Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Virose Canina: Sintomas, Tratamento

Virose Canina: Sintomas, Tratamento

Uma das principais causas de mortalidade entre os cachorros, independente da região onde eles habitam, é a”Virose Canina”, doença causada por um terrível vírus que traz para o animal uma série de sintomas e se não for realizado o tratamento correto o pet pode vir a óbito.

cachorro-com-virose-02

 

O contágio geralmente acontece quando o cãozinho entra em contato com as fezes, urinas ou secreções de um outro cachorro que seja portador do vírus, daí a importância de você manter seu animal de estimação sempre dentro de casa e quando levá-lo para um passeio ficar sempre muito atento a todos os lugares que ele vai, pois os cães são muito curiosos, querem cheirar todos os cantinhos quando saem para uma volta e isto pode ser um perigo para eles. A melhor forma de combater a virose é através da vacinação e infelizmente boa parte dos donos de cães não sabem sequer a última data que levaram seu pet para ser vacinado.

Com a vacinação em dia seu cachorro estará protegido da Virose Canina e ainda assim é sempre bom tomar cuidado para que não haja contágio, principalmente quando se trata de filhotes que são sempre mais vulneráveis. A vacina polivalente já imuniza o cachorro das viroses mais comuns, as que são conhecidas como V8 ou V10. Se você não faz ideia se o seu amigo peludo já foi vacinado, ou se nem lembra mais quando o levo para vacinar, é hora de procurar um veterinário para que ele possa fazer um levantamento, verificar a saúde do seu cão e lhe indicar as vacinas certas e o período correto para serem aplicadas.

cachorro-com-virose-01

A Hepatite Infecciosa é mais comum do que imaginamos e causa uma febre muito alta no cachorro, além de lesão ocular, gastroenterite, uma dor abdominal muito forte e o cão passa a ingerir uma quantidade de líquidos muito maior do que o normal. Como é transmitida pelo ar, a vacinação continua sendo a melhor forma de combatê-la.

A Cinomose apresenta sintomas semelhantes, só que é uma doença mais crave e o pior, é altamente contagiosa! O cão fica febril, tosse muito, apresenta diarreia, secreções nasais e também vômitos. É preciso agir rápido para que o animal não morra. No caso da Parvovirose os principais sintomas são vômitos, desidratação, forte diarreia e o cãozinho poderá entrar em estado de depressão. É transmitida por fezes de outros animais.

Parainfluenza, também conhecida popularmente como Gripe Canina, assemelha-se bastante à gripe humana, causando tosse e espirros no cachorro, além de febre e chega ao seu cãozinho através de outros cachorros que estejam gripados. Não há dúvidas de que a melhor forma de combater as viroses é através da prevenção que é feita com a vacina. Também é importante ficar atento ao seu animalzinho, principalmente quando sair com ele para a rua, não deixando ele ter contato com outros animais e nem ficar revirando lixos.

Mas é com a vacinação em dia que seu pet estará realmente protegido das viroses! A vacina precisa ser administrada no cachorro quando ele ainda é um filhotinho, logo após os 45 dias de vida, assim você estará garantindo uma maior proteção ao animalzinho. A V8 ou V10, que é a vacina Polivalente, é sem dúvida alguma a mais importante de todas, pois protege o cachorro de se contaminar com as mais conhecidas viroses. Esta vacina além de manter o cão protegido de uma possível contaminação também ajuda no combate ao desenvolvimento das principais viroses. Algumas Viroses Caninas não possuem medicamentos específicos, daí vemos a necessidade de manter a vacinação do seu pet sempre em dia.

cachorro-com-virose

O tratamento da Virose Canina muitas vezes é feito apenas baseando-se no alívio aos principais sintomas, não tendo mais nada a ser feito. E a Virose Canina pode ser fatal para o animal, por isto o melhor tratamento ainda continua sendo a prevenção! Outro ponto a ser observado que Virose Canina é um problema sério e pode levar seu cão a óbito. Não é possível que o dono de um cachorro, ao perceber os sintomas queira esperar “um pouco mais” para ver se o cão vai melhorar sozinho. Quanto mais tempo esperar, mais difícil será o tratamento e a recuperação do animal, sem mencionar o risco que ele estará correndo. E nem pense em dar ao animal um remedinho indicado pelo vizinho ou um parente, porque poderá complicar a situação!

O tratamento da Virose Canina é todo controlado pelo veterinário e você deve levar o seu cachorro a este profissional assim que perceber os primeiros sintomas.

cachorro-com-virose-03

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro com Diarréia: O que Fazer?

Ler próxima

Conjuntivite Canina: Tratamento, Sintomas

Deixe um comentário

dezoito − 11 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!