Guia de Raças

Flat Coated Retriever: Preço, Características

O cachorro Flat Coated Retriever, pertence à família dos Retrievers, dentro da qual existem mais cinco variedades: o Labrador Retriever, Golden Retriever, Toller Retriever, o Retriever de pelo encaracolado (ou Curly-Coated Retriever) e o Chesapeake Bay Retriever, conheça um pouco mais sobre esse belo cão…

Flat-Coated-Retriever-04

Origem

Flat Coated Retriever, pertence à família dos Retrievers, dentro da qual existem mais cinco variedades: o Labrador Retriever, Golden Retriever, Toller Retriever, o Retriever de pelo encaracolado (ou Curly-Coated Retriever) e o Chesapeake Bay Retriever. Inicialmente, estes foram criados e treinados para auxiliar o homem na caça de aves selvagens, cabendo-lhes a tarefa de trazer as aves abatidas ao seu dono.

Alguns autores consideram que a sua história é confusa precisamente porque esta atividade – também designada por Retriever – foi desenvolvida por outros cachorros que adquiriram erradamente o mesmo nome. Especula-se, no entanto, que a raça foi desenvolvida na Inglaterra, por volta do século XIX, e que na sua evolução foram cruzados o Labrador Retriever, o Newfoundland, e alguns Spaniels. Inicialmente, surgiu assim o Retriever de pelo ondulado que é o antecessor do Retriever de pelo liso.

No final do século XIX, o Retriever de pelo ondulado foi cruzado com uma Collie, o que permitiu que fosse obtida uma nova variedade de Retriever, com uma pelagem mais atraente. O sucesso deste feito, fez com o Retriever de pelo liso tornasse o cachorro mais popular da Grã-Bretanha, posição que manteve até depois da II Guerra Mundial. Tal foi permitido pelo envolvimento de vários criadores, e cinófilos que apostaram no melhoramento dos padrões desta estirpe, tais como S.E.Shirley (fundadora do Kennel Club), e H.R.Cooke, considerado, aliás, o patrono da raça. Este último apostou na sua criação durante mais de 60 anos, em Riverside.

Em 1911, foi estabelecido o preto como a cor mais desejável da pelagem desta raça. No entanto, os cruzamentos efetuados com os Collies, originaram crias com marcas brancas  Em 1915, o Retriever de pelo liso foi reconhecido pelo Kennel Clube Americano, mas foi precisamente nesta altura que a sua popularidade começou a decair, em detrimento do Labrador e Golden Retriever, que passaram a ser cobiçados um pouco por todo o lado.

Em 1959, o Retriever de pêlo ondulado, e o Retriever de pêlo encaracolado, participaram pela primeira vez numa exposição de canídeos, na Grã-Bretanha, mas, só no ano seguinte, é que ambas as raças são consideradas distintas. Após a II Guerra Mundial, um admirador e criador da raça, Stanley O’Neill, empenhou-se na sua recuperação que lentamente foi contando com mais registros no Kennel Club americano. Sua popularidade foi reconquistada como animal de trabalho, enquanto perito em levantamento, e recolhimento de caça, e companhia.

Flat-Coated-Retriever-02

Características

De porte médio, a cabeça é longa, e bem modelada, e o chanfro é acentuado, mas suave entre os olhos. Os olhos são médios, não salientes, de cor avelã, ou castanho escuro. As orelhas são pequenas, bem inseridas, e pendentes junto às faces. O pescoço é razoavelmente longo, e o peito é profundo, e ligeiramente largo. Dotado com membros musculosos e patas fortes, o corpo pode-se afirmar elegante e robusto. A cauda curta é extremamente expressiva da alegria que sente.

A pelagem do Flat Coated Retriever é densa, de textura fina para média.

A sua pelagem é densa, de textura média e lisa, Nas pernas, e na cauda, a pelagem apresenta-se bem franjada. As cores aceitas para a raça são preto, ou fígado uniforme.

A altura dos machos fica entre 58 cm e 62 cm, nas fêmeas entre 56 cm a 59 cm, medidos sempre na altura da cernelha. O seu peso oscila entre os 25 kg a 35 Kg.

