Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cavalo Pônei: Preço, Características

Cavalo Pônei: Preço, Características

Quem pensa que o pônei é apenas um cavalo anão está enganado, e é ainda mais errôneo acreditar que sua estatura é uma anormalidade ou defeito, veja mais algumas curiosidades e o preço desse belo animal, desejado principalmente por crianças.

Ponei

Origem

Quem pensa que o pônei é apenas um cavalo anão está enganado, e é ainda mais errôneo acreditar que sua estatura é uma anormalidade ou defeito. Este animal é apenas um eqüino de estatura pequena em comparação com outros cavalos, mas com a mesma resistência dos cavalos maiores, tanto no trabalho como no lazer.

A palavra Pônei deriva do francês poulenet, ou seja, potro, ou cavalo jovem. O significado moderno da palavra, no entanto, é diferente, já que trata-se de um cavalo com aparência miniaturizada mesmo depois de adulto. Estes pequenos animais foram domesticados, e criados para diversas finalidades, desde condução, transporte de mercadorias, montaria de crianças, e até mesmo para apresentações artísticas.

Há diversos relatos sobre a origem deste tipo de animal, um dos mais antigos é o pônei Fjord, um de maior pureza racial também. Esta raça migrou para Noruega há mais de quatro mil anos. Existem diversas raças de pôneis que diferem entre si em relação às suas características físicas e temperamento, como por exemplo, o Shetland, o Galiceno, o Clydesdale, o Garrano, o Abissínio, entre muitas outras.

É importante destacar que todos os Pôneis são oriundos de lugares onde a disponibilidade de alimentos era pouca e as regiões inóspitas, isto leva a crer que o Pônei talvez tenha evoluído de forma mais lenta que os demais eqüinos, estando atualmente mais próximo do ancestral do cavalo.

Por isso, os pôneis criados em terras de melhor qualidade e em condições mais amenas conseguem adquirir uma estatura um pouco mais elevada que os animais das ilhas nativas.

O país mais famoso por seus pôneis é, sem dúvida, a Grã-Bretanha, pois lá foi desenvolvida, no decorrer de muitos séculos, uma grande variedade de raças que apresentam as mais diversas características que poderíamos encontrar em um pônei. Raças maiores, menores, mais robustas, com diferentes conformações físicas, resistência, habilidades, etc.

Muitos criadores e associações de raças de cavalos, no entanto, preferem chamar seus cavalos criados em versões menores de cavalos em miniatura. Muitas dessas versões miniaturizadas de raças conhecidas são ainda menores do que os pôneis, podendo medir cerca de 1 m na cernelha.

Ponei-03

Características

É um pequeno equideo com uma morfologia e temperamento próprios. Comparativamente a um cavalo, entre outras características, além da sua estatura mais reduzida, os Pôneis exibem uma cabeça mais curta com um perfil fronto-nasal de reto e subconvexo, e testa mais ampla. Os olhos são grandes, orelhas médias, narinas grandes e elípticas, crinas e caudas mais densas, pescoço mais grosso, uma estrutura óssea mais pesada, e pernas proporcionalmente mais curtas.

Geralmente, o tamanho do pônei oscila entre 86,4 cm e 1,47 m. Em média, a altura é de 1,1 m. A definição moderna do termo Pônei diz tratar-se de um cavalo adulto que mede no máximo 1,47 m (ou 58 polegadas).

Algumas associações, no entanto, definem o Pônei como sendo um cavalo que mede entre 1,42 m (56 polegadas) e 1,50 m (59 polegadas). Para a finalidade de mostra, os Pôneis são agrupados em três diferentes classes referentes ao porte; pequeno, médio e grande.

Peso:Aproximadamente Macho e Fêmea de 200 kg
AlturaAproximadamente Macho e Fêmea de 86,4 cm a 1,47 m
Funções:Desde condução, transporte de mercadorias, montaria de crianças, e até mesmo para apresentações artísticas, e terapia em crianças com deficiência física ou mental
Nome de Origem:Pônei

Ponei-05

Temperamento

O caráter deste animal, não é só inteligente e dócil, como também é mais carinhoso e amigável do que os cavalos em geral. Temperamento manso, mas corajoso.

