Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Lenda do Boto Cor de Rosa: Resumo

Lenda do Boto Cor de Rosa: Resumo

A lenda do Boto cor de rosa é uma das que mais encantam os brasileiros, tendo sua origem lá pelos lados da região Amazônica, sendo mais difundida no norte do Brasil, mas logo a história daquele ser misterioso foi se espalhando para outros estados e hoje, pessoas de todas as gerações, ao menos já ouviram falar algo a respeito da lenda do boto, veja abaixo um pequeno resumo…

A lenda foi passando de geração para geração e acabou vindo a sofrer algumas modificações, mas uma delas, a mais conhecida, diz que quando é noite, na época de festa junina, um boto cor de rosa sai dos rios daquela região e se transforma em um lindo homem, muito bem vestido, usando um chapéu para dar um charme especial e principalmente para tentar disfarçar seu grande nariz.

boto-cor-de-rosa

No corpo de um homem, o boto sai à procura de uma festa e quando encontra tenta conquistar uma mulher. Muito galanteador e sempre falando muito, o rapaz sempre prefere aquelas que estão sozinhas e logo consegue convencê-las a ir para um lugar mais calmo onde poderão conversar mais à vontade. Em pouco tempo ele deixará a mulher completamente encantada por ele, a ponto de aceitar seu convite para conhecerem o fundo do rio.

Uma vez que a mulher entra nas águas com o homem, ele então a deixa ainda mais perdida de amor por ele. Os dois se amam loucamente e ele sempre acaba engravidando a moça. Quando o dia amanhece, ele se transforma no boto cor de rosa e some nas águas do rio, enquanto a mulher volta para casa e dentro de alguns meses dará à luz um filho, que fará ela lembrar para sempre da noite de amor que teve.

O boto cor de rosa é considerado por aqueles que vivem da pesca como um grande amigo, pois ele ajuda os pescadores não só a conseguirem mais peixes, como também a andar com segurança pelos perigosos rios da região, principalmente quando surge uma tempestade. Há também aqueles que garantem já terem visto o boto cor de rosa salvando pessoas que estavam se afogando no rio.

Outra lenda diz que o boto cor de rosa se transforma em um cavalheiro em busca de uma bela donzela em noites de lua cheia, independente da época do ano. Antigamente era muito comum aparecerem moças grávidas dizendo que o pai da criança era o boto que durante a noite conseguiu enfeitiçá-la com sua conversa e levou-a para o fundo do rio, onde engravidou-a.

O boto é um mamífero, com o corpo mais alongado, chegando a medir até 3 metros de comprimento. Eles na verdade são mais cinzentos, só que com o passar dos anos vão clareando e adquirem aquela cor rosada. Comem não só peixes, mas também alguns frutos que acabam caindo nos rios. Quando tem um filhote, ele permanece ao lado da mãe até chegar à idade adulta e só então começa a enfrentar os desafios dos rios sozinho.

Hoje há uma preocupação muito grande para preservar os botos, evitando que eles sejam caçados.

 

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

5 Melhores Filmes sobre Animais e Pets no Netflix

Ler próxima

Arara Azul Grande: Preço, Curiosidades

Deixe um comentário

18 − 14 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!