Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Gato American Shorthair: Preço, Características

Gato American Shorthair: Preço, Características

O gato American Shorthair é descendente dos gatos domésticos que chegaram à América com os primeiros colonos, esta raça desenvolveu-se ajudando a manter sob controle a população de roedores, devido à sua fantástica habilidade em caçá-los. Saiba mais sobre esse felino, suas características, preço dos filhotes, curiosidades e dicas.

American-Shorthair

Origem

Descendente dos gatos domésticos que chegaram à América com os primeiros colonos, esta raça desenvolveu-se ajudando a manter sob controle a população de roedores, devido à sua fantástica habilidade em caçá-los. O American Shorthair é, portanto uma verdadeira raça de trabalho. É conhecida ainda por sua longevidade, saúde, docilidade com crianças e cachorros, além da sua beleza e temperamento quieto.

O American Shorthair, ou Pelo Curto Americano é um descendente diretos dos gatos domésticos europeus, que chegaram à América junto com os primeiros imigrantes.

Mesmo considerando que inicialmente esses elegantes felinos eram utilizados para ajudar no controle da população de roedores nos ranchos e fazendas, o American Shorthair já demonstrava inúmeras outras qualidades além das de caçador. Mostrava-se um maravilhoso gato doméstico, amoroso, dócil, qualidades que atribuíram-lhe o nome de Domestic Shorthair, o que em português significa “Domestico de Pelo Curto”, a partir do ano de 1966 foi adotado o nome de American Shorthair em uma referência ao reduzido tamanho de seu pelo.

A CFA – Cat Fancier’s Association teria sido a primeira a reconhecer a raça. Ela foi reconhecida somente em meados dos anos 1980, e hoje é conhecida em todo o mundo como American Shorthair, ou gato de pelo curto americano.

American-Shorthair-01

Características

Resistente, esta raça tem seu corpo muito bem proporcionado, forte, ágil, balanceado, e simétrico. Seu corpo é mais comprido do que alto, de tamanho médio para grande. As fêmeas devem ser menos robustas em todos os aspectos, e devem ser premiadas igualmente, se as proporções gerais estiverem de acordo. Este gato possui uma forma menos quadrada do que seu parente de raça semelhante, o British Shorthair.

Apresenta uma cabeça grande, com as bochechas cheias, facilmente mais longas do que largas, e orelhas com as pontas ligeiramente arredondadas, possui uma curva contínua da testa até a coroa e nariz de longo meio. Os olhos são grandes e amendoados, brilhantes e com expressão alerta. A distância entre os olhos deve ser de, pêlo menos, o equivalente a um olho. Os cantos externos dos olhos são levemente mais altos que os cantos internos. As cores mais comuns dos olhos são o ouro, azul ou verde. A cauda é de tamanho mediano, com a raiz mais grossa e a ponta fina. Esta raça em sua versão americana possui uma forma menos quadrada do que seu irmão de raça bem semelhante, o bretão de cabelo curto.

Sua pelagem é caracterizada como curta e densa para proteger do frio e a pele é firme e maciça. Variações na grossura dos pelos são permitidas pelo standard oficial da raça, de acordo com a região e estação do ano. Deverá chamar á atenção por apresentar inúmeras cores, as mais comuns são o avermelhado e nata blanco, chinchila e sombreado prata, concha de camafeu e sombrio, fumaça azul, camafeu e tortoiseshell (casco de tartaruga), café avermelhado, azul, creme, prata e camafeu, café, azul e prata, bicolor com preto, entre outras.

Peso:Aproximadamente Macho e Fêmea de 4 kg a 6 kg
Pelo:Densa e curta.
Coravermelhado e nata blanco, chinchila e sombreado prata, concha de camafeu e sombrio, fumaça azul, camafeu e tortoiseshell (casco de tartaruga), café avermelhado, azul, creme, prata e camafeu, café, azul e prata, bicolor com preto, entre outras
Nome de Origem:American Shorthair
Pais de Origem:Estados Unidos

American-Shorthair-02

Temperamento

Por ser descendente de animais que caçavam ratos, o temperamento do American Shorthair é o de um gato ativo, gosta de espaço para correr, brincar, e saltar, adora a vida ao ar livre, mas, adapta-se a uma casa, ou a ambientes menores, tornando-se um membro da família bastante amoroso, e educado. O motivo para isso é que esta é considerada uma raça quieta, que demonstra todas as qualidades de um maravilhoso gato de companhia.

