Curiosidades

Como Gatos demonstram Amor, Afeto?

Como os gatos demonstram amor ou afeto?
Muitas pessoas acham que os cães são mais carinhos que os gatos, mas isto não é verdade, pois os felinos são animais que dão muito amor e afeto ao seu dono. VEJA ABAIXO:

Gatos-donos-01

Os felinos são animais que dão muito amor e afeto ao seu dono, entretanto eles possuem formas diferentes de demonstrar estes sentimentos. Talvez você esteja acostumado com aquele jeito carinhoso do cãozinho que fica abanando o rabo quando te vê, pula, fica rolando, rale e deixa claro o quanto está feliz com a sua presença, enquanto os gatos não fazem isto, mas eles demonstram sim o carinho que sentem, basta saber interpretá-los.

É que muitas vezes estes gestos dos gatos demonstrando seu afeto acabam sendo pouco para seus donos, mas saiba que para eles estas são grandes demonstrações e precisamos entender isto como prova de amor e afeto por parte deles.

Uma boa forma de ver como os gatos demonstram seu amor é observando que, mesmo sendo adultos, quando o dono chega eles começam a se comportar como filhotes. Ficam ronronando, miando, agem como se fossem um filhotinho, algo que não fazem quando estão perto de um estranho, por exemplo.

Entenda esta atitude como uma demonstração de amor e aproveite para brincar com seu pet, fazendo um carinho dele e dedicando um tempo maior para acariciá-lo.

Outra coisa que você já deve ter observado é quando pega o seu gato e ele encosta a testa em seu peito. Isto para você pode não significar muita coisa, mas saiba que os felinos só fazem isto com quem eles amam de verdade. Quando o gato se aproxima do seu dono, ele abaixa a cabeça um pouco e procura encostar a testa em alguma parte do seu corpo. É um dos mais nobres gestos de carinho demonstrado por um gatinho.

Gatos-donos

Esfregar a bochecha no dono também é uma prova de carinho porque com esta atitude ele estará liberando em você um pouco de óleo de suas glândulas faciais e deixando uma marca em seu corpo para avisar a outros gatos que você já tem um dono e é ele. Ele poderia fazer xixi em você, para servir de alerta para outros felinos, mas certamente você não iria aceitar, então ele usa este recurso que funciona da mesma maneira.

E se o seu gato faz questão de demonstrar a todos esta ligação entre vocês dois, tenha certeza, é porque tem muito amor envolvido.

O gato não fica balançando o rabo como os cães quando demonstram felicidade ao ver o dono, mas se você começar a reparar em seu felino irá notar que a pontinha do rabo dele fica tremendo.

Já notou que quando seu gatinho se aproxima de você ele fica com a cauda de pé e com a pontinha balançando? Na linguagem dos gatos isto significa que você é a melhor pessoa do mundo para ele.

E saiba que o gato só faz contato visual com quem ele ama muito. Se for um estranho, jamais o gato vai encará-lo olho no olho, este momento ele reserva só para você, fique atento a isto e atenção redobrada quando ele der uma piscadinha, pois isto equivale a um beijo, então dê uma piscadinha demonstrando que você também o ama.

Gatos-donos-02

 

LEIA TAMBÉM:

Aqui você encontra tudo para o seu pet.

Pets Perdidos Adoções
Pets Perdidos Achados
Pets Perdidos Perdidos
Pets Perdidos Forum
Pets Perdidos Encontros
Pets Perdidos Serviços
Dra Talita Dal Evedove Lopes. CRMV-SP 26.406

Dra Talita Dal Evedove Lopes, Médica Veterinária (CRMV-SP 26.406)

Formada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2009, pós graduada em clínica médica de pequenos animais, especializada em Acupuntura Veterinária, Homeopatia Veterinária, Floral e Reiki Veterinário.
Médica Veterinária do Centro Veterinário Manuel Lopes.
Responsável pelos conteúdos técnicos do Encontros Pet.
Envie sua duvida pra gente: veterinaria@encontrospet.com.br

Encontros Pet

Comentários