Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro com Catarata: O que Fazer?

Cachorro com Catarata: O que Fazer?

A catarata é uma doença que afeta a visão também dos cachorros e se não tomar providências o animal pode até ficar cego. O surgimento da catarata no cachorro acontece rapidamente, por isto é importante que o dono do pet tome sempre o cuidado de observar seu animal, também verificando se os olhos do pet estão bem.

Cachorro-com-catarata02

Basta algumas semanas para que a catarata apareça e avance rapidamente, mas tudo dependerá da causa, por exemplo, a catarata pode ser devido ao diabetes e com quatro semanas já terá evoluído bem. Quando o motivo é hereditário então demora um pouco mais, só que mesmo assim ela vai avançando por isto não pode ser ignorada. A idade do cachorro é que irá definir a classificação da catarata:

Catarata Congênita: esta catarata aparece no cão ainda na vida fetal, mas isto não significa que sua causa seja hereditária, uma vez que o motivo pode ser por causa de infecções.

Catarata Juvenil: esta é a catarata mais comum entre os cachorros e aparece quando o animal tem 2 anos de idade.

Catarata Adulta: aparece quando o cachorro já tem idade acima dos dois anos.

Catarata Senil: esta é a catarata que surge quando o cachorro já tem mais de 6 anos de idade e apesar de aparecer bastante, sua frequência ainda é pequena se for comparada com a catarata nos humanos.

Cachorro-com-catarata

Sintoma da Catarata no Cachorro

A principal característica da catarata no pet é que o olho do animal adquire a cor azulada, este é o sintoma mais comum para você detectar o problema. É só olhar na parte central do olho do seu cachorro que poderá ver se ele está ou não com esta parte mais para um tom azulado ou então branco.

Outro sintoma muito comum é quando o animal está andando e fica esbarrando nas coisas, pois neste caso a catarata já está em um estado bastante avançado. É comum também que neste caso o animal fique com medo de descer uma escada, mesmo que seja com poucos degraus, já que ele não está vendo corretamente. É muito importante levar seu cachorro ao veterinário para que todos os exames sejam feitos, inclusive o que irá verificar se está tudo bem com a visão do animal. O profissional irá avaliar o histórico completo do cão, por isto é importante que você forneça o máximo de informações possíveis. E também é feito um exame oftálmico.

Se a catarata canina for detectada no início o tratamento terá muito mais chance de ter um resultado satisfatório, porque a cirurgia é a única solução para o problema. Se deixar avançar, não terá mais cura. A cirurgia de uma catarata no início, mesmo que não de volta a total visão ao animal, irá ajudar bastante e ele sentirá a diferença. O veterinário é que irá avaliar a técnica adequada para o animal com catarata, pois cada caso tem um tratamento diferenciado.

Fique sempre atento ao seu cachorro, observando sempre se ele apresenta algum comportamento estranho e fique atento aos olhos do animal para notar qualquer alteração. Ainda assim, leve-o regularmente ao veterinário, pois o profissional está devidamente preparado para descobrir algum problema que esteja no começo, como o caso da catarata canina e neste caso ficará bem mais fácil o tratamento.

Cachorro-com-catarata01

Ler anterior

Cachorro Pastor de brie

Ler próxima

Cachorro com Heterocromia: Um Olho de Cada Cor.

Deixe um comentário

treze − 13 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!