Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Gato Devon Rex: Preço dos Filhotes, Características

Gato Devon Rex: Preço dos Filhotes, Características

O Devon Rex é uma raça de gato de pelo curto e sua aparência está longe de ser comum. O nome da raça deve-se a sua região de origem, Devonshire, na Inglaterra. Veja abaixo suas características, preço dos filhotes, curiosidades e dicas sobre o bichano.

Devon-Rex-03

Origem

O Devon Rex é uma raça de gato de pelo curto e sua aparência está longe de ser comum. O nome da raça deve-se a sua região de origem, Devonshire, na Inglaterra.

O primeiro gato da raça Devon Rex foi descoberto em Buckfastleigh, no condade de Devon, no Reino Unido. Muitas vezes chamado de Devonshire, o condado faz fronteira com a Cornualha, que curiosamente é o local de origem do primeiro gato da raça Cornish Rex.

Esse exemplar foi descoberto em uma ninhada de gatinhos encontrada perto de uma mina de estanho desativada, e inicialmente imaginou-se haver alguma ligação com o Cornish Rex. Apesar da coincidência do local de origem, os testes que realizaram-se posteriormente provaram que não há relação entre as duas raças além do mesmo gene mutante Rex.

Há, no entanto, outra teoria que postula o parentesco deste gato com o Cornish Rex. Segundo essa teoria, o primeiro gato Devon Rex teria surgido através do cruzamento de gatos Cornish Rex, que teriam produzidos gatos de pelo reto. Ainda segundo essa tese, os criadores teriam determinado que o gene responsável pelo novo tipo de pelagem era, na verdade, uma nova mutação genética, diferente daquele responsável pela criação do Cornish Rex. De qualquer modo, a raça foi oficialmente nomeada como Devon Rex, em alusão ao condado que deu origem ao primeiro exemplar.

Em pouco o tempo, esta raça de aparência exótica ganhou notoriedade também fora do Reino Unido, e vários exemplares foram levados aos Estados Unidos.

As principais associações reconheceram a raça oficialmente ao final dos anos de 1970 e no início dos anos de 1980. Hoje em dia, o Devon Rex é reconhecido tanto pela TICA – International Cat Fanciers Association, quanto pela CFA – Cat Fanciers Association.

Devon-Rex-04

Características

A curvatura do gato da raça Devon Rex é causada por uma mutação diferenciada e um gene também diferente do Rex Cornish, onde com qualquer um destes resultados era possível encontrarem-se gatos sem pelo. São gatos de médio porte que freqüentemente são chamados de gatos duende, ou gato alienígena devido a sua aparência totalmente diferente de todos os gatos.

É uma raça de médio porte, sua constituição corpórea é leve, porém musculosa. Suas pernas longas e resistentes dão a ideia de que o gato poderá dar saltos longos. As orelhas são extremamente grandes e levemente arredondadas, são definidos em um tamanho baixo, e ao lado de sua cabeça larga, seus olhos são grandes, e seu nariz é ligeiramente arrebitado. Um pouco diferente da maior parte dos gatos seus bigodes são curtos, e na maioria das vezes enrolados, de tal forma que ele poderá até mesmo aparecer como se não tivesse bigodes.

As orelhas e seu focinho são o que diferem o Devon Rex do Cornish Rex. Com isto o afinamento da qualidade da pelagem é o mais importante para os criadores.

Possui um pelo curto, macio, delicado, e encaracolado. Esta raça poderá ser encontrada em todas as cores básicas de felinos.

Peso:Aproximadamente Macho e Fêmea de 2 kg a 4 kg.
Pelo:Curta, macio, e ondulada.
CorBranca, creme, azul, pret, tebby castanha, tebby tartaruga silver e tebby vermelha silver
Nome de Origem:Devon Rex.
Pais de Origem:Reino Unido

Devon-Rex-06

Temperamento

É conhecido por seu temperamento essencialmente amigável, muitas vezes comparado ao de um cachorro. Uma raça dócil, extremamente amorosa, e próxima aos familiares. Tem uma especial predileção em empoleirar-se nos ombros de seus donos para estar perto da cabeça, e do pescoço. Freqüentemente os donos vão encontrá-lo aninhado no colo, ou na cama entre as cobertas. É um gato que gosta e precisa da companhia da família, ou pode tornar-se bastante destrutivo. Não é um gato que aceita ficar sozinho por longos períodos.

Além de seguir os donos pela casa, costuma adaptar-se bem com outros gatos, outros animais, e com as crianças. Muito inteligente é capaz de aprender truques com facilidade. Gosta de brincar de esconder, jogar bolinhas, e buscar objetos, e costuma manter esse comportamento brincalhão mesmo depois de adulto.

Curiosidades

Foram descritos como um cruzamento entre um gato, um cachorro, e um macaco. Costumam dar pulos muito altos e certamente tentará ocupar qualquer espaço grande o suficiente para que ele possa acomodar-se. Com estas características é muito comum os encontrar em cantos de armários, prateleiras, ou até mesmo cesto de roupa suja.

Dicas

Devido às características típicas da pelagem e a troca de pelos menos intensa, o Devon Rex é tido como uma das raças de gatos que causa menos problemas às pessoas alérgicas a pelo de gato, mas tecnicamente não é hipoalergênico.

Por ser uma raça bastante inteligente, os Devon Rex podem ser treinados para andar em uma trela, buscando ou realizando todos os tipos de truques que normalmente são associados com caninos.

Todas as raças de gato devem ser escovadas regularmente. Tal prática favorece a limpeza da pelagem, além de prevenir a ingestão de pelos quando o animal se lambe. Conhecidos por sua higiene, gatos se limpam constantemente e isso dispensa banhos freqüentes. As caixas de areia devem ser limpas diariamente, evitando que o animal escolha outros lugares para fazer suas necessidades. Bigodes e unhas não devem ser cortados, pois são defesas naturais do animal. Preste bastante atenção às suas grandes orelhas que parecem atrair mais sujeira do que outras raças, no entanto o Devon Rex precisa de banhos regulares, porque sua pele fica oleosa.

Devon-Rex-05

Saúde

Normalmente, são gatos muito fortes e joviais, caracterizando-se ainda por não apresentarem muitas enfermidades. Pelo contrário, costumam ter boa saúde. Ainda que exista a necessidade de ter um cuidado especial com suas orelhas. Os gatos da raça Devon Rex são em sua maioria bastante saudáveis, e resistentes. Expectativa de vida, em média, de 9 anos a 15 anos.

Preço

Não tem um preço certo para pessoas que pensam em comprar esse animal no Brasil.

Devon-Rex-02

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Gato Abissínio: Preço dos Filhotes, Características

Ler próxima

Coruja: Tudo sobre a Ave e suas Características, Preço e Significados

Deixe um comentário

cinco × 5 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!