Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro com Caspa: O que fazer?

Cachorro com Caspa: O que fazer?

Meu Cachorro está com caspa, o que posso fazer?

Para ter seu cãozinho sempre bonito e com saúde é preciso tomar uma série de cuidados, inclusive quanto à caspa. Infelizmente, muitos donos de cachorro nem sabem que a caspa também afeta estes animais e por isto não tomam as providências necessárias para impedir seu surgimento, ou tratar quando elas já se fazem presente no pelo do animal.

Cachorro-com-caspa

A caspa canina é um problema sério e precisa ser combatida de forma correta. Este é um problema que traz grande desconforto para os cachorros e pode ser observada como uma descamação, sendo que sua causa está associada a vários fatores, indo da mudança do clima a alergias, produtos não indicados, entre outros.

Nos cães, a caspa pode ser classificada de duas formas, sendo que a primeira é quando ela surge por causa do uso de um medicamento, ou problema ligado à alimentação do animal e até mesmo porque o cão está com falta ou excesso de vitamina, zinco, gordura ou proteína. Há também aqueles casos em que o cão até tem uma alimentação balanceada, entretanto o seu organismo não está absorvendo corretamente todos os nutrientes de que precisa.

Cachorro-com-caspa-01

E há uma outra forma de caspa canina que é causada por carrapatos e também por pulgas, mas há certos casos em que esta capa é originária de dermatites e acaba sendo provocada quando se utiliza no pelo do animal algum produto que não deveria ser usado. Como vemos, há uma série de fatores que resultam no surgimento da caspa canina, então a melhor forma de prevenir é providenciando não apenas um, mas vários itens que deverão ser seguidos, entre eles:

-Cuidar para que seu cachorro tenha uma alimentação adequada;

-Utilizar a ração correta, indicada pelo veterinário;

-Consultar sempre o veterinário antes de usar algum cosmético;

-Prevenir de forma correta o surgimento de pulgas e carrapatos.

Em alguns casos será preciso fazer uso de algum medicamento para que a caspa não surja, entretanto, somente o veterinário é que poderá prescrever qual melhor medicamento a ser usado, nunca faça uso baseando-se nos animais de amigos ou vizinhos que já utilizaram um ou outro produto. Quem ainda não tem um cachorrinho e pretende adquirir um, deve procurar se informar sobre as raças, pois algumas possuem maior predisposição a ter caspas, seja por questões genéticas ou alguma outra qualquer, como por exemplo os cães da raça Cocker Spaniels.

Cachorro-com-caspa02

Há certas atitudes, do próprio dono do animal, que também provocam caspas, por exemplo, excesso de banho. Algumas pessoas acham que é preciso dar até dois ou três banhos por dia no cão para que ele fique sempre limpo e sem caspas, mas o efeito pode ser justamente o contrário.

Há raças que precisam ter o pelo escovado com maior frequência, talvez até mais de uma vez por dia e o dono do bichinho nem sabe disto. Então procure se informar sobre a raça de seu cachorro e a melhor forma dele ser cuidado, pois cada raça tem suas próprias características e por isto mesmo, precisa de cuidados próprios. Tomando estas providências as caspas já tendem a sumirem naturalmente com o passar dos dias, mas se perceber que elas ainda persistem, então leve o cachorro ao veterinário para que ele possa examinar o animal e lhe dizer o que realmente será preciso fazer para se ver livre das caspas.

Cachorro-com-caspa03

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro tem Dengue ou Zika Vírus?

Ler próxima

Gato Espirrando: O que pode ser?

Deixe um comentário

vinte − dois =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!