Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Diabetes em Cães: Sintomas

Diabetes em Cães: Sintomas

Diferente do que muitos pensam, a diabetes em cães é muito comum, podendo ser causada pela redução na produção de insulina ou então a diminuição de sua eficácia, por isso fique atento aos sintomas. O pâncreas é o órgão responsável pela produção da insulina e tem como função ajudar a levar a glicose do sangue para as células do organismo, de modo que o animal possa conseguir gerar energia.

diabetes-em-caes

Não podemos determinar um motivo do surgimento do diabetes no cachorro, porque na verdade são várias causas, sendo que um dos mais comuns é o fator genético, quando o cão já nascer propenso à doença e nesse caso a má alimentação será determinando para que o diabetes apareça. Também tem os causos em que o sistema imunológico do animal funcione contra o pâncreas, atrapalhando-o na produção de insulina.

Os principais sintomas apresentados pelos cães com diabetes é a sede excessiva e também urinar mais do que de costume. O apetite nem sempre serve como alerta, pois em alguns casos o cachorro passa a comer mais, só que em outros ele perde o apetite. Tem ainda os casos dos cães que rapidamente ficam obesos, então é bom ficar sempre atento à rotina do seu animal e verificar no caso dele mudar seus hábitos, seja parando de comer ou se alimentando além do que é costume.

É importante ressaltar que outras doenças vão surgindo com o diabetes e uma delas é a Cushing, ou hiperadrenocorticismo. Também podem aparecer infecções no trato urinário, surgir o hipotiroidismo e há risco também do surgimento de câncer. Na verdade é um conjunto de sintomas que podem definir o surgimento do diabetes no cão, por isso é importante levá-lo às consultas de rotina no veterinário e relatar ao profissional todas as alterações que notar no dia a dia do seu amigo canino.

Quanto antes for detectado o diabetes melhor para começar logo a tratar a doença, pois alguns animais podem ter uma complicação, conhecida por “cetoacidose” e nesse caso o sangue vai aumentando e as partículas de gorduras vão se acumulando, o que acaba resultando em uma letargia grave, provocando também grande desânimo e em alguns casos até vômito.

Levando seu cachorro ao veterinário ele poderá analisar os sinais clínicos e também realizar alguns exames de sangue que irão mostrar se o seu animal tem ou não a doença. Pode-se fazer exame de sangue, exame bioquímico, exame de urina ou até mesmo um hemograma completo, já que outras doenças podem surgir com a glicose e o tratamento deve ser feito de um modo generalizado.

Fique sempre atento ao seu cachorro e assim que perceber qualquer alteração, seja na alimentação, no horário de descansar, ou algo diferente da rotina do animal, leve-o imediatamente ao veterinário.

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Ração Champ é boa para Cães?

Ler próxima

Diabetes em Gatos: Sintomas

Deixe um comentário

13 + dois =

Nenhum comentário encontrado.

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!