Peso: Aproximadamente Macho e Fêmea de 25 kg a 35 kg
Altura Aproximadamente Macho de 58 cm a 62 cm e Fêmea de 56 cm a 59 cm
Grupo:  8 – Cachorros retrievers e levantadores
Funções: Cachorro de caça
Grau de Atividade: Alta
Pelo: Densa, de textura média, e lisa
Cor Preto, ou fígado uniforme
Nome de Origem: Flat Coated Retriever
Pais de Origem: Grã-Bretanha
Registro FCI:

Flat-Coated-Retriever-03

Temperamento

O Flat Coated Retriever tem seu temperamento classificado como meigo, afável, e sociável, além de seu adestramento ser considerado fácil. Um cachorro inteligente, ativo, vivaz, confiante, dócil, amável, forte, porém de movimentação leve. Ótimo como cachorro de companhia, e de tiro.

Em casa, revela-se um parceiro devoto à família, atento a tudo, e muito amigo das crianças. É um animal dócil e muito sociável, se for bem integrado desde pequeno. Se for-lhe concedida à devida atenção, poderá desenvolver todas as qualidades de um animal de estimação.

Curiosidades

Recuperou seu espaço entre os criadores ao ponto de chegar a vencer o disputado grupo na Westminster em 2001.

No ranking de inteligência de Stanley Coren, publicado em seu livro “A Inteligências dos Cães”, o Flat-Coated ocupa a 18ª posição, entre as 133 raças pesquisadas.

Dicas

O Flat Coated é um cachorro que será tanto mais feliz quanto mais trabalho puder realizar. O que isso significa? Que apesar de seu porte médio, precisa de espaço e exercícios – físicos e mentais – para ser um exemplar equilibrado.

Muito versátil, pode desenvolver muitas atividades, quer seja na caça, nas provas de obediência, ou simplesmente como companhia. Pode até ser criado em apartamentos, desde que seus donos estejam absolutamente conscientes das necessidades instintivas dele.

São extremamente apegados aos donos, a quem seguirão como uma sombra, apesar de não serem do tipo que vai implorar carinho, e atenção constantemente. Querem apenas estar ‘perto’ dos donos.

São exemplares de amadurecimento tardio, o que valeu-lhe o apelido de ‘Peter Pan Canino’. Segundo os criadores, um Flat só é considerado adulto após 3 anos, mas mesmo nesta fase, não perde o gosto pela brincadeira, e pela atividade. Até em função de seu amadurecimento tardio, os filhotes são plenos de energia, e vontade de descobrir o mundo.

Desde muito cedo seus instintos de retriever afloram, e fazem com que, na maior parte do tempo, estejam procurando algo para trazerem para seus donos… na boca, claro! Apesar desta grande dose de energia, não costumam ser destrutivos como outras raças. Mas a manutenção dessa característica vai depender, em grande parte, da atenção que o filhote receber do dono.

A escovagem deve ser diária, por forma a manter o seu pelo luzidio. Deve-se observar com alguma freqüência o estado dos dentes, olhos, e orelhas.

Flat-Coated-Retriever-06

Saúde

São cachorros bastante fortes, e resistentes, mas, em função do quase desaparecimento da raça, os criadores conseguiram identificar diversos problemas de saúde que acometem muitas raças, inclusive os Flats. É exemplo disso a displasia da anca, o cancro (com maior incidência por volta dos 4 anos), a luxação da rótula, epilepsia, catarata hereditárias, glaucoma, câncer, e a diabetes. Expectativa de vida varia entre 10 anos a 12 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 1.000 a R$ 1.500.

Flat-Coated-Retriever-05

Leia Também:

Aqui você encontra tudo para o seu pet.

Pets Perdidos Adoções
Pets Perdidos Achados
Pets Perdidos Perdidos
Pets Perdidos Forum
Pets Perdidos Encontros
Pets Perdidos Serviços
Dra Talita Dal Evedove Lopes. CRMV-SP 26.406

Dra Talita Dal Evedove Lopes, Médica Veterinária (CRMV-SP 26.406)

Formada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2009, pós graduada em clínica médica de pequenos animais, especializada em Acupuntura Veterinária, Homeopatia Veterinária, Floral e Reiki Veterinário.
Médica Veterinária do Centro Veterinário Manuel Lopes.
Responsável pelos conteúdos técnicos do Encontros Pet.
Envie sua duvida pra gente: veterinaria@encontrospet.com.br

Encontros Pet

Comentários