Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Meu cachorro está fazendo as fezes sempre muito moles, o que pode ser ou o que posso fazer?

Quando o cachorro apresenta fezes moles, pastosas, bom sinal não é, a questão é que são muitas as causas possíveis, assim como a gravidade, por isso dependerá muito da pessoa se esforçar para tentar descobrir o que está acontecendo com seu pet.

Há casos bem simples, onde o cão volta a evacuar normalmente sem nem precisar ser medicado, mas em outros é preciso agir rapidamente, pois o cachorro chega a desidratar e pode até morrer. Vale lembrar que há diferença entre fezes pastosas e diarreia, por isso é bom ficar atento para não se confundir. Se o cão evacuar fezes pastosas uma vez ao dia, não tem problema nenhum, mas se for assim o tempo todo, então há algo errado.

A diarreia é caracterizada principalmente pelo número de vezes que o animal evacua, enquanto há uma redução na consistência, além da presença de líquido. Outro detalhe que se deve observar nestes casos, é que o cheiro também é outro, as fezes ficam mais fétidas do que são geralmente e há casos em que o cão apresenta maior dificuldade para evacuar.

O cachorro pode sentir dor abdominal

Há casos em que o cão no momento em que vai evacuar, fica sentindo dores abdominais, só que diferente dos humanos, eles não reclamam da dor, mas assumem uma postura diferente. O pet pode ficar ‘enroladinho’ em seu canto, ou ficar como se estivesse chorando. Tem cachorro que fica andando de um lado para o outro, para tentar aliviar a dor abdominal.

Como o cachorro não consegue falar o que está sentindo, é preciso observar atentamente como ele está se comportando para tentar entender o ‘recado’ que ele está mandando através de seus gestos.

Sinal de gastroenterite

Há ainda os casos em que o cachorro, além das fezes moles, apresenta vômito constante e isso pode indicar um quadro de gastroenterite. O motivo disso acontecer são diversos, podendo ser algum hábito alimentar inadequado ou uma intoxicação.

Quando o cachorro sai sozinho, ele fica revirando lixo, a curiosidade do animal faz com que ele vasculhe tudo que encontra pela frente e é nessa hora que acaba comendo algo que não deveria.

Quando se trata de um motivo mais simples, o animal até consegue se recuperar sozinho, mas isso depende muito. Filhotes e cães idosos são mais debilitados e podem precisar contar com a ajuda de um veterinário, por isso é preciso analisar bem cada situação.

Há casos em que basta mudar um pouco a dieta, oferecer alimentos mais leves para que o pet fique bem. Alguns cachorros decidem por contra própria, ficar em jejum e é preciso respeitá-los e não querer forçá-los a se alimentarem.

O importante é ficar atento ao cachorro, acompanhar de perto a situação e observar se ele está evoluindo para um quadro melhor, ou se está só piorando. Por exemplo, se o cachorro na parte da manhã está fazendo fezes mais moles e à tarde começou a vomitar, é porque o quadro dele está piorando, é preciso levá-lo o mais rápido possível a um veterinário.

Mas tem cachorro que melhora depois de vomitar, pois colocou para fora o que estava lhe fazendo mal. São muitas as possibilidades e como vemos, as fezes moles é um sinal de alerta, para que a pessoa passe a prestar mais atenção no cachorro e possa tomar a melhor decisão.

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!