Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Gato Abissínio: Preço dos Filhotes, Características

Gato Abissínio: Preço dos Filhotes, Características

O gato abissínio pertence a uma das mais antigas raças felinas, embora a sua verdadeira origem seja ainda um mistério. Veja abaixo suas características, preço dos filhotes, temperamento, curiosidades e dicas para quem possuí ou deseja ter esse belo bichano em casa.

Abissinio-03

Origem

O abissínio pertence a uma das mais antigas raças felinas, embora a sua verdadeira origem seja ainda um mistério. Talvez seja originário da Etiópia, antiga Abissínia, razão do seu nome. Devido sua semelhança com o gato Sagrado do Antigo Egito, diz à lenda que este animal teria nascido nas margens do rio Nilo. Conta-se que Ramsés II teria pedido ao rei da Abissínia um grupo de gatos que levou para o Egito. Além disso, pode ser observado gato com uma pelagem semelhante à do Abissínio na África, Europa, e Ásia.

O primeiro gato Abissínio foi trazido da Etiópia por Robert Napier, tendo chegado à Grã-Bretanha em 1868. Batizado com o nome Zula foi exposto em 1871 no Crystal Palace de Londres. A partir de 1874 começa a ser o tema de um estudo científico realizado por G. Stables.

A raça, reconhecida na Inglaterra em 1882, foi fixada e apurada através de cruzamentos com o British Shorthair. O Abissínio foi reconhecido pela C.F.A. Em 1926, foi criado o Abyssian Cat Club. Na seqüência das duas Guerras Mundiais e da epidemia da leucemia felina, ocorrida entre 1960 e 1970, a raça quase desapareceu. Atualmente, o Abissínio faz parte das mais conhecidas, e apreciadas raças de pelo curto.

Abissinio-05

Características

A raça apresenta um corpo de tamanho médio, com aspecto firme e musculoso, caixa torácica arredondada, e dorso ligeiramente arqueado. Conta com características corpóreas bastante peculiares, como por exemplo, uma cabeça de formato cuneiforme, com contornos que sejam ligeiramente arredondados. Seu nariz possui um tamanho médio, nunca apresenta-se reto, e não possui quebra. Suas orelhas são relativamente grandes, largas na base e com extremidades levemente arredondadas, moderadamente pontiagudas, bastante espaçadas, posicionadas em estado de alerta; apresenta-se cobertas de pelos curtos e acamados.

É possível a presença de uma marca nas costas da orelha (“Marca selvagem” ou “Marca polegar”) como penachos nas extremidades. De olhos grandes e amendoados, realçados por um fino traço e escuro da cor de base, por sua vez, orlado por uma coloração mais clara. Brilhantes, expressivos, com uma cor pura que pode variar a amarelo ouro, verde, e âmbar. A cauda da raça é bastante longa, grossa na base e mais afilada na ponta. Patas compridas, retas, finas, e bastante musculosa e com pés pequenos.

Sua pelagem é densa, que pode ser de pelo curto ou médio na coluna dorsal. Pelagem caracterizada por um ticking (duas ou três faixas de cor, alternando o claro e o escuro em cada pelo, e com a extremidade escura). Esta marcação oferece um efeito bastante especial para a sua bela pelagem. Entre as cores reconhecidas, podemos citar o azul, sorrel, fawn, vermelho, e prateado.

Peso:Aproximadamente Macho e Fêmea de 4 kg a 8 kg
AlturaAproximadamente Macho e Fêmea de 30 cm.
Grupo:
Funções:
Grau de Atividade:
Pelo:Densa, podendo ser de curto a médio
CorAzul, sorrel, fawn, vermelho, e prateado
Nome de Origem:Abissínio
Pais de Origem:Egito
Registro FCI:

Abissinio-02

Temperamento

De forte personalidade, a raça é extrovertida, muito ágil, afetuoso, meigo, sensível, independente, e explorador. Um gato tímido, de miado baixo que assemelha-se ao som de um sino, porém muito ativo, brincalhão, e inteligente. Aprende com facilidade, é muito curioso, e sociável com pessoas e, também com outros animais.

