Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cavalo Bretão: Preço, Características

Cavalo Bretão: Preço, Características

Bretão é uma raça de cavalo de tração desenvolvida na região francesa da Bretanha, a partir de outras raças robustas de cavalos, algumas delas datando de milhares de anos e já inexistentes, veja aqui o preço e características desse lindo animal.

Bretao

Origem

Bretão é uma raça de cavalo de tração desenvolvida na região francesa da Bretanha, a partir de outras raças robustas de cavalos, algumas delas datando de milhares de anos e já inexistentes, como o Bidet e o Bidet Bretão. Além disso, o cavalo Bretão é resultado de cruzamentos de muitas outras raças européias e orientais.

Existem três subtipos distintos de Bretões, cada um originário de diferentes regiões da Bretanha. O Bretão Corlay, ou ainda Bretão “Petit Trait” é o menor deles, e encontra-se quase extinto. É geralmente utilizado para atividades mais leves ou para montaria. O Bretão Postier é muito utilizado para puxar veículos, e tarefas relativamente leves nas fazendas. O Bretão de tração (em francês: Trait Breton) é o maior dos subtipos, e é geralmente usado para os trabalhos mais pesados.

Suas características começaram a ser delineadas já na Idade Média, nos século XII e XIII, através de cruzamentos dos pequenos cavalos “Bidets”, que os Celtas trouxeram naquela época para a Bretagne, com os cavalos de raça Oriental. Esses cruzamentos fortaleceram a estrutura dos Bidets que foram reproduzindo-se nativamente pelos campos da Bretagne, e que sofreram também introdução de sangue de cavalos Ingleses, Irlandeses, Espanhóis e Húngaros.

Nesta época foram criados os Haras Nacionais e Napoleão decretou a melhora de todos os cavalos franceses, selecionando os mais fortes e rústicos para sua guerra, fosse para sela, fosse para tração de sua artilharia, e assim começaram os controles genealógicos das raças eqüinas na França.

Os Cavalos de Tração Bretões começaram a ter seu padrão reconhecido ao redor de 1830, e o primeiro tipo reconhecido de cavalo de tração na Bretagne teve a denominação de Bidet Breton. O Bidet ainda sofreria influência da raça Ardennais, e na metade do século XIX, a influência da raça Percheron, buscando mais altura, mas cujos resultados não agradaram, e saíram aos poucos do selecionamento, então  procurou-se outra raça que agradasse mais aos criadores locais, e aí escolheram garanhões ingleses da raça Norfolk, que então, formaria o Trait Postier Breton, com andamentos mais enérgicos, mais altos, com maior distinção, e mais finos de ossatura.

No início do século XX, no ano de 1901, foram os Postiers ou também chamados Norfolk Bretons que iniciaram o sucesso e o início da reputação internacional do Cavalo de Tração Bretão.

Em 1909, os verdadeiros selecionadores da raça, mantiveram seus programas de cruzamento e a raça foi reconhecida, teve seu Stud Book aberto para o controle genealógico desde o nascimento dos potros, e em seqüência foi fundado o Syndicat des Éleveurs du Cheval Breton.

Em 1998 as separações entre os tipos Trait e Postier só ocorriam em nível dos concursos de conformação onde separavam animais com características mais Traits dos que possuíam mais características Postiers, até hoje, mas em nível de registro e cruzamentos os dois já estavam sendo cruzados entre si, e formando o denominado CHEVAL BRETON, que hoje tem o padrão mais homogêneo.

A França até 2012 tinha registrado em seu Stud Book mais de 240.000 animais da raça Bretão e suas cruzas,  e contava com cerca de 12.000 animais em atividade, com 3.500 nascimentos comunicados/ano. O que confere a raça a segunda posição em número de animais e de criadores entre as 9 raças de tração existentes até os dias de hoje.

Bretao-03

Características

Possui uma cabeça bem proporcionada de volume médio, com um perfil forte, pescoço curto e bem assentado em uma cernelha de musculatura acentuada. Os ombros dos indivíduos são longos, os peitorais largos e fortes e as ancas largas e quadradas. As pernas são bem fortes, curtas, porém poderosas, com juntas reforçadas, e cascos bem formados, cobertos por um pouco de plumagem.

Eles normalmente têm uma pelagem alazã e castanha, e freqüentemente sua crina e rabo tem uma coloração mais clara, até mesmo aloirada, embora possam ser também baias, cinzentas, vermelhas ou azuis-ruão.

Cavalos Bretões em média têm uma altura de 1,58 m, mas essa medida pode variar entre 1,55 m e 1,63 m, dependendo do subtipo em questão

 

Peso:Aproximadamente Macho e Fêmea de 900 kg
AlturaAproximadamente Macho e Fêmea de 1,55 m a 1,63 m
Funções:Subtipos menores podem ser usados para montaria e para trabalho de carga leve, ao passo que subtipos maiores são ideais para cargas pesadas e trabalho agrícola
Cor:Alazã e castanha
Nome de Origem:Bretão
Pais de Origem:França

Bretao-02

Temperamento

São evidentes sua docilidade, inteligência e a facilidade para o adestramento, seja para sela, atrelagem, ou apresentações de volteio.

Curiosidades

As éguas Bretão possuem ainda produção de leite até 60% maior que outras raças, e são boas receptoras de embriões pelo tamanho do útero e por esta produção de leite que pode chegar a 35 litros ao dia.

Dicas

Cavalos Bretões são usados em muitas tarefas, principalmente em razão das possibilidades dos diferentes subtipos da raça.  Subtipos menores podem ser usados para montaria e para trabalho de carga leve, ao passo que subtipos maiores são ideais para cargas pesadas e trabalho agrícola.  Eles também são comumente usados para melhorar outras raças através de cruzamento. Atualmente a raça vem sendo usada para trabalho em pequenas fazendas, e também na coleta de macroalgas. Em alguns países, são também criados para a produção de carne, pois carne de cavalo é apreciada em diversos países europeus, incluindo França, Bélgica, Alemanha e Suíça.

O Cavalo Bretão possui boa adaptação ao clima quente e seco, vivendo bem a pasto mesmo em épocas de seca no centro oeste. Também apresenta boa conversão alimentar, e uma rusticidade que permite viver bem em sistema extensivo, sem uso de baias.

Bretao-04

Saúde

Sua rusticidade confere-lhe resistência natural a doenças e problemas físicos, além de boa resposta a tratamentos.

Preço

Não tem um preço certo para pessoas que pensam em comprar esse animal no Brasil.

Bretao-01

Leia Também:

Ler anterior

Peixe Betta: Como Cuidar, Preço

Ler próxima

Peixe Carpa: Curiosidades, Preço e Dicas

Deixe um comentário

três × dois =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!