣān ʿarabī), também chamado Puro- Sangue Árabe, é uma raça eqüina, originada na Península Arábica. Formados pela tribo dos Beduínos, oriundo dos cavalos nativos selvagens do Deserto da Arábia, muitos árabes ricos e sacerdotes islâmicos adoravam criar esta raça, pois acreditavam que descendem de 5 éguas que o Profeta Maomé as abençoou durante uma viagem pelo deserto da Arábia, quando estas deixaram de ir ao oásis para matar a sede e ficaram perto do Profeta; um peculiar formato do crânio e da cauda, é uma das mais facilmente identificáveis raças de cavalo do mundo, sendo também uma das mais puras e antigas raças eqüinas, com evidências arqueológicas que remontam a cerca de 2500 a.C.

As origens não são de todo conhecidas e por isso, é um assunto que origina muitos debates. Mas uma coisa é certa em todas as teorias da sua evolução: esta raça é muito antiga, provém do Oriente e foi criada em zonas desérticas ou semidesérticas. Sendo eles os pais de todas as raças, e o sangue dos seus gloriosos antepassados corre nas veias de quase todas as raças de cavalos modernos. Difundiu-se pelo mundo mediante a guerra e o comércio, sendo usado para melhorar outras raças, dando-lhes maior agilidade e velocidade sendo fundamental na formação das raças de cavalo Puro-Sangue Inglês, Lipizzan, Andaluz e o Mangalarga, entre outros.

O deserto moldou o cavalo Árabe, durante a dinastia dos Califas de Bagdade. Durante quase mil anos de vida nômade, em meios hostis foi-se transformando. A vida ao lado dos beduínos converteu-os em especialistas em correr longas distâncias em pouco tempo. Foi assim que ganhou a sua velocidade e robustez.

Cavalo-Arabe

Características

O Cavalo Árabe é a mais harmoniosa das raças. As características mais destacáveis desta raça são o seu pelo sedoso, o seu pescoço arqueado com uma cabeça particularmente expressiva e um perfil côncavo. O nariz e as orelhas são pequenos, e os seus olhos grandes, sempre de cor negra, rodeado por uma pele muito fina nas pálpebras. O seu peito é firme e descoberto, as suas costas são mais curtas e amplas, e a sua traseira é alta e também firme. A sua grande mobilidade é graças ao arco que forma-se ao unir a cabeça e o pescoço, chamado “mitbah”, o que facilita mudar de direção com agilidade e rapidez. O seu andar é característico de forma que consegue saltar algo com a cabeça erguida. Na pista, a elegância a galopar faz com que seja maravilhoso contemplar-lhe.

Possui um porte médio de 1,40 m a 1,58 m na cernelha, e a sua pelagem pode ter qualquer tipo de cor, sendo o preto uma cor rara de se encontrar-se.

Peso:Aproximadamente Macho e Fêmea de 450 kg
AlturaAproximadamente Macho e Fêmea de 1,40 m a 1,58 m
Funções: Equitação e Esporte
Pelo:Sedoso
Cor:Alazão, tordilho, castanho e o preto
Nome de Origem:Cavalo Árabe
Pais de Origem:Península Arábica

Cavalo-Arabe-04

Temperamento

De porte médio, o Árabe é um cavalo rústico, mas ao mesmo tempo delicado e dócil, muito inteligente, fogoso, de vivacidade marcante, corajoso, leal. São rápidos, manejáveis, valentes e resistentes.

Curiosidades

Uma curiosidade é o fato de ele ter uma formação óssea peculiar, com dezessete costelas, enquanto as outras raças têm dezoito, cinco ossos lombares, e nos outros cavalos são seis, e ele tem dezesseis vértebras, quando o normal é dezoito.

O Árabe foi à espécie escolhida pelos Europeus para melhorar as raças continentais, utilizando Árabes garanhões com éguas Européias. Os beduínos contavam muitas lendas sobre os cavalos, eles pensavam que estes animais eram uma oferenda de Alá. E, um dos mitos mais belos, conta que Alá criou o deserto, o vento do sul e o cavalo, que tinha a possibilidade de voar sem asas.

Lenda do Cavalo Árabe: Alá disse ao Vento Sul: “Transforma-te em carne sólida, pois de ti farei uma nova criatura, para a honra do Meu Sagrado Senhor e a desonra dos Meus inimigos, e para ser um criado daqueles que estão sujeitos a Mim”. E o vento Sul respondeu: “Senhor, assim se faça por Vós”. Então Alá tomou um punhado do Vento Sul e o assoprou, criando o cavalo e dizendo: “Teu nome será Árabe, e a virtude estará no pêlo de teu topete e a pilhagem estará em teu dorso. Tenho preferido a ti entre as bestas de carga, pois fiz de teu patrão teu amigo. Dei-te o poder de voar sem as asas, Lenda seja numa investida violenta como numa retirada. Colocarei homens em teu dorso, cuja honra e louvor sejam a Mim dirigidos e que cantem Aleluia em Meu nome”.

Dicas

O seu desafio favorito é o da resistência onde monopoliza os primeiros lugares do pódio. Não é raro ver um cavalo Árabe em provas de salto de obstáculos.

Como em outras raças, a quantidade dos pelos depende do clima. Como defesa natural contra o frio, os pêlos ficam mais volumosos no inverno, e costumam tornarem-se ralos no verão.

Todos os cavalos necessitam de uma limpeza freqüente, quer estejam no estábulo ou no campo, para que permaneçam saudáveis. Os cuidados com sua manutenção são simples, como banhos semanais e, nutrição adequada. E isso implica cuidar da pele, pelo e pés do animal. A limpeza deve ser feita antes de montar o cavalo. Embora seja suficiente “sacudir o pó” antes do exercício, deve tentar aprofundar a limpeza do cavalo sempre que puder.

Para dar uma maior sensação de segurança, a limpeza deve ser feita em locais bem iluminados. E mais, a limpeza do corpo do cavalo deve começar com uma boa escovada, muito útil para remover lama e marcas de suor. Além disso, segundo especialistas, a escova ativa a circulação sanguínea e liberta a tensão dos músculos. O mais recomendado é que use-se escovas de borracha. A escovação geralmente deve ser feita em círculos. Entretanto, a área com ossos salientes é particularmente sensível, por isso, as passagens com a escova devem ser mais leves. Comece no topo do pescoço e com movimentos no sentido ante horário vai descendo até a cernelha. Depois vem o dorso e finalmente a garupa. Se pudesse falar, com certeza seu cavalo agradeceria.

Já os animais de competição passam por um tratamento de beleza que inclui aplicação de óleo, talco, e um gel para destacar os olhos, shampoo e creme rins.

Cavalo-Arabe-03

Saúde

Raça de cavalo que caracteriza-se pela sua boa saúde, inteligência e beleza.

Preço

O preço do cavalo árabe pode variar muito, encontramos anúncios entre R$10.000 até R$25.000,00.

Cavalo-Arabe-02

Leia Também:

Ler anterior

Cobra Cascavel: Curiosidades e Características

Ler próxima

Cobra Jararaca: Curiosidades e Características

Deixe um comentário

3 × 4 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!