Cachorro enjoou da ração, o que fazer?

Meu cachorro comia sempre a mesma ração, mas após 2 anos ele enjoou e não quer mais comer, o que posso fazer?

Quando escolhemos a ração certa para nosso cão, podemos ficar tranquilos, sabendo que ele estará se alimentando da forma adequada, recebendo todos os nutrientes de que precisa diariamente, entretanto, depois de um tempo o cachorro pode acabar se enjoando daquela ração e aí que vem a dúvida: será que podemos mudar de ração, ou tem algo que podemos fazer?

Mas o dono de um cão precisa conhecer bem seu animalzinho, inclusive os truques que ele usa, por exemplo, quando o cachorro fica sem comer e nota que o dono fica preocupado e passa a tratá-lo com mais carinho, ele sempre fará isso. Você pode até não perceber, mas seu animalzinho inocente está sendo é muito esperto e enganando você.

cachorro-enjoou-da-racao

Já notou que às vezes, mesmo trocando de ração, mudando o cardápio do cãozinho, ele ainda continua comendo pouco? E você lá, enchendo ele de carinho, né? Então fique atento para descobrir qual é o verdadeiro motivo do seu pet não comer, ou se alimentar menos do que deveria.

Mas realmente acontece do cão enjoar da ração e aí precisaremos descobrir o motivo, sendo que uma das causas é o excesso de alimentação. Se você notar que o seu cão come e ainda sobra muita ração na vasilha, é porque você está colocando acima do que deveria. O cachorro poderá enjoar facilmente da razão, por causa disso.

As embalagens sempre trazem a quantidade certa para cada raça e de acordo com a idade, mas na dúvida, converse com um veterinário. Lembre-se que a quantidade de ração a ser colocada na vasilha, depende de vários fatores, como idade, raça, peso, se o animal tem algum problema de saúde, etc. O veterinário irá lhe indicar a medica certa.

Outro motivo que leva o cachorro a enjoar da ração, é quando estamos querendo treiná-lo, ou ensinar algum novo truque. Ficamos dando petiscos demais e ele acaba ficando com o paladar mais apurado, depois não vai mais querer saber da ração. E quando mais novo for o cãozinho, mais esperto ele é. Vai tentar de todas as formas a convencer o dono de que aquela ração não é boa para ele.

Uma boa dica é estipular os horários para servir a ração para o seu cachorro. Muitos donos acabam ficando com dó e não fazem isto, mas tente colocar a ração sempre no mesmo horário e retire depois de uns 15 minutos, mesmo que ele ainda não tenha comido tudo. O animal vai entender que a comida não está ali à disposição o tempo todo, que não pode ficar fazendo manha e assim vai se alimentar direitinho.

Evite dar petiscos quando tiver se aproximando o horário da refeição e não coloque muita comida, deixe o animal sentir que realmente é pouco alimento e que ele precisará se contentar com o que tem.

E por último, não deixe também de dar um crédito ao seu amigo canino, pois de fato pode haver um motivo que justifique a troca da ração por uma outra, ou seja, é preciso verificar bem, tentar descobrir a causa para que o cão volte a se alimentar como deveria.

Leia Também:

Cachorro enjoou da ração, o que fazer?
Avalie esta postagem

Encontros Pet