Cuidados

Cortar Cio de Cadelas e Gatas: Remédios, Injeções e Comprimidos

O que tem acontecido atualmente é que as pessoas não estão optando pelo castramento de sua cadela, ou gata, preferindo fazer uso de medicamentos, injeções e compridos diversos, evitando assim que seu animalzinho de estimação entre no cio.

Um dos motivos que tem levado muita gente a optar pelos remédios é o fato de não terem que fazer com que a cadela ou gata, tenha que ser submetida a uma cirurgia. Hoje em dia não é difícil encontrar veterinários que oferecem o serviço de aplicação desses medicamentos, para as fêmeas não entrarem no cio.

cio-cadelas-gatas

Acontece que o uso de medicamentos, injeções e comprimidos em geral para cortar o cio de cadelas e gatas não é nada recomendável, pois trazem sérios riscos para o animal. Se você encontrar um veterinário que lhe ofereça esse tipo de serviço, o melhor a ser feito é procurar por um outro profissional imediatamente.

Esses medicamentos podem causar até mesmo a morte do animal.

Garantir um controle eficaz do nascimento de filhotinhos nas residências continua sendo um grande desafio para proprietários e profissionais realmente sérios. E apesar do método não ser o preferido dos donos de cadelas e gatas, a castração continua sendo a melhor forma para fazer com que seu PET não engravide ou passe pelo período do cio, que muitas vezes traz sérias complicações.

Recorrer a injeções e comprimidos é sempre um grande risco para seu animalzinho de estimação.

Porque é perigoso dar medicamentos para cortar o cio de cadelas e gatas

O medicamento utilizado nesta ocasião é o “Acetado de Medroxiprogesterona” e a meta desse remédio é fazer com que o animal não tenha nenhum desejo sexual. De fato, o objetivo é atingido, só que há sérios efeitos colaterais, por exemplo, podem surgir tumores na mama do animal, tem o alto risco de surgir uma infecção uterina, entre outras situações.

cio-cadelas-gatas-01

A situação agrava ainda mais quando a própria pessoa resolve ministrar o medicamento, sem ter a devida orientação de um profissional. Nesse caso o risco do animal apresentar complicações graves ou morrer é ainda maior.

Também é um grande erro levar a cadela ou a gata quando essa já se encontra no cio, porque isso faz com que os efeitos colaterais sejam ainda mais potencializados, podendo ocorrer até mesmo um aborto, no caso de já existir uma gestação, sem que o dono soubesse.

O uso do medicamento é feito seguindo um estágio do ciclo menstrual do animal e é preciso um profissional devidamente qualificado para fazer isso. Entretanto, o melhor mesmo é não recorrer a essa solução para evitar a gravidez de seu animalzinho.

Pense no futuro do seu animal de estimação, evite que ele sofra com os efeitos colaterais desses medicamentos e injeções.

Converse com o veterinário e veja que o castramento é sim uma ótima solução e feito por um profissional irá garantir qualidade de vida para a cadela ou a gata, sem os graves efeitos colaterais.

cio-cadelas-gatas-02

LEIA TAMBÉM:

Aqui você encontra tudo para o seu pet.

Pets Perdidos Adoções
Pets Perdidos Achados
Pets Perdidos Perdidos
Pets Perdidos Forum
Pets Perdidos Encontros
Pets Perdidos Serviços
Dra Talita Dal Evedove Lopes. CRMV-SP 26.406

Dra Talita Dal Evedove Lopes, Médica Veterinária (CRMV-SP 26.406)

Formada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2009, pós graduada em clínica médica de pequenos animais, especializada em Acupuntura Veterinária, Homeopatia Veterinária, Floral e Reiki Veterinário.
Médica Veterinária do Centro Veterinário Manuel Lopes.
Responsável pelos conteúdos técnicos do Encontros Pet.
Envie sua duvida pra gente: veterinaria@encontrospet.com.br

Encontros Pet

Comentários