O pastor de brie foi desenvolvido através das raças Pastores de bauce e os barbet. Mesmo sua origem sendo incerta, o Pastor de brie é uma raça oriunda de Brie, na França.
Origem
Um dos cachorros Pastores mais populares do fim do século XIX, tornou-se um dos mais comuns animais de companhia em sua terra natal. Entre as principais curiosidades de sua história está o fato de ter sido soldado na Primeira Guerra Mundial.
Existe outra teoria que pode ser considerada uma lenda, onde o nome da raça teria vindo de seu primeiro criador nos tempos da Idade Média, que chamava-se Audry de Montdidier. Este foi um grande nobre, assassinado no ano de 1371, sendo que seu cachorro, o Pastor de Brie teria sido a única testemunha de seu crime. Diz ainda à lenda que o cachorro seguiu o assassino para onde quer que ele fosse e o Rei ordenou um duelo entre o homem e o cachorro, o que naquela época era algo comum de acontecer. Na Ilha de Notre Dame, existem inscrições onde neste ano houve um duelo entre um homem e um cachorro e o cachorro ganhou. O cachorro passou então a ser chamado de pastor d’Aubry que com o passar do tempo transformou-se no Pastor de Brie.
O que se sabe realmente é que com o passar do tempo, tornou-se um excelente cachorro de guarda. O primeiro registro desta raça teria acontecido no ano de 1897 por um grupo de tratadores de cachorros.
Características
De grande porte, aparência rústica, flexível, forte, musculosa e bem proporcional, bem como sua elegância inata, faz dele um cachorro bastante misterioso e de enorme efeito cênico. Está sempre vivo e alerta para todos os movimentos que acontecem ao seu redor.
Seu crânio possui uma forma triangular, o focinho relativamente comprido e seu nariz preto e proeminente. Seus olhos são bastante escuros e possuem uma expressão inteligente, quase sempre estão tapados por pelos que caem de sua cabeça. Suas orelhas poderão ser cortadas arredondadas, embora isto não seja obrigatório, normalmente são revestidas de um pelo comprido pendente para o lado. Seus membros são fortes e vigorosos revestidos por uma longa pelagem. Seu duplo pezunho é indispensável para que seja admitido em concursos. Os pelos desta raça aparecem mais frequentemente nas seguintes cores: preto, caramelo, cinza ou vermelho. Quase sempre a raça apresenta pelos de cores homogêneas.
Os machos possuem um tamanho equivalente a 62 cm a 68 cm, o que torna-o bastante alto. As fêmeas podem ser ligeiramente menores e em casos raros podem ser superiores a esta altura. Não existe um limite mínimo ou máximo de peso e medidas desta raça, todas poderão ser consideradas.
Apesar do tamanho, são cachorros que vivem bem em casa, desde que sejam levados para fazer caminhadas pelo menos três vezes por semana, para que mantenha seu tônus atlético e a musculatura saudável. Poderá tranquilamente morar fora de casa, mesmo no inverno, já que seu pelo tem a função de atuar como isolante térmico, ao mesmo tempo em que aquece no inverno. Até mesmo alguns anos atrás, os criadores costumavam cortar as orelhas as deixando eretas, alterando a sua característica. Apesar disto esta prática já não é mais utilizada atualmente, todos prezam pela originalidade do animal sem que possam prejudicar a sua beleza e a originalidade da raça.
Peso: | Macho e Fêmea de 22 kg a 40 kg |
Altura | Macho e Fêmea de 62 cm a 68 cm |
Grupo: | 1 – Cães de Pastoreio e Boiadeiros (exceto Boiadeiros Suíços) |
Funções: | Cachorro de guarda, pastoreio |
Grau de Atividade: | Alto |
Pelo: | Longo e áspero |
Cor: | Vermelha, cinza, caramelo, preto ou fulvo |
Nome de Origem: | Pastor de brie |
Pais de Origem: | França |
Registro FCI: | 113 |
Temperamento
Apesar do temperamento tímido, às vezes agressivo, mostra grande devoção para a sua família, onde torna-se prontamente um guardião inveterado. Adora pastorear e brincar com a família. Sendo extremamente protetor de todos os componentes e apesar de ele afeiçoar-se apenas a um, conhece a todos e defendendo-os da mesma maneira. Costuma socializar-se muito bem com animais, sendo excelente para brincar com crianças, são extremamente gentis, mas devido ao seu porte suas brincadeiras podem acabar sendo brutas.
