Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Welsh Corgi Cardigan

Cachorro Welsh Corgi Cardigan

A raça Welsh Corgi Cardigan é oriunda do país de Gales, sendo uma das raças de cachorros conhecidas como Welsh Corgi.  Essa raça apareceu no país por volta de 1925, naquela época os cachorros faziam apresentações, shows, entre outras atrações para o público.

Welsh-Corgi-Cardigan

Origem

Aos poucos os criadores foram fazendo melhorias na raça que até então era pura, porém precisava melhorar. A Cardigan é tida como uma das raças mais antigas de pastoreio. Reconhecida como raça há mais de 1.000 anos, tem seu surgimento especulado em possíveis 3.000 anos. Até meados do século XIX, foi o único cachorro criado por comunidades galesas.

Originalmente um animal de pastoreio em fazendas, devido a seu tamanho reduzido, suficiente para mordiscar os calcanhares e não ser pisoteado tem em seu nome o significado de”cachorro (gi) de guardar (cur)”. Outras possibilidades para a origem também são citadas raças que eram parecidas com os Vallhund Sueco estes misturados com um Spitz que teriam dado origem a esta raça, que em sua versão ancestral teria sido trazido ao País de Gales por nórdicos invasores.

Welsh-Corgi-Cardigan01

Características

Esta raça costuma ter um porte pequeno, sendo mais compridos do que altos, fisicamente tendo uma medida equivalente a 25 e 32 cm de altura dos pés até o topo de seus ombros, chegando a pesar 17 kg. Eles costumam alcançar a sua altura máxima aos 9 meses de idade, apesar disto seu corpo costuma atingir a sua postura plena maturidade tendo 2 anos de idade.

Possui as pernas mais curtas, mas tem uma aparência bastante robusta, porte atlético como de um cachorro que ajuda os animais de rebanho, por exemplo, ovelhas, aves e também o gado. Seu corpo é um pouco longo e possui pelos um pouco compridos, possuem olhos separados, as orelhas arredondadas, cauda curta e grossa como de uma raposa, e o corpo ereto. A sua cabeça deverá ser de coloração mais escura com relação ao corpo, não esquecendo a marca de chama em sua fronte.

Sua pelagem é curta, densa e oferece sub-pelos, nunca é totalmente macia ou totalmente dura. Suas cores deverão ser uniformes em tons de vermelho, fulvo encarvoado, fulvo, em tons de preto e castanho, com ou sem a presença de tons brancos nos membros poderão ser aceitos.

Peso:Macho de 9 kg a 14 kg – Fêmea de 8 kg a 12 kg
AlturaMacho de 27 cm a 33 cm – Fêmea de 26 cm a 31 cm
Grupo:Grupo 1 – Cães de Pastor e Boiadeiros
Funções:Cachorros de companhia
Grau de Atividade:Médio
Pelo:Curto
Cor:Vermelho com branco e tricolor.
Nome de Origem:Welsh Corgi Cardigan.
Pais de Origem:

Reino Unido

Registro FCI:38

Welsh-Corgi-Cardigan02

Temperamento

É considerado um cachorro alerta e exuberante, embora teimoso, o que torna seu adestramento difícil. Bastante feliz e extrovertido. Nunca é agressivo nem mesmo fica nervoso quando está próximo de pessoas. Quando é bem treinado, este costuma ser muito obediente e sempre irá atender o seu comando com um grande nível de inteligência. Caso ele não seja treinado desde filhote, ele poderá ainda tornar-se um super protetor de seus donos, e também do que considera seu.

Excelente cachorro de guarda e companhia doméstica. Muito inteligente ativo e vigoroso, possui seus membros fortes e curtos, por isso precisa exercitar-se muito em corridas. Comportam-se bem até mesmo com crianças e outros animais de estimação. É importante socializar a raça com outros animais, além de adultos e crianças para que ele não torne-se um anti social, já que quando ficam mais velhos costumam apresentar um pouco de temperamento rabugento.

Devido ao seu instinto de cachorro de pastoreio ele gosta de perseguir qualquer coisa e, por este motivo é interessante o manter dentro de áreas que sejam cercadas. O instinto de pastoreio também faz com que o cachorro belisque os tornozelos de seus donos para chamar a sua atenção, apesar disto este é um comportamento que poderá não acontecer depois que atinge certa maturidade.

Curiosidades

De acordo com o folclore galês, o Corgi é considerado a raça preferida das fadas. Existe ainda uma lenda popular que diz que estes cachorros foram um presente existente das fadas da floresta, e que as marcas desta raça foram deixadas por fadas. Mundialmente conhecido por ser o cachorro da Rainha da Inglaterra, além de ser uma raça originária do País de Gales, é excelente para guarda doméstica.

Welsh-Corgi-Cardigan03

Dicas

Os exemplares da raça precisam fazer exercícios e brincadeiras de corrida devido suas pernas curtas que poderão ficar atrofiadas caso não exercitem-se.

São muito habilidosos e, por isso podem certamente ser treinados para ensaios, obediência, bem como esportes como showmanship, flyball, rastreamento, shows de pastoreio, além de ser muito utilizado nos testes de pastoreio não competitivos.

Welsh-Corgi-Cardigan04

Saúde

Os exemplares desta raça Corgi estão entre os cachorros mais saudáveis, e de vida mais longa em todas as raças. Além de ser muito resistente é considerado como um cachorro que não possui registros de problemas de saúde hereditários. Em alguns raros casos, os cachorros são geneticamente dispostos a passar por problemas de displasia coxofemoral, a mielopatia degenerativa canina e atrofia progressiva da retina, esta última condição de saúde que deve acontecer com uma maior frequência do que em outras raças. Ainda é suscetível a doenças de disco vertebral, displasia coxofemoral, em alguns casos raros de epilepsia. Possuem apesar disto uma grande expectativa de vida que poderá chegar a até 15 anos.

No caso das doenças de disco vertebral é importante citar que os cachorros desta raça desenvolvem este tipo de problema quando estão um pouco acima do peso. Como são cachorros que possuem um tamanho mais comprido do que alto, além de serem levemente barrigudos existe um desequilíbrio pré disposto em sua postura, e por isso se estiver obeso poderá passar por problemas sérios já que a coluna somente que irá sustentar o peso de sua barriga, gerando uma série de desconfortos para o mesmo.

Por isso é muito importante ter-se cuidados com estes exemplares, observando todos os comportamentos precisos dele, pois se estiver com comportamentos arredios, agressivos ou mesmo inconstantes, está passando por algum tipo de problemas sérios de saúde, e isto deverá ser visualizado juntamente com um veterinário para que tenha-se a solução deste problema. Expectativa de vida varia entre 11 anos a 14 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 5.000 a R$ 7.000.

Welsh-Corgi-Cardigan05

Leia também:

Ler anterior

Cachorro Pastor de Shetland Sheepdog

Ler próxima

Cahorro Terrier Norwich

Deixe um comentário

três × 4 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!