Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Gato Maracajá: Habitat, Curiosidades

Gato Maracajá: Habitat, Curiosidades

O habitat natural do Gato Maracajá é na América Central e também na América do Sul, sendo este um felino com a cauda bem longa, que sempre faz com que ele se destaque e que também serve para auxiliá-lo, principalmente na hora da caçada, servindo de equilíbrio. Tem os pelos em um tom amarelo escuro na parte de cima do corpo e também na área externa dos membros. As manchas em forma de rosetas são notadas tanto na região central do seu corpo como também na cabeça.

gato-maracaja-02

Uma das grandes habilidades do Gato Maracajá é caminhar bem nas pontas dos galhos, o que lhe permite locomover praticamente por todos os lugares onde vive. Seu salto tem um grande alcance e suas garras longas e afiadas são de grande ajuda tanto para caçar, como também para subir e se locomover nas árvores.

O Gato Maracajá vive cerca de 13 anos e a gestação dura até 84 dias. Em cada gestação nasce apenas 1 filhote que tem manchas negras e depende do leite da mãe até completar 40 dias de vida. Só então ele começará a comer.

Outra curiosidade sobre este incrível felino é que seu tornozelo lhe oferece a capacidade de fazer um giro de 180 graus, garantindo-lhe uma habilidade enorme e favorecendo os momentos em que está caminhando entre as árvores.

Esse felino tem hábitos noturnos e gosta de caçar aves que ficam nas árvores durante à noite, mas também se alimenta de pequenos roedores.

Se alimenta ainda de rãs, lagartos, insetos e até frutos que encontra por onde passa.

gato-maracaja

O Gato Maracajá tem outra grande habilidade que é imitar o som dos animais que pretende caçar, por exemplo, ele imita perfeitamente o filhote de saguis e assim consegue atrair o animal para sua armadilha. Agora os cientistas realizaram algumas pesquisas que mostram o Gato Maracajá imitando também alguns pássaros e até roedores. Com tal poder, consegue caçar com ainda mais facilidade, pois não se cansa tanto indo atrás das presas, basta ficar de tocaia fazendo a imitação e esperar que elas se aproximem.

Aqui no Brasil o Gato Maracajá vive na floresta Amazônica, mas devido a ação do homem, tem sido cada vez mais difícil encontrar o felino por lá.

O próprio nome já diz, ele é um gato, só que é selvagem, então nem pense em ter um desses e casa. Mede no máximo 50cm de altura e seu peso fica na média dos 4 quilos. Seus granes olhos e as orelhas redondas, lhe possibilita ver e ouvir as presas a uma grande distância.

Pesquisadores que se aventuram nas flores em busca do Gato Maracajá, precisam ficar o tempo todo de olho no alto das árvores, pois o felino fica quase que o tempo todo lá, não só caçando, mas também mantendo-se a salvo de seus predadores. Sua agilidade é incrível e até para observá-lo é difícil. Ele consegue descer das árvores como os esquilos, de cabeça para baixo e está sempre sozinho.

gato-maracaja-01

 

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Como Acalmar Cachorro: Com medo, estressado e agitado

Ler próxima

Picada de Aranha Marrom: Sintomas, Tratamento

Deixe um comentário

6 + quatro =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!