Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cobra Jibóia: Curiosidades e Características

Cobra Jibóia: Curiosidades e Características

Cobra Jibóia: O termo “Jibóia” é proveniente do tupi, y´bói, sendo “constritora” a referência à forma como mata as suas presas, apertando-as, e sufocando-as, veja abaixo algumas curiosidades e características sobre esse animal.

Jiboia-03

Origem

O termo “Jibóia” é proveniente do tupi, y´bói, sendo “constritora” a referência à forma como mata as suas presas, apertando-as, e sufocando-as. Segunda maior cobra encontrada em território brasileiro depois da sucuri.

Há muitas histórias de Jibóias enormes, com 10 m ou até 15 m de comprimento, que estrangulam pessoas enroscando-se em seus corpos. Outras falam de Jibóias que engolem vítimas três vezes maiores que elas mesmas, e que põem em fuga uma caravana inteira de exploradores. São apenas histórias. Outro mito que envolve a jibóia é o de que usar a cabeça da serpente como colar, protege o sujeito de diversos males, pois “fecha o corpo” de quem o usa. Tudo invenção.

Na realidade, a Jibóia é de índole pacifica, não é venenosa, e nunca ataca o homem. Ao contrário, foge à sua aproximação. Porém, quando ameaçada, ataca, apanha as suas vítimas ficando à espreita, ou surpreendendo-as silenciosamente. Como não possui peçonha (presa que inocula o veneno), ela mata suas presas por constrição, ou seja, após o bote ela enrola-se em torno da vitima contraindo sua forte musculatura, e a estrangula, causando a morte por sufocamento. Pode também tentar assustar o inimigo assobiando alto, um assobio chamado popularmente de “bafo de jibóia”, que causaria feridas e/ou manchas na pele.

Despende pouca energia, e pode ficar muito tempo sem comer. Essa grande serpente vive nas florestas densas da América Central e do Sul, principalmente na Costa Rica e floresta Amazônica. Toma como presa principalmente aves, mamíferos pequenos, e répteis, sufocando e quebrando os ossos da presa através de constrição, e engolindo a partir da cabeça. Quando a presa é grande, ela pode entrar em letargia, ou torpor, tempo no qual fica parada para digerir o alimento. O período de letargia pode durar semanas ou até meses.

São animais carnívoros, variando a freqüência e quantidade de alimentos, de acordo com a dimensão do animal. Detecta as suas presas pela percepção do movimento e do calor, surpreendendo-as, silenciosamente. Em cativeiro, as Jibóias são alimentadas com ratos e ratazanas jovens. Mais tarde, serão alimentadas com coelhos, lebres, ratazanas e aves, como frangos.

Jiboia-01

Características

Existe, no mundo, uma grande diversidade de jibóias, que distinguem-se pelo diferente padrão de coloração e pela região onde encontram-se. Sua reprodução é ovípara. A gestação dura de 127 a 249 dias e nascem entre novembro e fevereiro. Produz de 8 a 64 filhotes por ninhada.

Seu corpo é alongado roliço e ligeiramente comprimido nas laterais. Possui uma boca extremamente dilatável, apresentando dentes serrilhados nas mandíbulas e dentição áglifa. Sua cor é camuflada e confunde-se com o ambiente. São serpentes de médio a grande porte, raramente passa de 3 m, mas algumas podem chegar a medir 5 m de comprimento, podendo pesar de 35 kg a 50 kg.

A Jibóia-constritora (Boa constrictor) trata-se de uma serpente que pode chegar a um tamanho máximo variável, em adulta: de 2 metros (Boa constrictor amarali); De 4 metros (Boa constrictor constrictor).

É um animal com hábitos noturnos, o que é facilmente constatável pelo fato de possuir olhos com pupila vertical, mas também apresentam hábitos diurnos.

Peso:Aproximadamente Macho e Fêmea de 35 kg a 50 kg
AlturaAproximadamente Macho e Fêmea de 3,5 m a 4 m
Grupo:Família Viperidae
Cor:Camuflada e confunde-se com o ambiente
Nome de Origem:Jibóia
Pais de Origem:Vive nas florestas densas da América Central e do Sul, principalmente na Costa Rica, e floresta Amazônica

Jiboia-01

Temperamento

É considerado como um animal dócil, dependente da forma como é tratado, não é peçonhento e não ataca nem consome animais de grande porte.

Curiosidades

Uma curiosidade que vale a pena ressaltar, é que no final da gestação os filhotes são nutridos pelo sangue da mãe e saem completamente formados, o que a enquadra como vivípara, porém durante a gestação os filhotes estão isolados em ovos, o que a classifica como ovovivípara. A gestação pode durar de 5 a 8 meses, e por ninhada uma Jibóia gera de 12 a 64 filhotes que nascem com cerca de 48 cm de comprimento, e pesando 75g. É uma cobra muito pacífica e extremamente lenta. Pode demorar até 1 hora para percorrer uma distância de 500 metros.

Outra característica importante é a sua aparência que a confunde com o ambiente, porém utiliza disto somente para pegar suas presas como aves e outros mamíferos pequenos. Não costuma atacar um animal de grande porte que aproxima-se, ao invés disso, prefere fugir lentamente ou esconder-se.

Jiboia-02

Dicas

As Jibóias passam a maior parte do tempo em cima de árvores, o que as favorece na hora de caçar, como no caso das aves que são mortas pela serpente enquanto dormem nos galhos das árvores.

As jibóias podem ser criadas em terrários, desde que “acostumadas” desde filhotes. Sua criação doméstica, sem registro no IBAMA, é ilegal.

Cuidados em cativeiros da Jibóia – Deve-se reproduzir o habitat natural do animal, possuindo-se, entre outros: Um terrário com comprimento adequado, tendo em conta o tamanho máximo do animal; Uma placa de aquecimento ou pedra aquecida entre os 25 °C e os 30 °C; Um termômetro para verificar a temperatura; Um higrômetro para estabelecer a umidade entre os 80% e os 90%; Uma fonte de água para ela imergir.

Cuidados adicionais da Jibóia – Estas serpentes necessitam de ser corretamente manuseadas, como, por exemplo: Lavar sempre as mãos, antes e depois, do manuseio; Manter o terrário limpo; Trocar a água diariamente; Retirar o animal com um gancho próprio; Tomar cuidado acrescido com os próprios olhos; Pegar a serpente, mantendo movimentos lentos;

Jiboia-05

Saúde

As serpentes são muito suscetíveis às doenças provocadas por vírus (as viroses são muito freqüentes), bactérias, parasitas, fungos, protozoários, pentatosmídeos, helmintos, miíases, ácaros, e carraças.

Podem viver até 25 anos.

Preço

Não tem um preço certo para pessoas que pensam em comprar esse animal no Brasil.

Jiboia-04

Leia Também:

Ler anterior

Cobra Jararaca: Curiosidades e Características

Ler próxima

Cavalo Mangalarga: Preço, Características

Deixe um comentário

5 × 1 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!