Uma das características mais mencionadas pelos proprietários de gatos desta raça são a afetuosidade, e companheirismo desses lindos felinos. São freqüentemente descritos como pacientes, gentis, amorosos, fáceis de ensinar e muito inteligentes. Eles são capazes de conviver com outros gatos e também com outros animais de estimação, desde que seja acostumado o mais cedo possível. Aceita bem as brincadeiras brutas das crianças. São muito adaptáveis com cachorros, e curiosamente criam laços de carinho e afeto com animais de raças diferenciadas, como pássaros. Seu miado é bastante agradável.

Curiosidades

Ao contrário de várias as raças de gatos, o American Shorthair atinge a puberdade cedo, por volta dos 7 meses ou 8 meses, mas sua maturidade completa acontece entre os 3 anos e 4 anos.

Dicas

Por ser utilizado como gato de caça nas suas primeiras gerações, o felino da raça American Shorthair apresenta excelentes habilidades de caça, mesmo que este tipo de caça atualmente seja mais como uma brincadeira. Você tranquilamente irá o ver á noite olhando para um local escuro, enxergando o que você não vê, e indo atacar sua presa. É uma raça de sentidos muito apurados e por isso consegue tanto sentir movimentos como enxergar muito bem até mesmo no escuro. Muito ágil e com um físico atlético, são capazes de saltar e escalar, e devido ao seu instinto de caçador, costuma ser muito curiosos com tudo o que acontece ao seu redor.

Assim como acontece com qualquer outro gato, é importante que a vasilha de água esteja sempre limpa, com água potável, e cristalina. Esses animais não gostam de água parada e muitas vezes preferem passar sede a beber uma água que não esteja de acordo com seus padrões. Alguns gatos preferem até mesmo beber água corrente, o que é bastante recomendado, pois esse hábito pode até prevenir doenças renais. Ao contrário dos cachorros, muitos gatos gostam de fazer seus próprios horários de alimentação, e boa parte dos proprietários procuram deixa o comedouro sempre abastecido com ração.

Mesmo sendo um gato de pelo curto, a pelagem deve ser escovada regularmente. A escovação ajuda a retirar os pelos soltos, contribui para a limpeza do gato, e evita a ingestão de pelos quando lambe-se. Esses elegantes felinos são conhecidos por sua apurada noção de higiene, costuma limpar-se o tempo todo, o que dispensa os banhos muito freqüentes. Seus bigodes e unhas jamais deverão ser cortados por ser uma característica de defesa natural do animal. Seus olhos grandes deverão diariamente ser limpos, pois poderão atrair poeira ou outros agentes irritantes que poderão trazer inflamações ao felino.

American-Shorthair-05

Saúde

Quanto a doenças propriamente ditas é um animal bastante resistente, existem, porém alguns relatos de casos de cardiomiopatia hipertrófica em seu coração que não tem cura, mas possui um tratamento para o controle.

Os sinais considerados clínicos mais comuns desta doença são a falta de apetite, a relutância em moverem-se, dificuldades respiratórias, desmaios, e ainda paralisia dos membros posteriores, diminuição da sensibilidade e ausência de atividades motoras de membros traseiros devido à trombose.

Expectativa de vida, em média, de 15 anos a 18 anos.

Preço

O preço médio do filhote de gato American Shorthair pode variar de R$ 400,00 a R$ 800,00.

American-Shorthair-03

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Gato Chartreux: Preço, Características

Ler próxima

Gato Abissínio: Preço dos Filhotes, Características

Deixe um comentário

dezessete − 11 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!