Como Acalmar Cachorro com Medo de Fogos ou Trovões? #NãoVaiTerFogos

Veja aqui como acalmar seu cachorro com medo de fogos ou trovões: Todos os anos a rotina se repete, fogos de artifício para comemorar a virada de ano, finais de campeonato ou festa junina, além das tempestades que provocam trovoadas e também assustam os cães, tudo isso por que eles tem a audição 4 vezes mais potente que a do humano, se você se assusta quando ouve um trovão tente imaginar quanto sofre o seu cãozinho, veja dicas para amenizar esse problema logo abaixo:

Como Acalmar Cachorro com Medo de Fogos ou Trovões?

 

Fim de ano é a época em que ocorre o maior número de casos de cachorros perdidos, tudo isso por que o barulho ensurdecedor dos fogos de artifício incomodam quatro vezes mais os nossos amigos de quatro patas, seu alarme interno de perigo dispara, ativando assim seu instinto de sobrevivência, ele fica agitado e tende a procurar abrigo ou fugir, em alguns casos o cão pode até se enforcar na própria coleira, existem maneiras de evitar todo esse sofrimento, já que não podemos mudar uma tradição milenar o jeito é se adaptar e amenizar o problema com algumas soluções que vamos dar a seguir, que servem para fogos ou trovões, confira:

  • – Na hora da virada deixe seu cachorro em um ambiente fechado, tente criar um abrigo para que ele se sinta protegido, coloque uma música para tentar abafar os sons e acalmar seu animal.

 

  • – Na hora de uma tempestade ou quando estiverem soltando fogos é importante que o dono mantenha uma postura calma, assim passa confiança e tranquilidade para o animal, cães são ótimos leitores de linguagem corporal.

 

  • – Tente evitar caricias nesse momento, mesmo que seu cachorro esteja tremendo, isso pode reforçar o medo que seu cão está sentindo.

 

  • – Algumas pessoas utilizam algodão para amenizar o barulho, se for seguir essa dica lembre-se de tomar muito cuidado, pois as orelhas deles são muito sensíveis.

 

  • – Se for utilizar uma guia ou prender seu cão lembre-se de não apertar muito a coleira, nessa época ocorrem muitos enforcamentos.

 

  • – Confira o portão ou porta de sua casa, nessa época é onde ocorre o maior número de fugas de cães, assustados eles ficam desnorteados e fogem sem rumo, muitas vezes não conseguindo retornar para o lar.

 

  • – Mantenha o seu cão identificado ou com um número de contato preso em sua coleira, considere também colocar um microchip.

 

  • – Em casos extremos procure um veterinário para que ele receite um calmante ou tranquilizante, lembre-se que essa é uma atitude extrema, portanto procure a ajuda de um profissional.

 

  • – Compartilhe esse artigo com a hashtag #NãoVaiTerFogos

 

Vamos deixar abaixo também alguns vídeos que retiramos do Youtube e que tratam do assunto:

Alexandre Rossi e Estopinha dão dicas para cães que tem medo de fogos de artifícios.

Por que cachorros têm medo de fogos de artifício? Como ajudá-los?

Cachorro Com Medo de Fogos – O que Fazer?

Adestramento – Como tirar o medo de Fogos e Trovões.

 

Outra dica importante, se esse artigo foi útil não esqueça de compartilhar essas informações com seus amigos utilizando a hashtag #NãoVaiTerFogos.

Leia Também:

 

Como Acalmar Cachorro com Medo de Fogos ou Trovões? #NãoVaiTerFogos
Avalie esta postagem
Encontros Pet