Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cobra Sucuri (Anaconda): Curiosidades, Características

Cobra Sucuri (Anaconda): Curiosidades, Características

A cobra Sucuri, popularmente conhecida como Anaconda é originária da América do Sul. É considerada a maior serpente do mundo, surgiram no planeta há milhões de anos, mais precisamente em um período conhecido como Cretáceo.

Sucuri-03

Origem

As serpentes surgiram no planeta há milhões de anos, mais precisamente em um período conhecido como Cretáceo. Desde então muitas espécies surgiram, e muitas extinguiram-se. Na atualidade, existem aproximadamente 3.000 espécies.

Algumas espécies são conhecidas por sua capacidade de injetar veneno; outras, no entanto, caracterizam-se por seu grande tamanho e sua capacidade impressionante de esmagar as presas, pois não possuem veneno e matam suas presas por constrição, ou seja, enrolam-se na vítima e exercem uma grande pressão que provoca asfixia. Esse último caso é o das temidas sucuris, também conhecidas como anacondas, arigbóia, boiaçu, boiguaçu, boioçu, boitiapóia, boiuçu, boiúna, sucuriju, sucurijuba, sucuriú, sucuruju, sucurujuba, e viborão é uma cobra sul-americana da família Boidae, pertencente ao gênero Eunectes. Tem a fama de ser uma cobra enorme e muito perigosa.

Existem quatro espécies, das quais as três primeiras ocorrem no Brasil:

Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, menor e endêmica da zona do Pantanal;

Eunectes murinus, a sucuri-preta, maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores;

Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó; e a Eunectes beniensis, a sucuri-da- bolívia.

As sucuris vivem grande parte do tempo na água de rios e lagos (hábito semi- aquático) e alimentam-se dos mais variados tipos de animais, tais como peixes, anfíbios, répteis, aves, e mamíferos.

Essas serpentes são mais ágeis quando estão na água, sendo assim, quando fogem de algum perigo, procuram imediatamente voltar para esse local. Estima-se que uma sucuri fique em média dez minutos submersa sem precisar ir até a superfície.

Muitos pesquisadores acreditam que a falta de sucuris gigantes na natureza é uma conseqüência da destruição de habitat e da caça. É importante frisar que a morte desses animais é um crime ambiental e pode gerar multas.

Como as pequenas serpentes são vítimas de diversos predadores, poucas sobrevivem e chegam à idade adulta. Seus predadores são onças-pintadas, jacarés maiores do que ela e as piranhas (somente quando a sucuri apresenta ferimentos). Contudo, o maior predador das sucuris são os homens, seja por medo da serpente, seja por interesse comercial. A pele da sucuri é muito valorizada, inclusive no exterior.

Sucuri-02

Características

As sucuris são répteis vivíparos e produzem cerca de 20 a 40 filhotes por gestação, que nascem no começo da estação das chuvas. Graças à feromônios, sinais químicos emitidos pelas fêmeas, o macho pode perceber que ela está em condições de acasalar. Vários machos podem enrolar-se na fêmea. Os filhotes nascem na água e não existe cuidado parental, ou seja, as mães não cuidam dos filhos. Dependendo da espécie de sucuri, a gestação pode durar seis meses, e atingem a maturidade sexual com 3 ou 4 anos.

São encontradas de diferentes cores como a Sucuri-amarela (encontrada no Pantanal), Sucuri-verde (Amazônia), Sucuri-malhada (Ilha da Marajó) e Sucuri da Bolívia (Bolívia).

Acredita-se que uma sucuri possa atingir até 10 m de comprimento e pesar 100 kg, entretanto, esse tamanho não é facilmente encontrado na natureza. Esses animais crescem durante toda a sua vida, por isso, quanto maior uma serpente, mais velha ela é.

Peso:Aproximadamente Macho e Fêmea até 100 kg
AlturaAproximadamente Macho e Fêmea de 4,5 m a 10 m
Grupo:Família Boidae
Cor:São encontradas de diferentes cores como a Sucuri-amarela (encontrada no Pantanal), Sucuri-verde (Amazônia), Sucuri-malhada (Ilha da Marajó) e Sucuri da Bolívia (Bolívia)
Nome de Origem:Sucuri
Pais de Origem:Podem ser encontradas em florestas tropicais e rios como o Amazonas

Sucuri-01

Temperamento

Curiosidades

Segundo o mito fundador Kaxinawá, houve um homem, Yube, que, ao apaixonar-se por uma mulher-anaconda, transformou-se em anaconda também e passou a viver com ela no mundo profundo das águas. Nesse mundo, Yube descobriu uma bebida alucinógena com poderes curativos e de acesso ao conhecimento. Um dia, sem avisar a esposa-anaconda, Yube decide voltar à terra dos homens e retomar a sua antiga forma humana. O mito explica também a origem do cipó ouayahuasca – bebida alucinógena tomada ritualisticamente pelos Kaxinawá.

Em 1997, foi lançado Anaconda, um filme de terror sobre a serpente, o qual foi gravado no Brasil e no Peru.

Dicas

A sucuri é a maior serpente do mundo, as fêmeas são maiores que os machos, atingindo a maturidade sexual por volta dos seis anos de idade. Vale destacar que relatos de graves mordidas, apesar da ausência de veneno, e constrição são conhecidos, pois há muitas narrativas sobre ataques destas serpentes a seres humanos; no entanto, na sua maioria, os casos são fictícios, principalmente no que diz respeito ao tamanho real do animal. Muitos admitem terem sido atacados por espécies com mais de 10 metros. De fato, a maior sucuri de que se tem registro por fonte confiável media 11,6 m, e foi encontrada pelo marechal Cândido Rondon, no início do século XX.

Quanto aos ataques, existem alguns casos de vítimas humanas, tal como o de um menino índio de 12 anos, que foi devorado por uma sucuri de grande porte, na década de 1980. Também houve o caso de adultos nativos que estavam embriagados, à beira do rio, e foram sufocados ou afogados antes de serem devorados. Estes casos foram fotografados e hoje as imagens são vendidas como suvenir na rodoviária de Ji-Paraná.

Sucuri-04

Saúde

Podem viver até 30 anos.

Preço

Não tem um preço certo para pessoas que pensam em comprar esse animal no Brasil.

Sucuri

Leia Também:

 

Ler anterior

Cobra Python (Píton ou Pitão)

Ler próxima

CRUELDADE: Onça é ASSASSINADA durante revezamento de Tocha Olímpica

Deixe um comentário

1 + 16 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!