Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Flat Coated Retriever: Preço, Características

Flat Coated Retriever: Preço, Características

 

O cachorro Flat Coated Retriever, pertence à família dos Retrievers, dentro da qual existem mais cinco variedades: o Labrador Retriever, Golden Retriever, Toller Retriever, o Retriever de pelo encaracolado (ou Curly-Coated Retriever) e o Chesapeake Bay Retriever, conheça um pouco mais sobre esse belo cão…

 

Origem

Flat Coated Retriever, pertence à família dos Retrievers, dentro da qual existem mais cinco variedades: o Labrador Retriever, Golden Retriever, Toller Retriever, o Retriever de pelo encaracolado (ou Curly-Coated Retriever) e o Chesapeake Bay Retriever. Inicialmente, estes foram criados e treinados para auxiliar o homem na caça de aves selvagens, cabendo-lhes a tarefa de trazer as aves abatidas ao seu dono.

Alguns autores consideram que a sua história é confusa precisamente porque esta atividade – também designada por Retriever – foi desenvolvida por outros cachorros que adquiriram erradamente o mesmo nome. Especula-se, no entanto, que a raça foi desenvolvida na Inglaterra, por volta do século XIX, e que na sua evolução foram cruzados o Labrador Retriever, o Newfoundland, e alguns Spaniels. Inicialmente, surgiu assim o Retriever de pelo ondulado que é o antecessor do Retriever de pelo liso.

No final do século XIX, o Retriever de pelo ondulado foi cruzado com uma Collie, o que permitiu que fosse obtida uma nova variedade de Retriever, com uma pelagem mais atraente. O sucesso deste feito, fez com o Retriever de pelo liso tornasse o cachorro mais popular da Grã-Bretanha, posição que manteve até depois da II Guerra Mundial. Tal foi permitido pelo envolvimento de vários criadores, e cinófilos que apostaram no melhoramento dos padrões desta estirpe, tais como S.E.Shirley (fundadora do Kennel Club), e H.R.Cooke, considerado, aliás, o patrono da raça. Este último apostou na sua criação durante mais de 60 anos, em Riverside.

Em 1911, foi estabelecido o preto como a cor mais desejável da pelagem desta raça. No entanto, os cruzamentos efetuados com os Collies, originaram crias com marcas brancas  Em 1915, o Retriever de pelo liso foi reconhecido pelo Kennel Clube Americano, mas foi precisamente nesta altura que a sua popularidade começou a decair, em detrimento do Labrador e Golden Retriever, que passaram a ser cobiçados um pouco por todo o lado.

Em 1959, o Retriever de pêlo ondulado, e o Retriever de pêlo encaracolado, participaram pela primeira vez numa exposição de canídeos, na Grã-Bretanha, mas, só no ano seguinte, é que ambas as raças são consideradas distintas. Após a II Guerra Mundial, um admirador e criador da raça, Stanley O’Neill, empenhou-se na sua recuperação que lentamente foi contando com mais registros no Kennel Club americano. Sua popularidade foi reconquistada como animal de trabalho, enquanto perito em levantamento, e recolhimento de caça, e companhia.

Ler anterior

Cachorro Pastor Maremano Abruzês

Ler próxima

Coisas para saber antes de ter um Cachorro

Deixe um comentário

10 − seis =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!