Curiosidades

Não é mito a docilidade e a inteligência acentuada do Pônei, por isso são amplamente utilizados em terapias. Mesmo pequeno, a força e, a coragem do pônei também são destaques.

Por causa da sua graciosidade, entre os séculos XVII e XVII, os antepassados dos Pôneis eram utilizados como presentes (animais de estimação) para príncipes e princesas.

Dados da ABCPônei (Associação Brasileira de Criadores de Pônei) mostram que no Brasil, a raça surgiu de um cruzamento de pôneis da raça “Shetland”, com alguns exemplares trazidos da Argentina, dos tipos “Falabella” além de animais oriundos do Paraguai e Uruguai. Outra raça brasileira surgiu no sul de Minas Gerais, próximo ao campo das vertentes e Triângulo Mineiro, espalhando-se por Goiás, Bahia e demais estados do Nordeste e atualmente está em todo o país.

É muito utilizado na terapia de crianças como método terapêutico. Em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação em crianças com deficiências físicas ou mentais causadas por lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular; Patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas por acidentes diversos; Disfunções sensório-motoras.

Dicas

Muitas crianças têm seu primeiro contato com a natureza em fazendas de pôneis. De acordo com Gusso, a relação entre os pôneis e os pequenos é saudável e segura, desde que supervisionada. “As crianças formam um senso de responsabilidade pouco visto com outros animais.”

Porém, se você está pensando em ter um pônei, é preciso estar ciente dos cuidados que o animal exige. Eles precisam de um lugar amplo para viver. Uma área de três metros quadrados já é adequada, mas quanto mais a amplitude, maior a comodidade. Sítios e haras são os melhores locais para eles viverem, pois precisam dos mesmos cuidados que qualquer cavalo.

É possível ter um em casa desde que o local seja grande, com um quintal com grama e um lugar coberto. Gusso (Tony Gusso, veterinário do Jockey Club de São Paulo (SP) compara a infraestrutura necessária para os pôneis coma dos cachorros de grande porte. “Não podemos esquecer ainda que existam leis municipais e estaduais de proteção dos animais e leis sanitárias federais”, salienta.

Outro aspecto a ter em conta é o cuidado que deve-se ter com as patas do pônei. A sua limpeza é uma das tarefas fundamentais que deve ser feita diariamente. Por último, calcular a quantidade adequada de ração ao longo do dia é a chave para conseguir uma alimentação equilibrada, mas atenção é preciso ser verificada freqüentemente para evitar problemas.

Ponei-02

Saúde

Como todos os animais domésticos ou silvestres, esses pets precisam de uma série de cuidados para manterem-se saudáveis, como o ferrageamento (inserção e manutenção da ferradura), vacinação, vermifugação e alimentação adequada, que evita problemas futuros como baixa do sistema imune e síndromes cólicas, comuns em eqüinos.

Além disso, é preciso ficar de olho nos parasitas e processos infecciosos. O pônei não tem traços de agressividade que o tornem perigoso, mas para que ele crie um laço com o dono é importante que se adicionem amor e carinho na lista de demandas. “A boa relação de cuidado e o contato com o ser humano trazem a docilidade pela qual o animal é conhecido”, esclarece o veterinário.

Para que a amizade entre você e seu pônei seja duradoura, prefira uma raça que se adapte ao ambiente que será oferecido a ele e consulte um veterinário. “A escolha não deve ser feita apenas pela simpatia ou beleza dessas ou daquela raça, tudo tende ser avaliado”, finaliza.

Expectativa de vida varia até os 30 anos.

Preço

O preço de um pônei pode variar muito, encontramos anúncios que variavam de R$1.500,00 a R$ 7.000,00.

Ponei-04

Leia Também:

Ler anterior

REVOLTANTE: Festival de Carne de Cachorro gera Revolta de Ativistas na China

Ler próxima

Cobra Python (Píton ou Pitão)

Deixe um comentário

19 + 10 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!