São bastante adaptáveis e vivem tranquilamente, tanto na cidade como no campo, desde que sejam exercitados e realizem brincadeiras eventualmente. Normalmente amadurecem apenas quando tem 18 meses, até atingirem esta idade não devem ser exercitados em excesso, pois poderá prejudicar o seu desenvolvimento inclusive. Adoram nadar e correr, porém precisam de bastante atenção para que possam fazer estas atividades, já que costumam serem um pouco estabanados. Não são habituados a viver no exterior das casas, apesar de gostarem de um pátio para correr e brincar.
Possui uma memória incrível que facilita muito o seu treino. Apesar disto, é imprescindível, que ao adquirir um cachorro deste porte, você tenha um pouco de experiência com cachorros, ou seja, um treinador, já que ele é um pouco desobediente e costuma não ter ouvidos enquanto faz suas estripulias. Com este temperamento descrito é uma ótima alternativa de cachorros para a residência, vale lembrar que é muito importante ao adquirir um cachorro de qualquer raça, tenha todos os conhecimentos precisos com seu criador para que não passe por problemas.
Curiosidades
Possui uma grande força física e destreza, que pode fazer com que ele corra em torno de 80 km diariamente. Combinado com sua força e inteligência, foi bastante utilizado como mensageiro de correios durante as épocas de guerra, além de cachorro de investigação e resgate que oferece grandes resultados.
É a raça mais utilizada nos países do norte para utilização em áreas de segurança, comunicação e também salvamentos, principalmente em salvamentos realizados na água e em áreas de difícil acesso. Sua destreza impressiona até mesmo os criadores mais experientes, pois é um cachorro surpreendente, que está sempre pronto para servir aos humanos. Contando com todos estes atributos como parte de suas habilidades.
Dicas
É importante que os exemplares desta raça passem por um treinamento de obediência e controle para que possa ser mais sutil em seus movimentos. Serve como um perfeito cachorro de guarda, contando com a sensibilidade e cuidados especiais principalmente com as crianças. Uma raça muito utilizada em programas de terapia animal e fisioterapias para crianças deficientes inclusive.
O Pastor de Brie necessita de escovagens regulares para impedir que a sua pelagem forme riças, é uma raça que larga pouco pelos, por isso pode ser mantida dentro de casa. Porém, sua pelagem, levemente ondulada e bastante seca, é descrita como de difícil trato.
Apesar de seu tamanho, vive bem em casa, desde que seja levado ao menos três vezes por semana para passear. Seus membros precisam de exercício frequente e por este motivo devem sempre realizar passeios para que não acabe tendo atrofia de seus músculos das patas, que são longos e precisam ser trabalhados.
Saúde
Muito resistente, pode chegar a sua fase adulta, a uma idade de 13 anos. Uma das principais preocupações de saúde é a torção do estômago que acontece com cachorros de porte maior. Esta condição faz com que o estômago gire em torno de si mesmo, fazendo com que aos poucos o cachorro não consiga mais alimentar-se e acaba falecendo. A doença é fácil de ser diagnosticada, já que o mesmo irá apresentar sintomas de inflamação nos olhos, na boca e em casos mais graves no focinho.
Outra condição que também é menos comum, porém preocupante, é a atrofia progressiva de retina, cataratas que também são recorrentes e displasia das ancas. Expectativa de vida varia entre 11 anos a 12 anos.
Preço
O preço médio do filhote de Cachorro Pastor de Brie pode variar de R$ 2.000 a R$ 10.000.
Leia Também:
Nenhum comentário encontrado.