Gosta e precisa da atenção e da proximidade de seus donos e familiares, detesta a solidão. São pouquíssimos os gatos que são tão devotados ao seu dono como o gato Abissínio. Sua impetuosidade aos poucos vai reduzindo devido a sua idade.

Curiosidades

No Egito Antigo, acreditava-se no incrível poder que gatos tinham contra as forças do mal, adorava-se a Deusa Bastet, com corpo humano e cabeça de gato. Adivinhe de que raça de gato era essa incrível Deusa? Sim, um Abissínio. Esse gatinho já fazia sucesso com faraós e sacerdotes, hoje, alegram e muito os lares de diversas famílias. É agitado e resistente e, por isso, ganhou a fama de ser o “Border Collie” do universo felino.

Dicas

Essa raça atlética e caçadora necessita de exercício e de espaço, sendo aconselhado um jardim cercado. Caso precise permanecer muito tempo em ambientes menores, é extremamente recomendável que possa interagir regularmente, e brincar com outros gatos, pessoas e até mesmo com outros animais. Do contrário podem ficar deprimidos.

Uma particularidade bastante interessante é que o gato Abissínio apesar de ser um felino geralmente convive bem com cachorros.

O gato Abissínio é conhecido por seu caráter curioso e tipicamente investigador. É considerado um grande caçador, adora brincar e jogar com seus donos, sendo capaz até mesmo de aprender truques e brincar de bola durante horas seguidas.

Essa raça é extremamente afetuosa e vai demonstrar todo esse amor das maneiras mais doidas, como dar um pulo do chão e ir parar bem em seu ombro, de onde provavelmente vai lamber você e ronronar. São pacientes com crianças e têm a quantidade de energia necessária para entretê-las, então, se deixá-los uns na companhia dos outros, certamente a noite será tranquila, pois, assim como as crianças, o gato estará exausto.

Sua higiene e cuidados são fáceis, o comprimento dos seus pelos são leves necessitando apenas penteá-lo e escová-lo uma vez por semana. Banhos mensais, cortes de unhas, e limpeza de suas orelhas, certamente ele ficará bem.

Abissinio

Saúde

Os gatos da raça Abissínio costumam serem gatos saudáveis, e desde que se recebam todos os cuidados básicos como a vacinação nas datas corretas, e ração de boa qualidade certamente irão viver por muito tempo.

Com relação a doenças genéticas, os Abissínios possuem uma propensão a desenvolver a doença chamada amiloidose renal, que nada mais é que a proteína amiloide que deposita-se nos rins do felino, fazendo com que ele perca a sua função, causando o falecimento do felino devido à falência múltipla nos órgãos.

A gengivite também poderá ser encontrada, por isso é muito importante que leve o gato desta raça regularmente a um Pet shop especializado em odontologia felina, para tratamentos periodontais. Luxação de patela também é um problema comum ortopédico que acontece nos gatos. Atrofia de retina e ainda deficiência da enzima PK, que pode causar um quadro bastante grave de anemia em seus exemplares poderá até mesmo os levar á morte.

Existem diversos testes que poderão verificar-se o gato é um portador de genes de algumas destas doenças citadas acima, mas não estão disponíveis por enquanto aqui no Brasil. De qualquer forma é possível encaminhar um material para análise em laboratórios para que possa-se aos poucos controlar este tipo de problema.

Como dica procure conhecer sempre os pais do filhote que irá adquirir, e se o criador desta raça é certificado com todas as classificações possíveis para a legalidade de criação de seu futuro animal de estimação. Este que certamente depois de você conhecer melhor com as informações que foram divulgadas acima irá adquirir um exemplar devido a sua docilidade.

Expectativa de vida, em média, de 12 anos a 15 anos.

Preço

O preço médio do filhote do gato abissínio pode variar de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00.

Abissinio-04

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Gato American Shorthair: Preço, Características

Ler próxima

Gato Devon Rex: Preço dos Filhotes, Características

Deixe um comentário

dezoito − 1 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!