Cachorro Obeso (Gordo): Cuidados, O que Fazer?

Cachorro Obeso (Gordo): Cuidados, O que Fazer?

O que fazer se meu cachorro estiver obeso (gordo)? Quais cuidados devo ter?

Quem tem um cãozinho sabe que é preciso dar a ele muito carinho, só que as pessoas estão confundindo isto com dar alimento. Para muitos donos de cães, é preciso ficar o tempo todo alimentando seus animaizinhos de estimação e o resultado pode ser desastroso!
Quase metade dos cachorros estão acima do peso no Brasil e boa parte destes cães já estão obesos. O sedentarismo está ligado não só a alimentação incorreta dos cachorros mas também à sua vida sedentária. Cães obesos quase sempre estão ligados a donos acima do peso, mas isto não é uma regra, mas há ligações sim.

Quando o cachorro está com o peso acima do normal em cerca de 20% já pode ser considerado obeso. Nos humanos obesos, os riscos para a saúde crescem bastante e isto acontece também com os cães, por isto precisamos ficar atentos para que estes nossos inseparáveis amigos não corram risco!

Cachorro-obeso-02

Ao ficar obeso o cão fica sensível a adquirir uma série de doenças graves por isto o problema precisa ser tratado imediatamente. Para saber se o seu cão já está obeso, é relativamente fácil, primeiro você deverá observar a forma física do animal e já terá uma boa ideia da situação. É sempre  importante ficar atento ao seu cachorro para perceber algumas mudanças e evitar problemas futuros.

A obesidade em um cão é confirmada com um exame completo feito pelo mas é determinante para a saúde do animal que o dono esteja atento o tempo todo e perceba logo no início que o animal está ganhando peso.

Cachorro-obeso-01

Observando seu cão e fazendo alguns testes você já poderá confirmar que ele esteja obeso, por exemplo, se não for mais possível visualizar as costelas do cachorro ou então você não conseguir palpá-las.

Também quando não se vê mais as dobras em sua pele é sinal de que ele pode estar obeso. Nos cães idosos é mais comum que a obesidade apareça justamente pelo fato de que o animal passa a ficar mais tempo quieto, sem correr e brincar tanto como antes. Animais castrados também são mais propícios a terem obesidade. Mas o problema pode surgir também em cães jovens, então é bom ficar sempre muito atento!

Boa parte das vezes a culpa nem é do animal e sim do seu dono. Tem pessoas que saem muito cedo para o trabalho e só voltam à noite. No final de semana precisam arrumar a casa, resolver os problemas que ficaram pendentes e acabam não tendo tempo para levar o cachorro para um passeio diário, para que ele possa se exercitar e gastar suas energias.

Cachorro-obeso-00

Não há dúvidas de que as principais causas da obesidade canina é a alimentação errada e a falta de atividade física, assim como acontece com os seres humanos. Quando o dono do cachorro tem o costume por exemplo, de sair para caminhar toda manhã ou no final da tarde, é comum que ele leve o cachorro e isto fará muito bem para ambos.

Só que não adianta levar o animal para praticar exercícios se ele tem à sua disposição o dia todo, algum alimento e principalmente se for alimento não indicados. Muitas pessoas acham normal ficar jogando pão, pedaço de bolo ou pizza, biscoito e outros alimentos para o cão.

Assim como nós, os cães também precisam de uma alimentação regrada e isto varia de acordo com a raça do cachorro, sua idade e também seu porte físico. Conversando com um veterinário ele poderá lhe indicar os alimentos certos para o seu cão e quantas vezes por dia deverá alimentá-lo.
Cachorro-obeso-03

Se você notar que seu cachorro está obeso, a primeira coisa a ser feita é levá-lo imediatamente a um veterinário porque nem sempre o problema está ligado a  alimentação inadequada ou a falta de atividades, pode ser uma doença e se você quiser resolver o problema por conta própria poderá colocar a vida do animal em risco.

Claro que é indispensável que você comece a incluir alguma atividade física no dia a dia do seu cachorro e também comece a alimentá-lo de forma adequada, mas isto não dispensa a ida ao veterinário, inclusive para que este profissional possa orientá-lo sobre a alimentação correta para seu cão e quais os exercícios mais indicados e por quanto tempo deverão ser feitos, pois cada raça tem suas próprias características, resistência evaria também de acordo com a idade do cão, seu tamanho, peso, entre outros quesitos.

Assim como os humanos, o cão não pode ser submetido a uma bateria de exercícios, podendo ultrapassar o seu limite e isto lhe será prejudicial. Dê ao seu cachorro o carinho, atenção e respeito que ele merece, cuidando sempre dele, pois nele você encontra um amigo fiel para toda a vida.

Leia Também:

 

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!