Cachorro e gato podem dormir com ventilador perto?

Moro em uma região muito quente e meus cachorros e gatos adoram dormir perto do ventilador, isso pode fazer algum mal para eles?

Quando o dia, ou a noite, está muito quente, as pessoas recorrem a várias soluções para amenizar a temperatura, por exemplo, tomando vários banhos por dia, usando roupas mais leves, consumido bebidas geladas, entre outras soluções. As noites de verão, sempre quentes, fazem os brasileiros recorrerem ao ar-condicionado, ou até mesmo ao ventilador, que é bem mais barato.

Dormir com o ventilador ligado no quarto já é um costume em muitas residências por todo o país, mas quem tem cachorro ou gato sempre fica preocupado, sem saber se é perigoso deixar o animalzinho de estimação dormir neste ambiente.

cachorro-gato-ventilador-dormir-ar-condicionado

Cães e gatos também sentem muito calor, talvez até mais que nós, principalmente aqueles que têm muito pelo, então é normal que à noite eles também queiram ficar onde o ventilador está ligado, refrescando a temperatura.

Se você reparar o seu cãozinho, ou gatinho, verá que no calor ele fica de boca aberta, mais ofegante e isso é uma forma de fazer com que o ar frio entre para refrescar o corpo, já que eles não contam com as glândulas de suor, como nós.

Com estas desvantagens, é importante não esquecermos de ajudar nosso amigos caninos e felinos, a conseguirem se refrescar nas noites mais quentes e disponibilizar o ventilador para eles é uma boa solução, desde que tomemos alguns cuidados e saibamos que só isso não basta.

Além do ventilador, é preciso deixar água limpa e sempre fresca à disposição do pet, para que ele beba à vontade e essa água deve ser trocada durante todo o dia, várias vezes e também à noite.

Outra dica importante é evitar passeios com seu animal de estimação nos horários mais quentes do dia, porque além de sentirem muito calor, eles ainda poderão queimar as patinhas no chão quente. Prefira sempre o início da manhã ou já no finalzinho da tarde, andando sempre pela sombra.

Quando chegar a noite, você pode deixar o ventilador ligado no local onde o animal dorme, mas tomando o cuidado para deixara a uma altura que esteja fora do alcance, pois os cães, assim como os gastos, são curiosos, podem querer colocar a patinha na hélice que está rodando sem parar.

Cuidado também com a tomada, pois o animal pode morder o fio, ou puxá-lo com a pata, correndo o risco de levar um choque ou derrubar o ventilador sobre ele.

Uma boa solução são os ventiladores de teto, pois além de refrescar o ambiente por completo, ficam longe dos nossos amigos de pelo.

Deve-se tomar cuidado também com a velocidade, nunca deixando no máximo, coloque o ventilador de uma forma que o vento não vá diretamente para o pet.

E fique atento nos dias de calor, para o fato de que o cachorro e o gato também podem querer dormir durante o dia. Certifique-se que o sol não está batendo diretamente no local onde eles deitam e se for o caso, mude temporariamente a caminha deles para um lugar mais ventilado, com sombra durante o dia, pois assim estará com uma temperatura mais agradável quando a noite chegar.

Leia Também:

Cachorro e gato podem dormir com ventilador perto?
Avalie esta postagem

Encontros Pet