Erva de Gato: Para que serve?

Para que serve a Erva de Gato? Quem tem um gato precisa tomar muito cuidado com os produtos que compra para o felino. É muito comum que os proprietários destes animais comprem um determinado item porque “ouviram falar” que é bom ou porque um amigo disse que usou em seu gato e foi bom, enfim, cada caso precisa ser analisado separadamente.

erva-de-gato 03

A “Catnip”,mais conhecida como “Erva de Gato” é um destes produtos que promete deixar o felino com os sentidos mais apurados, só que as pessoas compram sem sequer procurar saber direito o que é esta erva e para que serve realmente.

Nativa da Europa e também na Ásia, a Erva do Gato se popularizou rapidamente pelo Japão, América do Norte e agora vem se popularizando também aqui na América do Sul. Esta erva é relativamente fácil de ser encontrada, pois vários estudos comprovaram que ela não é nociva aos gatos, sendo que muitos destes animais nem sentem direito os efeitos que ela produz.

erva-de-gato02

Este produto age diretamente no cérebro do gato por causa do seu odor. É muito comum que o gato fique rolando por cima desta erva, podendo mordê-la ou até mesmo mastigá- la, só que o efeito é obtido através do cheiro da Erva do Gato e o efeito passa em poucos minutos.

Se o gato vai se acostumar com esta erva aí vai depender única e exclusivamente do seu gatinho, pois cada um tem um comportamento diferente, sendo que alguns nem ligam e não sentem nada.

Geralmente a Erva do Gato consegue produzir um melhor efeito nos felinos mais jovens que estão na idade mais fértil. Os gatos de idade mais avançada ou castrados praticamente não apresentaram uma reação ao sentir o aroma da planta.

erva-de-gato01

A vantagem desta erva é que ela não deixa o animal viciado ou dependente, assim você poderá usá-la quando achar necessário. A Erva do Gato pode ser utilizada de várias formas, por exemplo, alguns donos destes animais utilizam esta erva como forma de deixar o felino mais alegre e ativo. Isto é comum nos casos do gatinho que está sempre triste, sem disposição, podendo até mesmo mostrar sinais de estresse.

Também utiliza-se esta erva para ensinar algumas práticas ao animal. Vamos supor que o gatinho fica arranhando o estofado, os móveis, tapete, colchão, então coloca-se um pouco da Erva do Gato dentro de um brinquedo para ele, ou um arranhador e o gatinho vai se sentir atraído pelo odor e ficará arranhando somente este material, deixando os móveis da residência em paz.

erva-de-gato04

Algumas pessoas colocam a erva do gato no jardim da casa ou na varanda, para que o animal fique mais do lado de fora da residência.

Esta erva é facilmente encontrada nos pet shop e seu uso não traz problemas ao felino. A Erva do Gato pertence à mesma família da “Valeriana” que é uma erva utilizada no tratamento de ansiedade, insônia e outros distúrbios do gênero. Uma das vantagens no uso desta erva é que o seu odor não é sentido pelos humanos e não traz nenhuma reação, por isto ela pode ficar dentro de casa, no brinquedo do gatinho, que não terá nenhum problema.

Há quem diga que a Erva do Gato faz o gato dormir, mas isto não é verdade. O que acontece é que ao ter contato com um brinquedo que tenha esta erva, o felino poderá ficar uma hora ou mais brincando e gastará muita energia. Então é normal que depois ele queira se deitar e durma por um bom tempo.

O gato vai dormir porque gastou energia demais e não simplesmente porque cheirou a erva e ficou com sono.

erva-de-gato

Há casos de gatos que ao ter um primeiro contato com esta planta não demonstre interesse e isto é normal porque cada um reage de uma forma diferente, mas mesmo neste caso, basta ter paciência que depois de um tempo o animal vai começar a procurar pelo brinquedo que tem o odor desta erva e em algum tempo já estará se sentindo mais atraído.

Se acontecer do gato comer alguma folha da Erva do Gato, não vai lhe fazer nenhum mal. É claro que se ele ingerir muitas folhas poderá ter um certo desconforto gástrico, então evite deixar que ele coma as folhas, mas caso aconteça do felino ingerir alguma folhinha da erva, não precise ficar preocupado.

Uma boa conversa com um veterinário poderá lhe ajudar a entender melhor os efeitos desta erva para o seu animal, já que as reações são diversas. Se notar algo estranho ou perceber que o gato passou a ter um comportamento inesperado após o contato com a erva, converse com um veterinário de sua confiança para esclarecer todas as dúvidas.

Leia também:

Erva de Gato: Para que serve?
Avalie esta postagem

Tags:

Encontros Pet