Cachorro Shar Pei Mini: Características, Preço

Veja aqui características do Shar Pei Mini e preço de seus filhotes.
O Shar Pei é uma raça que encanta qualquer pessoa por causa da sua pele solta, especialmente quando ainda são filhotes, porém eles são muito independentes e confiantes, dóceis com o seu dono e leal com a sua família, ótima opção para cão de guarda, ficando sempre em alerta na proteção de seu território. É uma das raças mais fáceis de se lidar no dia a dia, porém não é recomendado para os donos inexperientes.

Cachorro Shar Pei Mini: Características, Preço

Origem

Muitas pessoas acreditam que o Shar Pei pode ter vivido nas províncias do Sul da China, há cerca de 200 a.C. Mas o que se pode afirmar, é que um cão com características muito similares ao Shar Pei existia no século 13, segundo um documento. Sua origem é desconhecida, mas o que se acredita é que ele seja parente do Chow-Chow, por conta de também possuir língua azul escura e vir da China. Antigamente o Shar Pei trabalhava com os camponeses, sendo um cão de guarda, caçador de javalis e cão de briga.

Após o comunismo chinês, vários cães chineses foram eliminados, sobrando poucos sobreviventes que moravam nos campos. Alguns Shar-peis foram criados e desenvolvidos em Hong Kong e Taiwan, o clube local de Hong Kong de cães, a Kennel Club, reconheceu essa raça em 1968. Na mesma época, alguns exemplares foram à América. Mas foi no ano de 1973 que tudo começou a mudar, publicaram um artigo alertando os criadores americanos sobre um número baixo de espécie da raça. Logo depois que anunciaram que, o Shar Pei era a raça mais rara do mundo, os criadores começaram a disputar com os poucos Shar Pei disponíveis. A partir daquele ano, a raça passou da beira da extinção para o auge da sua popularidade, tornando-se como uma das raças mais conhecidas entre os americanos.

Cachorro Shar Pei Mini: Características, Preço

Características

O Shar Pei é um cachorro considerado de porte médio, o seu tamanho tanto macho quanto fêmea, pode variar entre 15 a 50 centímetros, o seu peso oscila entre 20 e 28 quilos. Possui uma pelagem curta e áspera, conta com a presença de rugar largas na pele, sua principal característica. Quando filhotes o seu corpo todo fica enrugado, na fase adulta as rugas ficam no rosto e no pescoço. Outra marca dessa raça fica no formato dos olhos, onde dá uma impressão que estão sempre cansados e tristes.

São encontrados em cores sólidas, a coloração mais comum dessa raça são o preto, vermelho-castanhos, vermelho-mogno, fulvo-claro, areia, creme ártico e azul. Possui orelhas pequenas, espessas e ficam coladas ao pescoço. A cauda é grossa e inserida bem alta. A sua cabeça é grande em proporção ao corpo, seu focinho é largo e tem uns lábios bem carnudos. Suas patas são de tamanho médio, fechados e compactos.

Peso:Aproximadamente 20kg
Altura:De 40cm a 51cm
Grupo:Grupo 2 – Pinscher e Schnauzer, Molossóides, Boiadeiros e Montanheses Suíços e raças assemelhadas.
Seção 2 – Molossóides / 2.1 – tipo Mastife
Funções:Companhia e guarda
Grau de Atividade:Moderado a baixa
Pêlo:Raso e eriçado.
Cor:Unicolor preto, fogo, marrom, bege ou creme.
Nome de Origem:Shar pei
Pais de Origem:China
Registro FCI:309

Cachorro Shar Pei Mini: Características, Preço

 Temperamento

É uma ótima opção para as pessoas que procuram um cachorro de companhia dentro e fora de casa. São extremamente companheiros , escolhem seus donos, de forma que será apenas para uma pessoa que vão obedecer e se dedicar com mais vontade e paciência. O Shar Pei é uma raça que gosta de crianças, são paciente com elas e ficam horas participando de várias brincadeiras. É uma raça muito devotado com a família e muito protetor de seu território, e precisam de convívio com outros cachorros logo quando filhotes, quando chegam na fase adulta, são muito dominantes de seu domínio, sendo uma boa opção para cão de guarda. Ele não gostam de viver sempre ao ar livre, pode dividir o tempo deles entre a casa e o quintal, é uma raça calma e costuma não latir muito só em casos de alertas.

Curiosidades

Depois que saiu o anúncio sobre o número de poucos exemplares dessa raça, em 1978, o Shar Pei entrou no livro dos recordes (Guinness Book), como a raça mais rara do mundo.

Cachorro Shar Pei Mini: Características, Preço

Dicas

O pelo do Shar Pei precisa ser escovado pelo menos uma vez por semana, para evitar o acumulo de sujeira, porém, na hora do banho, deve ter muito cuidado com as dobras de sua pele, secando com algodão para não aparecer possíveis irritações na pele. O nome da raça quer dizer “pele de areia”, por causa da sua textura áspera e arenosa de sua pele. Quando alisada para trás, a pele áspera pode ser desconfortável, podendo até machucar a pele de uma pessoa muito sensível.

Saúde

É uma raça que tem uma expectativa de vida que gira em torno de 8 a 10 anos, pode apresentar alguns problemas de saúde com o passar dos anos, como por exemplo, entrópio, displasia de quadril, luxação da patela, displasia do cotovelo, sarna e demodécica. É muito importante ressaltar para as pessoas que queiram um Shar Pei, que esses cachorros costumam ter febres de causa desconhecida, onde geralmente acontece depois que começam a ter um inchaço no jarrete.

Preço

Hoje em dia, existem criadores dessa raça espalhadas por todo o país, um preço de um filhote de Shar Pei tem uma variação de preço devido a sua genética e seu histórico familiar, você pode encontrar um cachorro desse por um valor que pode variar entre R$ 1,800 a R$ 2,300.

Cachorro Shar Pei Mini: Características, Preço

Gostou de ler sobre o Shar Pei? Leia também sobre:

 

Cachorro Shar Pei Mini: Características, Preço
5 (100%) 1 vote
Encontros Pet