Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro tem Dengue ou Zika Vírus?

Cachorro tem Dengue ou Zika Vírus?

Meu cachorro pode contrair Dengue ou Zika Vírus?

A Dengue e também a Zika está deixando o mundo inteiro em alerta máximo. Aqui no Brasil a situação é gravíssima e parece piorar a cada dia com o surgimento de novos casos.
Cachorro tem Dengue ou Zika

E quem tem um cachorro em casa fica preocupado, pois são doenças transmitidas pela picada de um mosquito que da mesma forma que pode picar nós humanos, também pode picar nosso animalzinho de estimação. E será que no caso disto acontecer, o cachorro terá Dengue ou Zika?

O mosquito Aedes aegypti é o responsável pela transmissão do vírus da Dengue e também da Zika, entre outras doenças e tem se espalhado rapidamente pelo país. Quem tem um cão está preocupado, com medo de que eles possam ser contaminados por estes vírus, só que o cachorro não vai ter Dengue ou Zika ao ser picado pelo mosquito transmissor destas doenças, pois o homem é o hospedeiro principal destes vírus e se você tem um bichinho de estimação, pode respirar aliviado.

Porém, isto não significa que os mosquitos não sejam perigosos para os cachorros, pelo contrário, existem outras doenças também graves que são transmitidas por mosquitos, por exemplo, a Dirofilariose, a Leishmaniose, entre outras, então é importante ficar alerta.

Cachorro-doente-01

O Cules, o Aedes, o Flebótomos, são apenas alguns dos muitos mosquitos que transmitem doenças para os cachorros e outros animais também, sendo que eles podem até morrer. A Dirofilariose, conhecida popularmente como “Verme do Coração”é uma destas doenças graves que leva o cachorro à morte se nele não receber o tratamento adequado.

A Leishmaniose é uma doença muito comum entre os cães e o animal pode ficar em um quadro muito complicado e hoje existe uma polêmica obre realizar ou não a eutanásia quando o cachorro está infectado.

Cachorro tem Dengue ou Zika

Então é muito importante tomar todas as precauções para que seu cão não seja picado por um destes mosquitos, veja quantas coisas podem ser feitas para você proteger o seu amigo:

 

    • Compre para seu cachorro uma coleira que repele pulgas, carrapatos e também mosquitos, pois esta é uma forma muito prática de mantê-lo protegido 24 horas por dia;
      • Plante citronela em sua casa, ou até mesmo no apartamento, pois esta planta pode ficar em vasos e deixe-os espalhados por vários locais, pois é um ótimo repelente natural;
        • Manter as janelas e portas com tela tem sido uma boa forma de proteção nas cidades onde a infestação destes mosquitos está em maior quantidade;
          • Vá a um veterinário e procure saber sobre as vacinas disponíveis para sua cidade e ajude seu cão a manter-se mais protegido;

 

          • Em locais onde são considerados áreas de risco para algumas doenças, é interessante começar um”protocolo preventivo” basta conversar com o veterinário que ele irá lhe orientar corretamente.

 

E fique atento a qualquer comportamento diferente que o cachorro possa apresentar, como febre, vômito, desânimo, pois quanto antes você detectar que ele está doente e mais rápido levá-lo ao veterinário, maiores serão as chances de cura.

Cachorro tem Dengue ou Zika

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro com Febre: O que pode ser?

Ler próxima

Cachorro com Caspa: O que fazer?

Deixe um comentário

dezesseis − 14 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!