Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Hamster Chinês: Preço, Filhotes, Cuidados

Hamster Chinês: Preço, Filhotes, Cuidados

Se você tem um filhote de Hamster Chinês, saiba que será preciso tomar muito cuidado com ele. O motivo é que o Hamster Chinês nasce surdo, cego e sem nenhum pelo. Para ele sobreviver, seu dono precisará tomar uma série de providências. O ideal é já ir treinando quando a cadela estiver prenha, assim quando os filhotes nascerem, você já saberá o que precisa ser feito.

Há várias formas de saber se a cadela está prenha, pois ela começa a acumular alimentos, também passa a montar seus ninhos e outra característica é a agressividade apresentada pelo animal durante a gestação.

Apesar de nascer tão sem proteção, o Hamster Chinês atinge a maturidade sexual bem rápido, sendo que há casos em que, com apenas 4 semanas, o hamster já está pronto para uma reprodução. Acontece que a idade ideal para o acasalamento é de pelo menos 6 meses de vida, então observe esse prazo para evitar problemas.

hamster-chines

 

Quanto ao período de gestação, aí vai depender da raça, por exemplo, o hamster sírio tem uma gestação em torno de 16 dias, mas boa parte das raças anãs apresenta uma gestação de 20 dias. Entretanto, o hamsters roborovsk leva 30 dias para gestar e assim por diante.

Quando estiver faltando poucos dias para o nascimento, você poderá notar que o estômago da hamster ficará bastante inchado, só que às vezes isso é sinal da presença de um tumor, ou até mesmo um cisto no fígado. Há outros motivos para que isso aconteça, então se notar que o inchaço é muito, deverá procurar um veterinário o mais breve possível e o profissional, após realizar todos os exames, lhe dirá se há motivo para ficar preocupado, ou não.

Outro cuidado que se deve ter com o filhote de Hamster Chinês é quando à limpeza da gaiola, pois eles precisam ficar em um local extremamente limpo. O problema é que quando a fêmea está quase chegando ao fim da gestação, ela fica muito agressiva, dificultando até mesmo a limpeza do ambiente em que se encontra. O ideal então é fazer a limpeza da gaiola assim que detectar a gravidez e depois na medida do possível. Mas após o nascimento, a gaiola não poderá ser limpa, ao menos por 15 dias.

hamster-chines-01

Quando a Hamster Chinês está grávida, será preciso dar a ela uma alimentação reforçada, principalmente em gorduras e proteínas. No mercado temos rações que oferecem até 9% de gordura e 20% de proteínas. Também é bom fornecer alimentos leitosos, assim a fêmea estará reforçando o cálcio no organismo.

Você deverá acrescentar à dieta da hamster: cenoura, ovo cozido, nozes, queijo, vegetais, mas sempre evitando alimentos que apodreçam mais rapidamente.

Uma boa dica nesse período é oferecer petiscos, pois eles serão consumidos rapidamente, não sendo guardados pela futura mamãe.

Quanto ao preço do Hamster Chinês, não se preocupe, pois eles são baratinhos, o que é mais caro mesmo são os acessórios que precisarão ser adquiridos, como as gaiolas, as rodas para eles correrem, entre outros itens.

hamster-chines-02

Leia também:

Ler anterior

Doenças de Coelhos Domésticos, Veja as Principais

Ler próxima

Hamster Sírio Panda: Preço, Filhotes, Cuidados

Deixe um comentário

um × três =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!