Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Temperatura Normal do Cachorro e Gato

Temperatura Normal do Cachorro e Gato

Qual é a temperatura normal do cachorro e do gato e como saber se ele está com febre?

Quem tem um cachorro ou gato dentro de casa sabe que não pode descuidar da saúde do animalzinho por nem um instante e uma das formas de saber se está tudo bem com ele, é verificando a temperatura. Muitas pessoas já chegaram a perceber que seu cachorro ou gato estava mais quente, mas ficou sem saber se isto é normal ou se o seu bichinho poderia estar com febre, vamos tirar algumas dúvidas.

temperatura-cachorro-gato

A temperatura normal para um cachorro é de 3 graus acima da temperatura do ser humano, por isso muitas vezes podemos nos confundir e pensar que eles estão com febre, quando na verdade, a temperatura do cão está dentro do esperado. A temperatura corporal de um cão, dentro do que é considerado normal, varia de 38° C a 39,2° C, quando ele está quieto. Entretanto, se a temperatura do cãozinho passar dessa média, ainda pode não significar que ele esteja com febre, pois é preciso levar em consideração o ambiente em que ele se encontra, se o animal está estressado e se fez alguma atividade física.

No caso do cachorro que está em um local ventilado e quietinho, então o certo que a temperatura fique entre 38 e 39,2 graus. Se estiver acima disso, então já é hora de procurar por um veterinário para saber o que pode estar acontecendo.

Mas ainda assim, é bom sabermos que quando o cão é mais velho, ou quando ainda é um filhotinho, eles têm temperatura mais baixa, por isso precisam de ajuda para ficarem aquecidos.

A forma mais indicada para saber a temperatura do cachorro é via retal, mas hoje em dia no mercado existem termômetros de orelha, mas não são tão precisos. É importante lembrar que verificar a temperatura de um cão simplesmente pelo toque é um grande erro, já que eles são sempre mais quentes que nós, então a sensação que teremos é de que estão sempre com febre.

O veterinário mais experiente pode notar que o cachorro está com febre quando toca em suas orelhas, virilha ou até mesmo nas gengivas, mas certamente o profissional irá usar a forma correta, para não ficar margens para dúvidas.

Lembre-se que o cachorro com febre sempre fica mais quietinho, não se alimenta bem e evita brincadeiras.

Temperatura normal para o gato

E quem tem um gato também deve ficar atento à questão da temperatura, pois ela indica se há algo de errado com o animalzinho. Os gatos têm a temperatura normal na mesma média dos cães, ou seja, entre 38 a 39,2°. Como o gato é mais livre, sai para passear ou fica sempre brincando, ele pode apresentar temperatura um pouco mais elevada, por isso é importante verificar quando ele está quietinho.

E a forma de verificar a temperatura no felino é exatamente como nos cães, via retal. Tanto os gatos quanto os cães, sempre ficam irritados na hora de verificar a temperatura retal, então é bom tomar muito cuidado nesta hora.

Se tiver alguma suspeita de que seu gatinho está com febre, se observar que ele está quietinho, desanimado, mas não deixa você verificar a temperatura, leve-o o mais rápido possível a um veterinário.

Leia Também:

Ler anterior

Como seria um Mundo dominado por Gatos? Veja Imagens;

Ler próxima

Como Desengasgar um Cachorro ou Gato

Deixe um comentário

dez − quatro =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!