Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro com Heterocromia: Um Olho de Cada Cor.

Cachorro com Heterocromia: Um Olho de Cada Cor.

Heterocromia: Algumas pessoas acham estranho quando veem um cachorro com um olho de cada cor, outras já acham interessante, mas o fato é que isto se trata de um “Heterocromia”, ou seja, o animal tem os olhos com cores diferentes e há casos em que aparecem duas cores em um único olho.

Cachorro-com- Heterocromia

Esta é uma alteração congênita, ou seja, de nascença e pode ser:

  • Total: um olho de cada cor.
  • Radial: quando uma cor faz apenas o contorno da parte externa da íris enquanto a outra cor contorna a pupila.
  • Fragmentada: é quando aparecem umas manchas mais escuras na íris de um olho ou em ambos.

O mais comum é encontrarmos esta alteração em cachorros que têm o pelo branco, ou então naqueles que possuem albinismo parcial, mas isto não significa que outros cães possam vir a ter o Heterocromia. Cães com pelagem “merle” também podem apresentar o Heterocromia por causa do gene “Merle”, responsável por diluir a cor da pelagem preta e cinza, além de deixar os olhos azuis.

Em algumas raças é bem mais fácil encontrar este gene, entre elas: Collie, Pastor Australiano, Bulldog Inglês, Dogue Alemão, Dálmata, Husky Siberiano, Malamute, Boxer, entre outras. É importante ressaltar que a Heterocromia não tem ligações com a cegueira do cão, mas há alguns poucos casos em que acontece a “Síndrome do Gene Merle”, onde há uma má formação oftálmica, podendo ocorrer também algumas alterações nos ouvidos do pet que o deixará surdo.

Cachorro-com- Heterocromia01

Na grande maioria das vezes a Heterocromia apenas altera a cor dos olhos do cachorro, não provocando a cegueira e nem prejudicando a visão do animal. Esta alteração na cor se dá pelo gene EYCL3, no cromossomo 15, responsável pela quantidade de melanina no olho. Se for definida uma quantidade maior de melanina então o olho do cachorro terá a cor marrom, mas se a melanina for em pouca quantidade então os olhos ficarão mais azulados.

Tem ainda o gene EYCL1 que é responsável pelos pigmentos de gordura, dando um nuance mais para o azul ou então o verde. Se você tem um cachorro com um olho de cada cor saiba que não há nada a fazer e nem um tratamento a procurar para esta anomalia. Seu cachorro terá uma vida normal, a não ser pelo fato de que as pessoas sempre irão querer ver melhor os olhos, por chamarem a atenção sendo um de cada cor.

O que pode acontecer é que um cão com um olho de cada cor comece a ter problema de visão, mas isto não é por causa da Heterocromia, pelo menos na grande maioria das vezes e sim porque todo cachorro está sujeito a passar por isto. Para ficar tranquilo, leve seu pet ao veterinário e solicite um exame de visão completo, assim você ficará tranquilo e se for detectado algo já poderá ser tratado logo no início.

Cachorro-com- Heterocromia02

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro com Catarata: O que Fazer?

Ler próxima

Cachorro Rafeiro do Alantejo

Deixe um comentário

3 × 3 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!