Cuidados

Gatos podem comer ração de Cachorros?

Quem tem cão e gato dentro de casa sabe que os dois podem se dar muito bem, principalmente quando crescem juntos. Eles criam um carinho tão grande, um pelo outro, que passam a se comportar como se fossem irmãos. É muito comum o gatinho dormir na cama do cão e vice-versa e os donos destes animais até deixam o gato comer a ração do cachorro, mas será que isto não fará mal ao felino?

O problema é que o gato não gosta de seguir horário pré-determinado para se alimentar, como acontece com o cão, que nos horários certos recebe sua ração. O gato é independente, gosta de ter suas próprias normas e por isso seus donos acabam deixando a comida dos felinos sempre à disposição, para eles se alimentarem a hora que quiserem. Só que aí, o cachorro vai lá e come a ração do gatinho. É aí que as pessoas encontram uma solução: passam a comprar somente ração para cachorro. Entretanto, o gato será obrigado a comer a ração feita exclusivamente para cães.

Gato-Cachorro-01

Primeiramente devemos levar em consideração que os gatos têm o paladar bem mais apurado e são muitos exigentes. Pode até ser que de vez em quando, o gatinho resolva experimentar a ração do cão, mas ele vai querer encontrar uma alimentação que aprecie mais.

Quando o gato comer a ração do cachorro, o dono pode ficar tranquilo, porque não irá fazer nenhum mal para o felino. A ração é prepara com vários nutrientes, visando a saúde do cão e de certa forma até beneficiará o gatinho.

Entretanto, servir para o gato apenas a ração que é desenvolvida para o cão é um erro muito grande e isto não deve ser feito. Com o tempo, isto pode até prejudicar a saúde do felino, além de atrapalhar sua dieta.

Os gatos precisam ingerir a ração feita exclusivamente para eles, pois há uma grande diferença na produção destas rações e cada uma é desenvolvida para atender a cada animal em específico, porque cães e gatos têm necessidades alimentares diferentes.

Gato-Cachorro-02

Se de vez em quando, o gato experimentar a ração do cachorro, não tem problema, ele não vai morrer por causa disto. Só que cada um deve ter sua alimentação própria e o dono precisa fazer de tudo para certificar-se que um não está ingerindo a ração do outro.

Leia Também: Cachorros podem comer Ração de Gatos?

Este é um assunto muito polêmico e como alguns gatos até gostam da ração canina, acabam sempre indo lá comer um pouquinho e tem pessoas que acha isto até bonito e enxerga como uma troca de carinho entre os animais.

Procure estudar uma forma para fazer com que cachorro e gato se alimentem em locais diferentes, para que um não fique “roubando” a ração do outro. O gato precisa seguir uma dieta específica, assim como o cão deve ter a sua também.

E nunca deixe o gato ficar comendo a ração do cachorro, faça de tudo para que isto não aconteça e se acontecer, fique tranquilo que o felino não vai se sentir mal, entretanto, ele deve ter sempre sua ração própria.Gato-Cachorro

 

LEIA TAMBÉM:

 

Aqui você encontra tudo para o seu pet.

Pets Perdidos Adoções
Pets Perdidos Achados
Pets Perdidos Perdidos
Pets Perdidos Forum
Pets Perdidos Encontros
Pets Perdidos Serviços
Dra Talita Dal Evedove Lopes. CRMV-SP 26.406

Dra Talita Dal Evedove Lopes, Médica Veterinária (CRMV-SP 26.406)

Formada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2009, pós graduada em clínica médica de pequenos animais, especializada em Acupuntura Veterinária, Homeopatia Veterinária, Floral e Reiki Veterinário.
Médica Veterinária do Centro Veterinário Manuel Lopes.
Responsável pelos conteúdos técnicos do Encontros Pet.
Envie sua duvida pra gente: veterinaria@encontrospet.com.br

Encontros Pet

Comentários