cachorroscãoGuia de RaçasRaças

Cachorro Pequinês

O Cachorro Pequinês era a raça de cachorro mais conhecida pelo povo brasileiro na década de 60, com o tamanho de sua popularidade, as suas características foram alteradas devido a cruzamentos de raças diferenciadas. Hoje em dia é considerado um cão de raça extinta, são muito corajosos e inteligentes, ótima opção para cão de guarda, são ciumentos com o seu dono e protetor com sua família, saiba mais sobre essa raça antes de levar um exemplar para sua casa.

Cachorro Pequinês

cachorro pequines

Origem

O Cachorro Pequinês Ele vem com uma com origem na China, é uma de cachorro raça antiga com mais de 4 mil anos de existência. Somente com o começo da religião Budista, no século II, que o cão Pequinês começou a ser reconhecido. Essa raça de cachorro era considerada sagrada simbolizando o “leão de Buda”. Nessa época, os exemplares dessa raça viviam em completo isolamento na Cidade Proibida, os registros de nascimentos dos Pequinês eram registrados pelos monges no Livro Imperial dos Cães.

Essa raça chegou ao Ocidente depois de uma invasão ao Palácio Imperial em Pequim pelas forças britânicas em 1860, membros da realeza chinesa mataram quase todos os exemplares de pequinês antes de cometer suicídio. Porém, a tropa inglesa achou cinco cachorros que estavam vivos, foram levados para a Inglaterra e presenteado para à Rainha Victória.  O primeiro padrão dessa raça de cachorro foi redigito em 1898, o primeiro clube da raça foi fundado na Inglaterra em 1904.

Com o passar dos anos, o pequinês cresceu em popularidade em torno do mundo. No Brasil o pequinês era a raça mais popular entre as raças de companhia nos anos 60, com essa popularidade, a raça teve mudanças de características, físicas, saúde e temperamento. Com essas mudanças, a raça ficou praticamente sumida por 10 anos.

Características

O Pequinês é uma raça de cão considerada pequena, o macho tem um tamanho que varia de 15 a 27 centímetros, já a fêmea um pouco menor podendo medir até 25 centímetros, o peso dessa raça varia de 2 a 7 quilos. Seu pelo é comprido e abundante, tem uma coloração que vai do preto, castanho avermelhado, marrom ou mesclado. Possui olhos grandes e bem escuros. Suas orelhas e sua cauda é pequena é franjada de pelos.

Peso:De 2,5kg té 5,5kg
Altura:De 15cm a 25cm
Grupo: Grupo 9 – Spaniels japoneses e pequineses
Funções:Companhia
Grau de Atividade:Baixo
Pêlo:Longo, reto e com juba. su-pêlo espesso.
Cor:Qualquer uma com exceção do albino e do fígado.
Nome de Origem:Pekingese
Pais de Origem:China / patronagem Grã-Bretanha
Registro FCI: 207

 Temperamento

O Pequinês tem um temperamento amistoso com o seu dono e com os membros da família, mostrando ser leal, carinhoso e atencioso. Procuram escolher uma pessoa da família para ser o seu dono e com eles são muitos ciumentos. É uma raça de cão muito independente. Precisa ser levado ainda quando filhote para treinamento e socialização, caso contrário, costumam ser agressivo e indiferentes com pessoas estranhas e com cachorros de outra raça e animais domésticos. O perdigueiro é o  resultado de várias raças de cães de caças, o seu olfato é extraordinário, esses cachorros podem detectar uma caça de longe.

cachorro pequines

Dicas

O  cachorro pequinês tem que ser cuidado dentro de casa, adaptam facilmente a qualquer ambiente, não precisam de uma atividade física muito grande diariamente, adoram passear com coleira ao ar livre, mas devido ao seu cumprimento dos pelos e o tamanho de focinho, essa raça não suporta o calor, podendo morrer facilmente por isso. O seu focinho deve ser limpado diariamente para evitar possíveis complicações de saúde, a sua pelagem deve ser escovada 2 vezes por semana para evitar o acúmulo de sujeita. Na região lombar, deve ser inspecionada diariamente para remover sujeira, essa raça costuma roncar enquanto dorme pois são braquicefálicos (focinho Achatado).

cachorro-pequines

 

Saúde

O cachorro pequinês é uma raça de cão que tem uma expectativa de vida que gira em torno de 13 a 15 anos, os possíveis riscos de saúde que essa raça de cão pode apresentar com o passar dos anos são: palato mole alongado, narinas estenotipas, conjuntivite seca, luxação da patela, triquiase e dermatite de dobra da pele.

Vale ressaltar que essa raça é sensível a anestesia e não tolera bem o calor, são propensos a abrasão corneana e muitas das vezes os cães filhotes devem ser retirados por cesariana.cachorro pequines

Preço

O cachorro pequinês pode ser encontrado com vários criadores registrados legalmente por todo o país, o filhote dessa raça pode variar devido a genética de sua família, você pode encontrar no mercado em um preço que pode variar entre R$ 1,200 a R$ 3,500.

 

cachorro pequines

Leia Também:

Cachorro Pequinês
5 (100%) 1 vote
Encontros Pet